Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por r4f4o Ver Post
    Humm, eu vou dar uma verificada nisso! Ele tem um software sim que instalamos para gerenciar. Aproveitando, até agora não caiu ainda (e espero que não cai maaais!). Agora eu to com uma dúvida, teve um cliente só que entrou agora pouco e já 'saiu'. Os logs dizem assim:

    00:00:00:00:00:00@Omni: connected
    00:00:00:00:00:00@Omni: disconnected, received disassoc: sending station leaving (3)

    isso num intervalo de apenas 20 segundos! Entrou de 08:10:10 e saiu de 08:10:30.

    Esse log significa o que? Poderiam me dizer?

    Valeu!
    Bom, ai vc me pegou...

    imagino que pode ser alguma rátiada de algum dispositivo que tentou conectar, ou sei lá, talvez alguém com mac clonado tentando conectar... 00:00:00:00:00:00 é estranho... é como se não tivesse encontrado o mac, mas dai não teria como tentar conectar... a menos que esse fosse realmente o mac, mas esse mac certamente não existe... pensando nisso acho realmente muito estranho... se acontecer denovo dá um toque ai... mas deve ter sido alguma coisa que aconteceu por acaso, ou sei lá... é algo nesse sentido, nada que eu conheça... hehe... mas nem te estressa muito, em informática no geral é tudo assim, as vezes as forças do além aparecem por ai... heh

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Bom, ai vc me pegou...

    imagino que pode ser alguma rátiada de algum dispositivo que tentou conectar, ou sei lá, talvez alguém com mac clonado tentando conectar... 00:00:00:00:00:00 é estranho... é como se não tivesse encontrado o mac, mas dai não teria como tentar conectar... a menos que esse fosse realmente o mac, mas esse mac certamente não existe... pensando nisso acho realmente muito estranho... se acontecer denovo dá um toque ai... mas deve ter sido alguma coisa que aconteceu por acaso, ou sei lá... é algo nesse sentido, nada que eu conheça... hehe... mas nem te estressa muito, em informática no geral é tudo assim, as vezes as forças do além aparecem por ai... heh

    Desculpa cara, eu que não expliquei direito! Esse MAC que coloquei aí é um exemplo.. KKK mas o MAC é verdadeiro sim. Faltou eu explicar isso.

    Abraço.

  3. #23

    Padrão Isso é normal?

    Galera, segue em anexo esse meu log, cliente desconectando e conectando no mesmo segundo, é normal?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print.JPG
Visualizações:	143
Tamanho: 	230,4 KB
ID:      	6301  

  4. #24
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Esses MACs são todos de clientes seus?

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Esses MACs são todos de clientes seus?

    Sim, são!

  6. #26

    Padrão

    Ola amigo.
    1º vc esta usando que cabo para ligar a omini ao cartao rgc213 ou rg58, (o rg 58 tem muita perca para antenas omini)

    2º vc precisa configurar o seu cartao em varias coisas como por ex.
    -banda B ou G (nao deixe dual por q causa e sofre com irradiação de outros na regiao)
    -canal (vc antes de escolher o canal esnifa as redes da regiao e escolha o com menor uso)
    -data rates (fixe o suporte rates B e basic rates B ambos em 5.5 e 11, isso faz com q o cartao nao fique escolhendo a melhorr taxa para cada cliente)
    -noise floor vc seta ele em 127 (melhor para o mk saber qual o nivel ideal ao cliente)
    -tx power (como vc nao precisa de distancia e sim de distribuição de sinal set ele par 15 db no max 19, isso torna a resistencia do cartao maior a interferencias externas, outras redes)

    Bom eu possuo uma rede com 80 clientes, servidor mikrotik, proxy com linux com squid e thunder cache, rb600 com 3 anteas de 17 db da hyperlnik, ja fiz conexoes bem sucedidas a 15 km funcionou prefeito com neblina e chuva, mas cada caso um caso.

    espero ter ajudado.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por r4f4o Ver Post
    Boa noite pessoal, esse é meu primeiro post aqui, sempre acompanho o pessoal aqui e recorri a ajuda de vcs para me ajudarem a resolver esse problema que já dura mais de 2 meses! Já procurei outros tópicos aqui e vi que existem, mas quis abrir um novo pra explicar melhor o meu problema.

    Minha estrutura:

    1 rb433 como servidor (autenticando os clientes por ARP (ip fixo + MAC));
    1 rb433 com cartão r52 como ap bridge (não tem configuração alguma, só o cartão que está configurado);
    1 omni aquário 15dbi;

    obs: uso USB e tenho 11 clientes wireless apenas.

    Meu problema:

    Começou com um cliente reclamando que caia muito a noite (desconectava e conectava novamente, as vezes demorava a conectar de novo), fiz de tudo nesse cliente, troquei antena, cabo, pig, USB e nada! Depois outras pessoas começaram a se queixar tbm.. fui e troquei o cartão por outro r52, mas não resolveu. Comecei a verificar o ack, dBm, Taxa rates dos clientes e me deparei com o seguinte:

    cliente 1 aparece com -84dBm com ack 30 us e com Taxa rate de 2Mbps.
    cliente 2 aparece com -78dBm com ack 309 us e com Taxa rate de 11Mpbs.
    cliente 3 aparece com -68dBm com ack 30 us e com Taxa rate de 5.5Mpbs.

    (o restante dos clientes seguem esse mesmo padrão)


    Como eu não entendo quase nada disso, gostaria que vcs me ajudassem a resolver isso, sei que a média do ack depende da distância do cliente, mas o meu cliente mais distante tem no máximo 500m. A questão da Taxa rate sei que tem ficar com 11Mpbs, inclusive já tentei setar só pra 11Mpbs mas não sei se fiz correto. E o dBm pode ser por conta do USB, correto?

    O que eu posso fazer pra deixar 'regular' essas coisas? será que eu colocando rádio em todos os clientes melhoraria ou só com configuração correta da rb resolveria esse problema?


    Espero que alguém possa me ajudar, obrigado desde já!

    Vou dá meu "pitaco" na conversa, tudo que a galera disse até pode sim ser a causa do seu problema masss , tente fazer o seguinte teste tbm, qdo o cliente ligar e dizer q está desconectando peça pra ele desligar o pc dele, vá no registration da sua RB e veja se ele continua conectado, e se sim veja o nivel de sinal. Aqui tenho uns repetidores com da msm forma em que usa e descobri que tinha uns espertinhos clonando o MAC e IP com esse teste. Qdo pedi para que meu cliente desligasse a maquina ele continuou conectado porem com um sinal bem pior. Daí resolvi mudar o ip. Liguei pra ele e ensinei ele como mudar o ip, na msm hora o MAC sumiu do registration e voltou porém com o sinal perfeito, e ele continuou usando a net o resto da noite sem problemas.........aconteceu comigo !!!!!

  8. #28
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola amigo.
    1º vc esta usando que cabo para ligar a omini ao cartao rgc213 ou rg58, (o rg 58 tem muita perca para antenas omini)

    2º vc precisa configurar o seu cartao em varias coisas como por ex.
    -banda B ou G (nao deixe dual por q causa e sofre com irradiação de outros na regiao)
    -canal (vc antes de escolher o canal esnifa as redes da regiao e escolha o com menor uso)
    -data rates (fixe o suporte rates B e basic rates B ambos em 5.5 e 11, isso faz com q o cartao nao fique escolhendo a melhorr taxa para cada cliente)
    -noise floor vc seta ele em 127 (melhor para o mk saber qual o nivel ideal ao cliente)
    -tx power (como vc nao precisa de distancia e sim de distribuição de sinal set ele par 15 db no max 19, isso torna a resistencia do cartao maior a interferencias externas, outras redes)

    Bom eu possuo uma rede com 80 clientes, servidor mikrotik, proxy com linux com squid e thunder cache, rb600 com 3 anteas de 17 db da hyperlnik, ja fiz conexoes bem sucedidas a 15 km funcionou prefeito com neblina e chuva, mas cada caso um caso.

    espero ter ajudado.
    O RG58 tem mais perda sim, não só em omni, mas em qualquer tipo de antena, a perda é no cabo mesmo... o RGC213, por ser mais largo tem perda bem menor, mas tmb não adianta colocar um RG213 e 4 conectores... se vc vai usar um pigtail bem curto, sem problemas, conecta direto no rádio e na antena, não teria sentido nenhum por exemplo, colocar um pigtail no rádio + conector N + cabo RGC213 + conector N + Antena... eu sempre dou um jeito de deixar o rádio o mais próximo possível para usar pigtail e antena direto.

    Sobre o "2o." acho que é isso ai mesmo! tem que ver um monte de coisas ai... se mais de um cliente está desconectando o problema é geral, ou nas instalações dos clientes, ou no ponto de acesso... mas isso dos log, teria que cair todo mundo ao mesmo tempo para ser algo no POP, acho que tem de ser nos clientes... dai os problemas podem ser diversos, potência alta, infiltração nos cabos... e a lista é bem grande...

    Mas e vc já baixou a potência do cliente? e do POP? Baixe os dois e nos diga como ficou...

  9. #29

    Padrão

    Galera, a questão das quedas já fazer 3 dias que ninguém cai mais! O que eu fiz, foi colocar ip fixo em todas as máquinas, fechar meu ap (até então eu não tinha feito isso), cadastrei todo mundo no acess list e pronto, resolvi meu problema!!! Mas minha pergunta agora é se esses logs aí, que postei anteriormente, são normais.. desconecta e conecta no mesmo segundo.. os clientes não estão reclamando, mas queria saber se isso é normal e se não for, como eu poderia fazer pra consertar isso! E o que amigo lá de cima falou, das taxas, potência, eu já fiz isso sim! Isso ajudou para acabar com meus problemas, baixei as potências nos clientes tbm e tal.. Mas eu só estou querendo saber se os logs são normais! Obrigado a todos que estão me ajudando, valeu mesmo!