+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repetidora Comunicar com a Torre Central

    Galera gostaria de saber com fazer uma repetidora mk ap autenticar ,em uma torre central abrindo o hotspot da torre central, e as outras configurações que estão na torre central.
    Ou seja a repetidora ser somente os radios, o restante das configurações ficarão na torre central.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nilsin Ver Post
    Galera gostaria de saber com fazer uma repetidora mk ap autenticar ,em uma torre central abrindo o hotspot da torre central, e as outras configurações que estão na torre central.
    Ou seja a repetidora ser somente os radios, o restante das configurações ficarão na torre central.
    Isso que vc quer fazer se chama WDS, aqui no forum tem centenas de explicações amigo, dê uma procurada que vc vai encontrar!!

  3. #3

    Padrão

    Sim tem ,mas não esplica como fazer as conexões de cada torre e oque fazer na torre princinal onde ,ja esta configurado onde está o link da gvt , hotspot e tudo mais e como conectar uma na outra.

  4. #4

    Padrão

    Boa noite, amigo...

    Você não está usando link para interligar as duas torres?

    Se não, você terá que fazer em WDS... Daí é só dar uma pesquisada aqui mesmo no forum ou no Google que você vai achar material explicando como fazer WDS.

    No meu caso uso link 5,8 para interligar as repetidoras (POP). Daí fica tudo em bridge nas repetidoras. Só o link deixo em WDS.

    Seria melhor você esplanar melhor como está sua rede aí...

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Boa noite para todos

    Tenho uma torre principal com um link de 100M da gvt ,com 4 setorial de 17Db de 90 graus, e 4 cartão engenius de 600mw 2.4 cada ,com hot spot e dhcp com uns 90 clientes.
    Agora estou que rendo montar uma repetidora com ap mk ,com 2 cartões de 600mw engenius de 2.4 cada e uma omini da aquários de 15db.
    a torre principal fica um 500m distancia de onde vai ficar a repetidora ,que ficara em cima de um prédio ,onde jogarei o sinal para fora e descer o link para alguns apartamentos.
    Então eu queria que essa repetidora fosse simplesmente um ap, e o restante das configurações ficassem na torre principal.
    Esse e o grande problema com fazer os dois se comunicarem e so a torre princimal autenticar no hotspot.

  6. #6

    Padrão varias

    tem varias formas de fazer...se entendi vc gostaria q a repetidora fosse um cliente da principal? ou vai fazer um ptp separado? e so vc deixar o nat na principal q obrigatoriamente seus clientes vao ter de autenticar nela...

  7. #7

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Acho que detalhando um pouco mais vcvai entender bem... Minha solução seria a seguinte (assim como, acredito, seria a da maioria):

    POP Central-Wireless >>> Clientes;

    POP_Central-Cabo >>> Rádio em WDS(no mesmo local do POP...);
    Rádio WDS(POP)-Wireless >>> Radio em WDS (no ponto da repetidora);
    Rádio WDS(Repet)-Cabo >>> Radio em AP Bridge (na repetidora);
    Radio em AP Bridge-Cabo >>> Clientes do prédio(e conexão do Rádio WDS(Repet);
    Rádio em AP bridge-Wireless >>> Clientes;

    Ou seja, vc precisa de 2 Rádio além dos pontos de acesso (POP e Repet) para fazer um link usando WDS...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cpmsilva Ver Post
    adiciona aí q posso te ajudar

    Blz meu msn e [email protected]

  10. #10

    Padrão

    Isso mas como eu faço isso tudo ,eu ja tentei de todas as formas que eu achei ,aqui no under,
    mas eu não to conceguindo fazer nada disso ai.

    ex~ oque fazer na torre central e oque fazer passo a passo a repetidora lembrado que e a torre central fica o link e tudo mais.
    me ajudem pois eu estou precisando desse ponto a ponto urgente.
    OBRIGADO A TODOS.

  11. #11
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom, acho que não tem muito mistério... vc vai ter de adicionar na sua bridge do mikrotik a interface dos clientes wireless e a ethernet que vai para o RádioWDS do POP. Dai configura o link entre os rádios em WDS, e no outro ponto o AP como Bridge, só isso... o resto todo é conectar os clientes no AP Repet, e o Mikrotik no ponto central vai fazer todo o trabalho... é só gerenciar os clientes no POP mesmo... A estrutura em WDS é totalmente transparente, na pratica(para o mikrotik) é como se os clientes da Repetidora estivessem conectados no diretamente no POP...

    Diga por partes ai qual a primeira coisa que vc não consegue fazer, dai posso ser mais específico...

  12. #12

    Padrão

    O maior problema e a repetidoda ,como comunicar com a torre central e levandar a pagina do hotspot que esta na torre cetral.
    E oque configurar na repetidora ,so as wireless e o dhcp como fica,nat e tudo mais , se a torre ja tem seu dhc ,nat e tudo mais.

  13. #13

    Padrão

    o que fazer na repetidora,sobre nat,dhcp e tudo mais.

  14. #14
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nilsin Ver Post
    o que fazer na repetidora,sobre nat,dhcp e tudo mais.
    Cara........ Vc não faz nada!!!!!!! quem vai fazer é o POP central......
    Na repetidora vc só vai comfigurar em AP Bridge... DHCP é desativado, nat é desativado(até pq é bridge....) acho q vc teria que estudar um pouco mais os conceitos de rede ai...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara........ Vc não faz nada!!!!!!! quem vai fazer é o POP central......
    Na repetidora vc só vai comfigurar em AP Bridge... DHCP é desativado, nat é desativado(até pq é bridge....) acho q vc teria que estudar um pouco mais os conceitos de rede ai...
    Eu sei ,mas tem uma dica no under que fala que tem de fazer umas regras no firewall e nat para obrigar a repetidora a levantar a pagina e tudo mais do pop central.

  16. #16

    Padrão

    Ola amigo como vc disse q suas torres ficarao a uma distancia curta de 500 mts, nao seria interessante vc usar um esquema parecido com um mesh. ex

    torre principal -(nessa vc adicionar no cartao q esta direcionado para a 2 torre, um wds dinamico, com o mac do cartao q estara na segunda torre)
    repetidora - (nessa vc vai usar um cartao com uma antena omini claro q a vizada tem q ser perfeita, nesse cartao vc vai configurar ele em ap-brigde, add um wds dinamico com mac da torre principal, lembrando q as duas deverao ter ssid e canal iguais, oq ja acaba ajudando a reduzir problemas de poluição de rf,)

    nao esqueça de colocar todas as interfaces q vc vai usar dentro da bridge, fisicas e logicas, ou seja, ether1 (vai descer o cabo para os apartamentos) wirelles1 (que vai fazer a recepção e retransmissão) as interfaces wds que vc criou (se nao colocar nao passa o mac do cliente e nao se torna um mesh)

    qualquer duvida me mande uma mp que de te passo o fone e te ajudo, sem custo claro, tudo q recebes de graça passe de graça, recebi isso aq no forum e continuarei a repassar.

    espero ter ajudado.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola amigo como vc disse q suas torres ficarao a uma distancia curta de 500 mts, nao seria interessante vc usar um esquema parecido com um mesh. ex

    torre principal -(nessa vc adicionar no cartao q esta direcionado para a 2 torre, um wds dinamico, com o mac do cartao q estara na segunda torre)
    repetidora - (nessa vc vai usar um cartao com uma antena omini claro q a vizada tem q ser perfeita, nesse cartao vc vai configurar ele em ap-brigde, add um wds dinamico com mac da torre principal, lembrando q as duas deverao ter ssid e canal iguais, oq ja acaba ajudando a reduzir problemas de poluição de rf,)

    nao esqueça de colocar todas as interfaces q vc vai usar dentro da bridge, fisicas e logicas, ou seja, ether1 (vai descer o cabo para os apartamentos) wirelles1 (que vai fazer a recepção e retransmissão) as interfaces wds que vc criou (se nao colocar nao passa o mac do cliente e nao se torna um mesh)

    qualquer duvida me mande uma mp que de te passo o fone e te ajudo, sem custo claro, tudo q recebes de graça passe de graça, recebi isso aq no forum e continuarei a repassar.

    espero ter ajudado.

    muito obrigado ,eu vou tentar .

  18. #18
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nilsin Ver Post
    Eu sei ,mas tem uma dica no under que fala que tem de fazer umas regras no firewall e nat para obrigar a repetidora a levantar a pagina e tudo mais do pop central.
    Bom, se isso é por causa do hotspot, ai não sei porque não uso e não conheço hotspot, mas acho que não... tendo a rede em WDS Bridge, o acesso é igual de qualquer lugar... não tem diferença nenhuma acessar pelo cartão ou pela repetidora, ou por cabo da lan... não teria nenhuma diferença...

  19. #19

    Padrão re: Repetidora Comunicar com a Torre Central

    Basicamente se vc tem um Hotspot rodando numa 450g por exemplo!
    vc tem uma bridge certo ?
    então nessa bridge esta todos as interfaces que vc usa com HOTSPOT certo ?
    tem duas maneiras para isso tudo ficar transparente e repassando os MAC dos Clientes...

    Opção 01)vc disse que tem 4 paineis ...vc pode fazer um WDS 2.4 na antena que estiver apontada pro lado que vc quer o sinal ...e colocar a omni em AP Bridge - WDS
    ficando assim:
    (Torre Central) - - - - - sinal 2.4- - - - (AP-WDS) - - - - - sinal2.4 - - - - -
    -Nesse caso na Repetidora vai ter o mesmo SSID da torre e o mesmo canal !!



    Opção 02)você pode fazer um ponto-a-ponto(ptp) e mandar o sinal nesse outro predio em 5.8,
    ai vc teria que colocar a interface que a antena do ptp esta conectada e colocar na BRIDGE do Hotspot! -ai na repetidora vc vai ter q criar uma BRIDGE e colocar a Interface de ENTRADA e de Saida do link de dados... Ai vc cria um IP pra Bridge e configura o cartão q manda sinal como Ap Bridge e pronto basicamente estara funcionando e repessando os MAC para sua torre central, ficando assim:

    (Torre Central)
    RB450g
    ether1 - entrada da internet
    ether2
    ether3--rb800 C/ 4 paineis
    ether4--(Saida Gerenciamento Torre)
    ether5--Antena A - - - - - ptp 5.8 WDS- - - - - - antena B-- RB433AH C/ R52H + Omni
    Ether1 ->Bridge<- Wlan1



    Ou supondo q vc tenha 1 rb800 nessa torre

    Rb800 C/ 4 Paines
    wlan1 - ant. Painel 01
    wlan2 - ant. Painel 02
    wlan3 - ant. Painel 03
    wlan4 - ant. Painel 04
    ether1 - Entrada Internet
    ether2 - Saida Internet (Gerenciamento na torre)
    ehter3 --Antena A - - - - - ptp 5.8 WDS- - - - - - antena B-- RB433AH C/ R52H + Omni
    Ether1 ->Bridge<- Wlan1

    Sendo que todas as Interfaces em NEGRITO e sublinhado estão na Bridge-do-Hotspot!!!

    Ou Seja vc Cria um HOTSPOT em cima de uma BRIDGE e deixa com NOME BRIDGE-HOTSPOT e cadastra todas a interfaces que deseja que tenha Hotspot nessa bridge !!

    Tentei resumir e deixar detalhado ... não sei se consegue me expressar direito ...

    mais pra funcionar eh basicamente isso ai .... !!

    Abraços