Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar modem ADSL pelo Mikrotik

    Pessoal em casa tenho um link ADSL do Velox e uma Routerboard RB 750 gerenciando a rede. O modem ADSL é um Speedtouch 510v6. Queria saber como fazer pra acessar a página WEB do modem através do Mikrotik. A rede está da seguinte forma:

    ether1 -> modem adsl (sem IP na interface, somente criada uma conexão pppoe e atribuída à interface de rede)
    ether2 -> pcs (192.168.254.1-192.168.254.10)
    ether3 -> hotspot wireless (192.168.1.1-192.168.1.10)

    Queria saber como fazer pra acessar o modem através das máquinas que estão ligadas nas interfaces ethernet 2 e 3, o modem quando ligado direto ao pc é possível ser acessador através do IP 10.0.0.138.

    Se alguem precisar de mais detalhes é só pedir.

    Abraços,

  2. #2

    Padrão

    atribua um Ip fixo na mesma faixa do modem na interface de PPPoE e faça um NAT mascarado para a interface.


    IMPORTANTE: UTILIZAR ISTO GERARA COM CERTEZA LENTIDAO NO ACESSO

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    atribua um Ip fixo na mesma faixa do modem na interface de PPPoE e faça um NAT mascarado para a interface.


    IMPORTANTE: UTILIZAR ISTO GERARA COM CERTEZA LENTIDAO NO ACESSO
    Após atribuir um IP fixo na interface pppoe-out devo fazer um nat "mascarando" a interface pppoe-out (out-interface seria a pppoe-out1) ?

    No caso já existe um masquerade pra poder a interface com os pcs (ether2 no caso navegarem).

    Abraços,

  4. #4

    Padrão

    Vc tem que fazer na INTERFACE DE REDE, nao na PPPoE out

  5. #5

    Padrão

    Deu certo, obrigado pela ajuda oriostation, só que atribuindo um ip da mesma faixa do modem na interface pppoe não funcionou. Caso alguém ainda tenha dúvidas eu fiz da seguinte forma:

    Interfaces:
    ether1-gateway_velox -> Ligado direto ao modem que tem ip 172.16.16.1/24
    pppoe-out1 -> Interface PPPoE que autentica a conexão com o Velox

    Em IP > Address
    Atribui à interface ether1-gateway-velox o IP 172.16.16.10/24

    Em IP > Firewall > NAT
    add chain=srcnat action=masquerade out-interface=ether1-gateway_velox

    Após isso se você pingar o modem adsl e não funcionar tente abrir a página de configuração do modem, o ping demora um pouco pra ficar "disponível".

    IMPORTANTE: UTILIZAR ISTO GERARA COM CERTEZA LENTIDAO NO ACESSO
    Estou utilizando isso em casa, acho que por isso não notei nenhum tipo de lentidão, você poderia me falar o que seria melhor ? Lentidão na navegação ? Tráfego entre as máquinas da rede ?

    Seria possível fazer isso através de um NAT netmap ?

    Abraços,

  6. #6

    Padrão

    Acessar o modem em bridge? Acho que não tem como.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Acessar o modem em bridge? Acho que não tem como.
    Da seguinte forma que fiz acima funciona.
    Abs

  8. #8

    Padrão

    Boa noite,

    Tenho o mesmo problema, gostaria de acessar o modem atravez do mikrotik e não consigo, fiz os parametros que foi passado aqui neste topico e nada, unica coisa que me aparece é a pagina de configuração do mikrotik, webbox, mais o modem que é bom acessar nada, uso a mesma configuração do amigo acima, so mudando IPs mesmo, alguem sabe porque entra no webbox em vez da pagina do modem?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SlayerCommand Ver Post
    Boa noite,

    Tenho o mesmo problema, gostaria de acessar o modem atravez do mikrotik e não consigo, fiz os parametros que foi passado aqui neste topico e nada, unica coisa que me aparece é a pagina de configuração do mikrotik, webbox, mais o modem que é bom acessar nada, uso a mesma configuração do amigo acima, so mudando IPs mesmo, alguem sabe porque entra no webbox em vez da pagina do modem?
    Adiciona [email protected] que eu te ajudo a fazer.
    Abs.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caiojosino Ver Post
    Deu certo, obrigado pela ajuda oriostation, só que atribuindo um ip da mesma faixa do modem na interface pppoe não funcionou. Caso alguém ainda tenha dúvidas eu fiz da seguinte forma:

    Interfaces:
    ether1-gateway_velox -> Ligado direto ao modem que tem ip 172.16.16.1/24
    pppoe-out1 -> Interface PPPoE que autentica a conexão com o Velox

    Em IP > Address
    Atribui à interface ether1-gateway-velox o IP 172.16.16.10/24

    Em IP > Firewall > NAT
    add chain=srcnat action=masquerade out-interface=ether1-gateway_velox

    Após isso se você pingar o modem adsl e não funcionar tente abrir a página de configuração do modem, o ping demora um pouco pra ficar "disponível".



    Estou utilizando isso em casa, acho que por isso não notei nenhum tipo de lentidão, você poderia me falar o que seria melhor ? Lentidão na navegação ? Tráfego entre as máquinas da rede ?

    Seria possível fazer isso através de um NAT netmap ?

    Abraços,
    Aqui gerou lentidao no YOUTUBE!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SlayerCommand Ver Post
    Boa noite,

    Tenho o mesmo problema, gostaria de acessar o modem atravez do mikrotik e não consigo, fiz os parametros que foi passado aqui neste topico e nada, unica coisa que me aparece é a pagina de configuração do mikrotik, webbox, mais o modem que é bom acessar nada, uso a mesma configuração do amigo acima, so mudando IPs mesmo, alguem sabe porque entra no webbox em vez da pagina do modem?
    para acessar o MODEM REMOTAMENTE, será preciso vc se conectar primeiro ao mikrotik em PPtP, ou seja, fazer uma VPN para o mikrotik para ai você enxergar o ip privado do modem.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Aqui gerou lentidao no YOUTUBE!
    Aqui está normal, não notei nenhuma baixa no adsl em relação a velocidade de navegação ou download, está show de bola. Só pra efeito didático, você sabe como fazer isso através de um Netmap ?

    Abs.

  13. #13

    Padrão

    caiojosino ja te adicionei no msn mais ainda não te vi online blz.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    para acessar o MODEM REMOTAMENTE, será preciso vc se conectar primeiro ao mikrotik em PPtP, ou seja, fazer uma VPN para o mikrotik para ai você enxergar o ip privado do modem.
    Não precisa, depois que a rede do modem estiver sendo "mascarada" no mikrotik, basta você criar um dst-nat aponando direto pro ip do modem e especificando a interface de entrada. Aqui acesso o modem através da porta 8080 externamente e 80 internamente.

    Abs.

  15. #15

    Padrão Não sei se é o mesmo caso mas....

    Aqui eu acesso meus modens, APs e etc... da seguinte forma.

    Eu uso Hotspot, como perece ser o caso do colega que abriu o tópico, então amigo basta vc colocar em HOTSPOT/IP BINDINGS
    ADD em Mac vc coloca o Mac do modem ou deixa em brano (aconselho a botar o MAC) em IP vc coloca o IP do modem, em SERVER vc coloca a interface de saída do hotspot e em TYPE vc bota ByPASSED

    aqui funciona perfeito, acesso tudo até outros MKS.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Aqui eu acesso meus modens, APs e etc... da seguinte forma.

    Eu uso Hotspot, como perece ser o caso do colega que abriu o tópico, então amigo basta vc colocar em HOTSPOT/IP BINDINGS
    ADD em Mac vc coloca o Mac do modem ou deixa em brano (aconselho a botar o MAC) em IP vc coloca o IP do modem, em SERVER vc coloca a interface de saída do hotspot e em TYPE vc bota ByPASSED

    aqui funciona perfeito, acesso tudo até outros MKS.
    Legal cara, vou testar dessa forma pra ver se consigo. Da forma que fiz o modem fica acessível a qualquer pc da rede, ao fazer o NAT Masquerade na interface do modem, o mikrotik cria uma rota para chegar até ele, ficando acessível a partir de qualquer outro computador da rede.

    Abraços,

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Aqui eu acesso meus modens, APs e etc... da seguinte forma.

    Eu uso Hotspot, como perece ser o caso do colega que abriu o tópico, então amigo basta vc colocar em HOTSPOT/IP BINDINGS
    ADD em Mac vc coloca o Mac do modem ou deixa em brano (aconselho a botar o MAC) em IP vc coloca o IP do modem, em SERVER vc coloca a interface de saída do hotspot e em TYPE vc bota ByPASSED

    aqui funciona perfeito, acesso tudo até outros MKS.

    Qual a mascara de rede que vc usa?, eu uso /30 nao sera que vc usa /24?, pois tentei do geito que vc falo e nada, nao vai de geito algum, unica coisa que vejo quando coloco em ip>adreress o ip do modem é a weblogin do mikrotik.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SlayerCommand Ver Post
    Qual a mascara de rede que vc usa?, eu uso /30 nao sera que vc usa /24?, pois tentei do geito que vc falo e nada, nao vai de geito algum, unica coisa que vejo quando coloco em ip>adreress o ip do modem é a weblogin do mikrotik.
    Uso /24 vc botou bypassed?

  19. #19

    Padrão

    Quem ainda não conseguiu criar a regra, me adiciona no msn: [email protected]

    Não tem segredo, é atribuir um ip na interface no modem (no mesmo intervalo), em seguida cria um NAT mascarando a interface de rede onde o modem está conectado. Dessa forma funciona melhor e é mais fácil de implementar do que criar uma entrada no Wallen Garden.

    Abs.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Uso /24 vc botou bypassed?

    Rapaz então deve ser isso, pois eu uso /30 para os clientes não se enchergarem, axo que por isso não enchergo o modem de geito algum....

    Caio ja te adicionei no msn mais acho que vc nao me aceitou parceiro, meu msn é [email protected] blz.