Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Na verdade nao estou nem querendo provar nda, apenas dando o meu relato sincero que tive problema de interferencia com uma torre da vivo aki na minha cidade, e acho que ante de dizer que uma opiniao nao tem fundamento, acho deve-se analisar cada caso com cautela para depois assim deixar a opiniao. Primeiro, apesar de a faixa 2,4 estar poluida realmente nao tenho esse tipo de prob pq e sou unico provedor na cidade. Segundo, faço a correta distribuição de canais pra nao sofrer interferencia em mim mesmo. Frente a isso entao qual seria a explicação com "fundamento" e logica para mais de 3 casos de clientes que ficam com a torre da vivo na frente nao conseguirem sinal bom e nem se conectarem, ae eh soh mudar para outra torre q tem visada sem a torre no meio e o sinal vai a 100%. Teoria eh uma coisa, e sabemos que pratica eh bem dif. entao apesar dizerem nao interfere eu ainda fico com minha experiencia que me mostra que, pelo ao menos aqui na minha cidade as torres interferem sim.
    Pois é galera, as vezes os animos se aquecem aqui no fórum não?! heh
    Mas eu acho que o que o amigo falou sobre ser impossível haver interferência pelo sinal da operadora de celular é verdade sim... não tenho muito conhecimento (embora devesse ter) nesse ponto, mas o que ele falou era exatamente o que eu imaginava e só não falei justamente por não ter embasamento teórico... É certo tmb que ele foi um pouco agressivo ao falar, mas acho que devemos relevar esse tipo de coisa e seguir adiante, selecionando apenas o que interessa.
    Por outro lado, não divido que um torre de uma operadora possa trazer problemas como o amigo acima falou... a prática é a prática... com toda a razão! as vezes a gente não tem a explicação para uma coisa que não podia estar acontecendo, mas está... e dai? Como cada caso é um caso, na torre sitada pelo amigo acima, pode haver algum outro equipamento que cause interferência... e pode haver algum outro fator que desconheço tmb... Ao amigo que criou o post, sugiro que teste um ponto em outro local para ver se o problema some... pode ser uma "força sobrenatural" porque não? As vezes nos deparamos com situações assim como já havia dito... Claro que isso pode ser explicado dizendo que a gente não sabe de nada e por isso que não sabe o porque, mas cara, ninguém nunca vai saber tudo, então a gente tem mais é que se esforçar para aprender o máximo possivel e aqui no fórum é um ótimo lugar para isso... aprender tudo que podemos... o que não sabemos vamos tentando aprender e passar... a ideia e compartilhar conhecimento...

  2. #22

    Padrão

    Ola amigos!!!
    Eu tive um problema semelhante aki na minha cidade porem em vez de ser uma torre de celular meu problema foi com a radio municipal eu tive que mudar minha antena de posição só ai resolvi meu problema.

  3. #23
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Sobre o colega do "Pode ser", eu digo "Não pode ser", pelos motivos que já citei. Não se aborreça com meu comentário.

    Sobre o colega da cidade limpa de interferência eu digo "folclore". O fato de você ser o único provedor da cidade não quer dizer nada. Nada impede de existirem outros APs, telefones sem-fio e aparelhos microondas.

    Sobre a frase que perpetua-se geração após geração "Na prática a teoria é outra" eu digo "Na prática a teoria é a mesma, se tiver diferente, reveja sua teoria".

    O fato de existir uma interferência não significa que ela vem de onde você acha que vem.

    Saudações a todos, desculpem meus comentários aparentement rudes, mas sou assim mesmo. Estamos falando assuntos técnicos, favor não levar pro lado pessoal.

  4. #24
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tobiasrosa Ver Post
    Ola amigos!!!
    Eu tive um problema semelhante aki na minha cidade porem em vez de ser uma torre de celular meu problema foi com a radio municipal eu tive que mudar minha antena de posição só ai resolvi meu problema.
    Pois é cara, eu sei que esses casos acontecem, até porque já me aconteceram coisas assim, mas não consigo me convencer... não teria como uma torre de celular ou uma rádio interferir nas nossas frequências... é como o amigo disse antes, teria que ser um armônico ou uma coisa assim... e não pode ser pela construção do equipamento... Alguém já teve algum problema parecido e encontrou uma solução baseada em um conhecimento teórico que explicasse o problema? Seria interessante se alguém pudesse tentar esplanar um pouco mais o assunto é muito interessante e importante tmb...

  5. #25
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Sobre o colega do "Pode ser", eu digo "Não pode ser", pelos motivos que já citei. Não se aborreça com meu comentário.

    Sobre o colega da cidade limpa de interferência eu digo "folclore". O fato de você ser o único provedor da cidade não quer dizer nada. Nada impede de existirem outros APs, telefones sem-fio e aparelhos microondas.

    Sobre a frase que perpetua-se geração após geração "Na prática a teoria é outra" eu digo "Na prática a teoria é a mesma, se tiver diferente, reveja sua teoria".

    O fato de existir uma interferência não significa que ela vem de onde você acha que vem.

    Saudações a todos, desculpem meus comentários aparentement rudes, mas sou assim mesmo. Estamos falando assuntos técnicos, favor não levar pro lado pessoal.
    Tranquilo cara, sem galho... Não levaremos para o lado pessoal... mas qualquer coisa eu te pego na saida! heh Abraço!

  6. #26

    Padrão

    Pode ocorrer que alguns usuários da area estejam utilizando aparelhos "XENG", tipo foston, VAIC, Sheng-Li, etc, e por estes não terem homologação e nem qualidade podem estar gerando interferencia (APENAS COGITADO UMA HIPOTESE)

  7. #27
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Pode ocorrer que alguns usuários da area estejam utilizando aparelhos "XENG", tipo foston, VAIC, Sheng-Li, etc, e por estes não terem homologação e nem qualidade podem estar gerando interferencia (APENAS COGITADO UMA HIPOTESE)
    Mas a frequencia é muito diferente... não poderia dar interferência, por pior que seja o aparelho e ele não conseguiria transmitir a 2.4GHz se ele foi projetado para 800MHz (não sei qual a frequencia dos celulares...) por pior que ele seja...
    Última edição por pedemesa; 15-12-2009 às 16:26.

  8. #28

    Padrão

    O 3G da Claro é a 2100 MHz!!!! e o 3 gera um trafego absurdo que todo mundo sabe, tanto que a ERB fica sobrecarregada de tanto usuário ligado, fazendo "1 Mega virar 56 k"

  9. #29
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Lucas,
    Mesmo o 3G sendo em 2.1, não há como chegar em 2.4. Tem 300 MHz até lá. Espectralmente isso é muito "chão" pra ser percorrido. Esse intervalo compreende quase toda a faixa de VHF. Às vezes procuramos chifre em cabeça de cavalo, esse é um caso típico. Mas cada um acredita no que quer. Vejam os outros exemplos dos colegas com torres proximas às ERBs que não tem nenhum problema. São vários os colegas nessa situação.

    O que é mais fácil de acontecer? Uma interferência em uma faixa ISM muito poluída onde até um aparelho de microondas ou telefone sem fio pode interferir ou uma interferência "sobrenatural" vinda da rede celular? Fica a questão no ar...

    Saudações





    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    O 3G da Claro é a 2100 MHz!!!! e o 3 gera um trafego absurdo que todo mundo sabe, tanto que a ERB fica sobrecarregada de tanto usuário ligado, fazendo "1 Mega virar 56 k"

  10. #30

    Padrão

    Bom, para quem não acreditou na interferência lavai a bomba!

    Mudei de torre, instalei o mesmo, repito, o mesmo equipamento em outra torre, distando uns 700 metros da torre da Claro, resultado, PROBLEMA RESOLVIDO!

    Motacosta, eu sei que estamos falando de coisa séria, mas observe que a maioria dos usuários estão prontos a compartilhar opiniões e idéias e nem sempre elas batem com as teorias. Eu brinquei com o caso do "problema psicológico" visando acalmar um pouco os ânimos, porque não estamos em um ringue de boxe e sim em um fórum de ajuda mútua. Se contar que se eu levasse isso a sério, seria uma tremenda falta de respeito pela minha e pelas demais opiniões contrárias as suas no Under.

    Rádio Frequencia não é uma matemática exata, há aspectos que influem e tudo deve ser levado em consideração. Seu raciocínio é lógico, mas talvez para suas instalações, sabe-se lá o que os técnicos da claro fizeram por aqui, como foi citado várias vezes.

    Quanto a sua rude e infeliz colocação de cidade Folclórica, bem, não vou comentar para não estender a discussão, mas como vc se coloca com observações aperentemente "seguras", deveria saber que um AP dentro de uma residência, com uma antena de 2dBi, com 50mw de potência, não deveria causar efeitos tão consideráveis a um sinal provido por uma Routerboard com cartão de 600mw, ligado a uma OMNI com menos de meio metro de cabo RGC 213 a 30 (trinta) metros de altura. Agora se considerar uma Setorial de 120º em Dual Band, dentre elas a frequencia de 1900mhz, com 3watts, apontada para essa omni citada anteriormente, fica mais fácil acreditar em poluição (lembrando que o problema teve início no momento em que a ERB foi ativada).

    Resumindo: o problema era a interferência mesmo e graças a Deus e a ajuda dos colegas foi resolvido e por mim é CASO ENCERRADO!
    Última edição por emsfalcao; 16-12-2009 às 02:10.

  11. #31

    Padrão

    1- To chegando na conclusão que wireless e informatica não são ciencias exatas e sim CIENCIAS OCULTAS.

    2- Quando falamos de frequencias eletro-magneticas temos duas coisas: a carga eletrica e a carga magnetica. Levando em conta que vc não pode ser afetado pela frequencia em si, mas as vezes pela carga eletrica ou magnetica causada pela alta potencia ou até mesmo por algum defeito em equipamentos.

    Relato: Essa semana fui colocar um canal de tv no ar com um transmissor da Linear ( quem trabalha com telecom conhece) Ligamos e estava com defeito. Transmissor de primeira linha ja veio com defeito , e começou a fumacear , tenho fotos da placa queimada e posso postar.

    Relato2: estava com meu mini modem da vivo em uma sala com um transmissor UHF de 1.000 Wats e ele não funcionou. Isso tem explicação , ja que as frequencias são totalmente afastadas?

    Deixo aqui a pergunta para os mais entendidos.

  12. #32
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Falcao, mais uma vez peço desculpas se meus comentários parecem rudes. Eu falo mesmo o que penso e só falo sobre o que sei. Peço mais uma vez também pra não levar pro lado pessoal. Nesse forum muito se posta sem ter domínio do que se fala. Isso é forum técnico, não religioso.

    Fico feliz que tenha resolvido seu problema, nada melhor que isso. Nessas horas as causas pouco importam. O negócio é usuário contente.

    Mas continuo com minhas teorias aparentemente "seguras" por dois motivos:

    1-) O fato de você ter mudado sua torre de lugar e ter resolvido o problema não prova nada que a culpa era da torre da Claro. Isso é um fato.

    2-) Querer culpar 1900 MHz por uma interferência em 2400 MHz (faixa altamente poluída) é a mesma coisa de querer que duas pessoas estejam no mesmo lugar estando a 500 MIL quilômetros de distância.

    Saudações a todos, e bons trabalhos.



    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Bom, para quem não acreditou na interferência lavai a bomba!

    Mudei de torre, instalei o mesmo, repito, o mesmo equipamento em outra torre, distando uns 700 metros da torre da Claro, resultado, PROBLEMA RESOLVIDO!

    Motacosta, eu sei que estamos falando de coisa séria, mas observe que a maioria dos usuários estão prontos a compartilhar opiniões e idéias e nem sempre elas batem com as teorias. Eu brinquei com o caso do "problema psicológico" visando acalmar um pouco os ânimos, porque não estamos em um ringue de boxe e sim em um fórum de ajuda mútua. Se contar que se eu levasse isso a sério, seria uma tremenda falta de respeito pela minha e pelas demais opiniões contrárias as suas no Under.

    Rádio Frequencia não é uma matemática exata, há aspectos que influem e tudo deve ser levado em consideração. Seu raciocínio é lógico, mas talvez para suas instalações, sabe-se lá o que os técnicos da claro fizeram por aqui, como foi citado várias vezes.

    Quanto a sua rude e infeliz colocação de cidade Folclórica, bem, não vou comentar para não estender a discussão, mas como vc se coloca com observações aperentemente "seguras", deveria saber que um AP dentro de uma residência, com uma antena de 2dBi, com 50mw de potência, não deveria causar efeitos tão consideráveis a um sinal provido por uma Routerboard com cartão de 600mw, ligado a uma OMNI com menos de meio metro de cabo RGC 213 a 30 (trinta) metros de altura. Agora se considerar uma Setorial de 120º em Dual Band, dentre elas a frequencia de 1900mhz, com 3watts, apontada para essa omni citada anteriormente, fica mais fácil acreditar em poluição (lembrando que o problema teve início no momento em que a ERB foi ativada).

    Resumindo: o problema era a interferência mesmo e graças a Deus e a ajuda dos colegas foi resolvido e por mim é CASO ENCERRADO!
    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 10:34.

  13. #33

    Padrão

    Rádio Frequencia não é uma matemática exata, há aspectos que influem e tudo deve ser levado em consideração. Seu raciocínio é lógico, mas talvez para suas instalações, sabe-se lá o que os técnicos da claro fizeram por aqui, como foi citado várias vezes.


    Discordo,

    O mota, jpjust, marcelo de goias dentre outros engenheiros aqui, ja provaram no forum que a teoria bem estudada resolve muito. Com certeza seu problema não foi "resolvido" vc fez um paleativo no seu sistema pois acredita em uma interferencia que não EXISTE. os tecnicos da Claro podem ter errado mais não a ponto de mudar frenquencia e causar problemas no seu negocio. no maximo deixar a população da sua cidade sem sinal.


    Bem eu vou estudar mais esse assunto pra se caso acontecer comigo aqui. ja estar calçado.

    abraços.

  14. #34
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Fernando, tudo bem?

    Em primeiro lugar, não existe carga magnética. A prova disso é que você não consegue separar o polo N do polo S em um ímã. Se você quebrar o ímã no meio, novamente vai ter dois polos em cada pedaço, um N e outro S.

    Veja: Seria correto falar em carga magnética? Justifique.? - Yahoo! Respostas

    Sobre o seu relato 1, isso realmente acontece. Ainda bem que você percebeu a tempo.

    Sobre o relato 2, o fato de você está em uma sala de um transmissor e o modem não ter funcionado não prova que a culpa era do transmissor. Infelizmente já tive modem 3G e o que ele mais sabia fazer era não funcionar. Em qualquer lugar.

    Valeu

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    1- To chegando na conclusão que wireless e informatica não são ciencias exatas e sim CIENCIAS OCULTAS.

    2- Quando falamos de frequencias eletro-magneticas temos duas coisas: a carga eletrica e a carga magnetica. Levando em conta que vc não pode ser afetado pela frequencia em si, mas as vezes pela carga eletrica ou magnetica causada pela alta potencia ou até mesmo por algum defeito em equipamentos.

    Relato: Essa semana fui colocar um canal de tv no ar com um transmissor da Linear ( quem trabalha com telecom conhece) Ligamos e estava com defeito. Transmissor de primeira linha ja veio com defeito , e começou a fumacear , tenho fotos da placa queimada e posso postar.

    Relato2: estava com meu mini modem da vivo em uma sala com um transmissor UHF de 1.000 Wats e ele não funcionou. Isso tem explicação , ja que as frequencias são totalmente afastadas?

    Deixo aqui a pergunta para os mais entendidos.
    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 10:01.

  15. #35

    Padrão

    Eu acho que oq eu e outras pessoas aqui querem dizer eh o seguinte, sabe-se lah de que frequencia, de que carga magnetica ou de que raio q nos parta vem a tal interferencia, eu soh sei que de uma das torres das telecom aki na minha cidade, parte alguma força desconhecida tecnicamente que atrapalha a propagação do 802.11b que atende meus clientes que ficam atras da torre. Quanto aos comentarios do amigo Mota, sem grilo, acho que ate agora estamos mantendo uma "discussao" sadia, sem ofensas nem ataques.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post

    Quanto a sua rude e infeliz colocação de cidade Folclórica, bem, não vou comentar para não estender a discussão, mas como vc se coloca com observações aperentemente "seguras", deveria saber que um AP dentro de uma residência, com uma antena de 2dBi, com 50mw de potência, não deveria causar efeitos tão consideráveis a um sinal provido por uma Routerboard com cartão de 600mw, ligado a uma OMNI com menos de meio metro de cabo RGC 213 a 30 (trinta) metros de altura.
    Bela colocação amigo!

  17. #37
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dsilva Ver Post
    Rádio Frequencia não é uma matemática exata, há aspectos que influem e tudo deve ser levado em consideração. Seu raciocínio é lógico, mas talvez para suas instalações, sabe-se lá o que os técnicos da claro fizeram por aqui, como foi citado várias vezes.


    Discordo,

    O mota, jpjust, marcelo de goias dentre outros engenheiros aqui, ja provaram no forum que a teoria bem estudada resolve muito. Com certeza seu problema não foi "resolvido" vc fez um paleativo no seu sistema pois acredita em uma interferencia que não EXISTE. os tecnicos da Claro podem ter errado mais não a ponto de mudar frenquencia e causar problemas no seu negocio. no maximo deixar a população da sua cidade sem sinal.


    Bem eu vou estudar mais esse assunto pra se caso acontecer comigo aqui. ja estar calçado.

    abraços.
    Muito bem colocado dsilva, RF é engenharia e não misticismo, magia ou ciências ocultas.
    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 10:53.

  18. #38
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Alguém poderia questionar:

    E a interferência que o celular causa quando está encostado (encostado = muito próximo, guarde essa palavra) em uma caixa de som? Como é possível? A caixa de som é feita para reproduzir áudio (0.2 a 20 kHz). Como pode um celular (1900 MHz) inteferferir? Estranho né?

    Explicação:

    Em Rádiofrequencia existem duas regiões chamadas de Campo próximo e Campo distante:

    A região de campo próximo é uma região nas proximidades de uma antena onde os campos não são totalmente definidos (não possuem características de onda-plana). É como se a onda ainda não tivesse se "desprendido" da antena. Nessa região existe um campo reativo que não se comporta de forma desejada, que poderia causar indução e efeitos indesejados. E qual o limite dessa região? É dado pela seguinte fórmula:

    R = (2*D^2)/ l

    "D" é o maior comprimento da antena, e "l" é comprimento de onda (Velocidade da luz / frequencia).

    Considerando a rede celular (na torre da operadora):

    l = 0,16m (f=1800)
    D = 1m (considerando que o painel setorial da operadora tem 1 m)

    Com isso,

    R = 12 m, ou seja a região de campo próximo de uma antena da operadora celular é de 12 metros.

    Repito, nessa região os campos são imprevisíveis e instáveis. Mas também não significa que vão causar problemas, eles PODEM causar problemas devido a intensidade.

    Se o AP do companheiro estivesse a menos de 12m da antena celular (mas não estava, estava a 150 - Mais de dez vezes) eu poderia acreditar na hipótese de uma indução causada pela região de CAMPO PRÓXIMO da antena da operadora.

    A partir dessa distância (região de campo distante), a onda se comporta de forma plana e o efeito da indução decai fortemente com o quadrado da distância.

    Vamos pegar agora o caso do celular e da caixa de som:

    R = (2*D^2)/ l

    Considerando agora que D é 10 cm (mais ou menos o tamanho de um celular)

    l = 0,16m (f=1800)
    D = 10cm

    R = 2*(0,10)^2/ 0,16

    R= 12,5 cm (Essa é a região de campo próximo de um celular)

    E agora? Por que será que quando eu encosto um celular tocando em uma caixa de som é produzido uma interferência? Por que será que quando eu afasto 1 m a interferência some?

    Incrível né?

    Isso mostra o quanto a teoria é importante na resolução de problemas.

    Maiores informações e ilustrações:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Near_and_far_field


    Abraço a todos.


    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 11:44.

  19. #39
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Fernando, tudo bem?

    Em primeiro lugar, não existe carga magnética. A prova disso é que você não consegue separar o polo N do polo S em um ímã. Se você quebrar o ímã no meio, novamente vai ter dois polos em cada pedaço, um N e outro S.

    Veja: Seria correto falar em carga magnética? Justifique.? - Yahoo! Respostas

    Sobre o seu relato 1, isso realmente acontece. Ainda bem que você percebeu a tempo.

    Sobre o relato 2, o fato de você está em uma sala de um transmissor e o modem não ter funcionado não prova que a culpa era do transmissor. Infelizmente já tive modem 3G e o que ele mais sabia fazer era não funcionar. Em qualquer lugar.

    Valeu
    Pessoal, queria discutir um pouco mais essa questão do "Relato2"... Principalmente com as opiniões do motacosta...
    Ainda não sou Engenheiro como o motacoisa ou o Marcelo de Goias e tantos outros ótimos profissionais que temos aqui no fórum, mas já me considero pensando como tal e por isso tenho total certeza do que eles falam quando dizem que não tem como, não tem como mesmo... Mas a minha parte que ainda não tá formada como Engenheiro ainda se pergunta justamente essa questão do "Relato2".
    Criemos uma situação hipotética onde o transmissor sitado é desligado e o modem 3G passa a funcionar na mesma hora... Que explicação podemos dar para isso?
    Se o amigo que relatou o fato pudesse justamente fazer esse teste tmb seria interessante...
    As vezes uma coisa que não teria como acontecer acontece, e dai? Esquecendo a questão inicial da torre da Claro... e partindo pra esse Relato2, que aparentemente seria uma situação mais símples de identificar o que há... No caso, não poderia ser um campo magnético gerando por alguma bobina ou algo assim no transmissor? algo assim?

    PS.: Uma coisa que sempre me chamou atenção é justamente o fato de algum equipamentos não funcionarem corretamente perto de fontes de alta potência... porque isso?

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Alguém poderia questionar:

    E a interferência que o celular causa quando está encostado (encostado = muito próximo, guarde essa palavra) em uma caixa de som? Como é possível? A caixa de som é feita para reproduzir áudio (0.2 a 20 kHz). Como pode um celular (1900 MHz) inteferferir? Estranho né?

    Explicação:

    Em Rádiofrequencia existem duas regiões chamadas de Campo próximo e Campo distante:

    A região de campo próximo é uma região nas proximidades de uma antena onde os campos não são totalmente definidos (não possuem características de onda-plana). É como se a onda ainda não tivesse se "desprendido" da antena. Nessa região existe um campo reativo que não se comporta de forma desejada, que poderia causar indução e efeitos indesejados. E qual o limite dessa região? É dado pela seguinte fórmula:

    R = (2*D^2)/ l

    "D" é o maior comprimento da antena, e "l" é comprimento de onda (Velocidade da luz / frequencia).

    Considerando a rede celular (na torre da operadora):

    l = 0,16m (f=1800)
    D = 1m (considerando que o painel setorial da operadora tem 1 m)

    Com isso,

    R = 12 m, ou seja a região de campo próximo de uma antena da operadora celular é de 12 metros.

    Repito, nessa região os campos são imprevisíveis e instáveis. Mas também não significa que vão causar problemas, eles PODEM causar problemas.

    Se o AP do companheiro estivesse a menos de 12m da antena celular (mas não estava, estava a 150 - Mais de dez vezes) eu poderia acreditar na hipótese de uma indução causada pela região de CAMPO PRÓXIMO da antena da operadora.

    A partir dessa distância (região de campo distante), a onda se comporta de forma plana e o efeito da indução decai fortemente com o quadrado da distância.

    Vamos pegar agora o caso do celular e da caixa de som:

    R = (2*D^2)/ l

    Considerando agora que D é 10 cm (mais ou menos o tamanho de um celular)

    l = 0,16m (f=1800)
    D = 10cm

    R = 2*(0,10)^2/ 0,16

    R= 12,5 cm (Essa é a região de campo próximo de um celular)

    E agora? Por que será que quando eu encosto um celular tocando em uma caixa de som é produzido uma interferência? Por que será que quando eu afasto 1 m a interferência some?

    Incrível né?

    Isso mostra o quanto a teoria é importante na resolução de problemas.

    Maiores informações e ilustrações:

    Near and far field - Wikipedia, the free encyclopedia


    Abraço a todos.




    Quando eu crescer quero ser igual a você rsrsrsrs

    Abraços