+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos clientes Mikrotik

    Pessoal, minhas duvidas são as seguintes:
    Quantos clientes um servidor mikrotik consegue aguentar pendurado sem perder desempenho?
    Melhor um PC-AP ou um RB1000?
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão ...

    Via radio ou cabeado?

  3. #3

    Padrão

    Wireless, mas esse mikrotik seria o concentrador, onde cadastraria todos os clientes, controlando banda, firewall, etc, e utilizaria routerboards em ap-bridge para fazer a parte wireless.
    Deste concentrador até as rbs, seria cabeado.

  4. #4

    Padrão

    concerteza uma rb1000 é melhor, o seu processamento bastante superior.

  5. #5

    Padrão ok

    Entendido, então vamos lá.

    Quanto a capacidade fisica do mikrotik para suportar clientes é o seguinte, teorias e cursos que já fiz falaram que cada cartão que inserir no seu mikrotik tem a capacidade de 100 clientes (sendo 50 simultaneos), mais isso vai depender certamente da capacidade de processamento do seu Mikrotik, um exemplo em uma das minhas torres é esse, tenho uma RB 433 com um cartão egenius e uma omini de 15 com 100 clientes funciona redondo, nunca estourou memoria ou cpu dela.

    Agora quanto a um PC mikrotik ou uma Roteboard eu não sei te dizer qual é a melhor, mas em tese o computador está muito mais disposto a dar problemas fisicamente do que a RB, e particurlamente não vejo necessidade do pc pois cache full não faz milagres o que manda mesmo é a banda que tem para redistribuir e uma RB bem configurada com os cartões certos!!!

    Se ficou alguma dulvida estamos ai!

  6. #6
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão resposta

    caro colega nao a quantidade de clientes pois e infinito a quantidade pois vc tem de analizar a quantidade de trafico pois se vc tem 1ooo clientes conetado mas gasta so 50 mb entao tericamente vc atenderia pois nao e contidade e sim quanto estes clientes gasta de trafico

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    2007 MACs cadastrados em cada cartão. Esse é o limite!!