Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usar 5.8 ou 900mhz neste link?

    Amigos, chega um momento que a dúvida bate.
    Neste anexo em excell tem os cálculos de link entre dois pontos com 37km. Tive que zipar pois não aceita postar arquivos do excell.

    Se não levar em consideração a curvatura da terra, a visada é tangente a uma elevação nos km 23 e 24.
    Mas se marcar a opção "Worst Earth" no lado direito da planilha, vê-se que a curvatura da terra irá prejudicar a visada.
    A zona de fresnel vai ser prejudicada em 16m.
    Aumentar a altura das torres não vai dar muito resultado, pois já está com 35m no ponto A e 30m no ponto B

    Fazer um ponto intermediário por enquanto está fora de cogitação, pois já teremos mais 2 pontos além desse.

    Daí a dúvida: usar 5.8 ou 900mhz. A idéia é no futuro chegar até 20mega. Por enquanto com 5mega já estou satisfeito.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Na teoria, quando menor for a frequencia, menos interferência ela sofre perante obstáculos e curvaturas e maior é a onda de sinal.

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Se for utilizar link passando até 10mb ,Com certeza 900mhz. há muita interferência nesse seu ptp pela distância.

    Quer fechar esse link EM 900MHZ???

    Use então:
    02 Antenas yagi 20dbi Aquario gf 1020
    02 cartões XR9 900MHZ
    02 Routerboard RB 433
    02 Pigtail p/ xr9

    Aqui uso sempre na vertical as antenas,ok.
    Começa colocando metade da antena apenas. ela tem duas partes de 60cm cada. se for usar as duas partes precisas fixar bem a antena para não forçar nada.

    Com certeza voce fecha o enlace e não terá dor de cabeça.

    Apontamento??
    Sim, fácil, utilizando GPS + um mapa (pode imprimir do google earth) vc alinha perfeito.

    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Se for utilizar link passando até 10mb ,Com certeza 900mhz. há muita interferência nesse seu ptp pela distância.

    Quer fechar esse link EM 900MHZ???

    Use então:
    02 Antenas yagi 20dbi Aquario gf 1020
    02 cartões XR9 900MHZ
    02 Routerboard RB 433
    02 Pigtail p/ xr9

    Aqui uso sempre na vertical as antenas,ok.
    Começa colocando metade da antena apenas. ela tem duas partes de 60cm cada. se for usar as duas partes precisas fixar bem a antena para não forçar nada.

    Com certeza voce fecha o enlace e não terá dor de cabeça.

    Apontamento??
    Sim, fácil, utilizando GPS + um mapa (pode imprimir do google earth) vc alinha perfeito.

    Abraço.
    Vou estudar esta sugestão. Eu só me surpreendi pela yagi. Sempre ouvi falar que este tipo de antena é mais sensível a ruidos. Mas se tu já tem experiência vou pensar com carinho nisso.
    Parábola em 900mhz deve ser terrível mesmo, pelo tamanho.
    Ontem estive embaixo de uma torre de celular e me surpreendi pelo número de yagi que eles tem na torre. Algumas até oscilavam bastante com o vento, pois eram bem compridas.

  5. #5

    Padrão

    alguém tem média de preço desses equipamentos 900mhz?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    alguém tem média de preço desses equipamentos 900mhz?
    Um cartão fica entre 500 e 600,00.
    Antena da aquário não tem fama de cara

    A linha NetAir da Parks tem um de 900mhz prontinho que dizem passa tráfego mais alto. A questão é que até agora não achei ninguém que tenha usado para confirmar isso.
    Última edição por 1929; 14-12-2009 às 15:08.

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Aqui no Rio Grande do Sul os precos ficam em :

    02 Cartoes: R$1.400,00
    02 antenas yagi aquarios 20 dbi : R$380,00
    02 RBA 433 : R$ 1100,00.

    Se precisar é só me avisar por MP.

    Abraço.
    Quanto as antenas balancarem, resolvi isso colocando na ponta dela uma linha de pesca 2mm bem esticada (forma um triangulo com o mastro que segura ela.)
    Nao balanca nada cara. fica show de bola.

  8. #8

    Padrão

    Opa..

    já usei esse kit aí de 900mhz

    não passa mais que 3/3mb

    meu link era de 15km visada 90%, então nem tenta.

    Grandes distâncias, esquece. e se acha que vai atravessar a cidade, ou o morro gigante, pior ainda.
    Não faz milagre.

    Faça em 5.8.

    Abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa..

    já usei esse kit aí de 900mhz

    não passa mais que 3/3mb

    meu link era de 15km visada 90%, então nem tenta.

    Grandes distâncias, esquece. e se acha que vai atravessar a cidade, ou o morro gigante, pior ainda.
    Não faz milagre.

    Faça em 5.8.

    Abraços
    Grande Alam. Andava sumido ou estava só na observação do forum?
    Esta era a minha dúvida. 5.8 precisa da visada e nesta distância tem ainda a curvatura da terra.
    Teria que colocar mais um ponto de repetição no meio disso.
    Tinha esperança em 900. Este kit da Parks fala em até 40mega com largura de banda em 5 ou 10mhz. Mas com esta largura acho que não passa nem perto disso.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Grande Alam. Andava sumido ou estava só na observação do forum?
    Esta era a minha dúvida. 5.8 precisa da visada e nesta distância tem ainda a curvatura da terra.
    Teria que colocar mais um ponto de repetição no meio disso.
    Tinha esperança em 900. Este kit da Parks fala em até 40mega com largura de banda em 5 ou 10mhz. Mas com esta largura acho que não passa nem perto disso.

    Opa camarada !.
    Ando somente observando, muita correria, enlaces terríveis para fazer, correria de fim de ano, possível venda do provedor.. vixi, é muita coisa.
    COnheço bem os rádios da parks. Usei um par de NEtAir em 5.8 que achei que seria melhor, mas deu bem seus 30mb.
    Em 37 km, não se preocupe com curvatura, ainda não é um drama, basta ter pelo menos uns 9 metros de altura em cada lado, acredito.

    o 900mhz, é para pequenos enlaces, o meu usava muito bem, mas é para pouca banda.

    Se não tiver visada limpa, tempa setorizar a coisa, com outro enlace.

    Abraços a todos e voltarei com mais frequência, adoro o pessoal daqui !

    Alam Dias

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa camarada !.
    Ando somente observando, muita correria, enlaces terríveis para fazer, correria de fim de ano, possível venda do provedor.. vixi, é muita coisa.
    COnheço bem os rádios da parks. Usei um par de NEtAir em 5.8 que achei que seria melhor, mas deu bem seus 30mb.
    Em 37 km, não se preocupe com curvatura, ainda não é um drama, basta ter pelo menos uns 9 metros de altura em cada lado, acredito.

    o 900mhz, é para pequenos enlaces, o meu usava muito bem, mas é para pouca banda.

    Se não tiver visada limpa, tempa setorizar a coisa, com outro enlace.

    Abraços a todos e voltarei com mais frequência, adoro o pessoal daqui !

    Alam Dias
    Vender o provedor? E os sonhos como ficam...? Eu estou nisso também por amor e não por razão.

    Naquele arquivo que postei, tem uma opção para levar em conta a curvatura da terra.
    Se não levar em conta, a vizada fica tangente a um ponto em torno dos 24km. Mas se levar em conta, a vizada baixa cerca de 14metros. Eu acho que vou lá no local para ver se consigo colocar alguma repetidora na região, pois aí fica já preparado para o futuro.
    A coisa vem atropelando as decisões. Esta semana está agendada uma reunião com o supervisor estadual da GVT e acho que "vai dar samba", e eu ainda não tenho uma opinião formada sobre este assunto.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa..

    já usei esse kit aí de 900mhz

    não passa mais que 3/3mb

    meu link era de 15km visada 90%, então nem tenta.

    Grandes distâncias, esquece. e se acha que vai atravessar a cidade, ou o morro gigante, pior ainda.
    Não faz milagre.

    Faça em 5.8.

    Abraços
    Não concordo com as tuas "afirmacoes" que não passa mais que 3/3 mb.da onde vc tirou isso???

    De repente no seu link, passou somente isso.tudo bem, blz!!

    Tenho links fechados com 4,5km e 18km passando mais que isso Alan.
    Respeito tua experiência e sabedoria na área, mas não podes generalizar e dizer que não passa mais que 3/3mb usando estes equipamentos,ok.Tem mais gente que passa mais que isso também usando rb+xr9, então não estou louco né

    Como já falei, peço desculpas ao amigo, pois tenho muito respeito pelo seu trabalho, mas para o caso do nosso colega , estes equipamentos em termos de custo / beneficio seriam sim o indicado.

    Grande a braço a todos e um ótimo Natal!!


  13. #13

    Padrão

    Venho aproveitando o topico do nosso amigo 1929 para recorrer aos mais sabios e entendidos de frequencias!!! estou meio desesperado pra fechar um enlace particular de uma clinica com um hospital!!! acreditem distancia menos de 500 metros se passar da pouca coisa!!! essa rede vai ser uma rede particular com medio trafego de dados!!! prometi aproximadamente 10 megas! achei que ia ter visada!! mais pra minha infelicidade tem um predio bem no meio !!!

    olhei pelo google earth e gostaria que os amigos me aconselhassem o melhor a fazer!!!!

    ps. tem que ser wireless!!! quem puder generosamente analisar meu caso ficarei muito agradecido!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ajuda.JPG
Visualizações:	99
Tamanho: 	136,7 KB
ID:      	6328  

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Venho aproveitando o topico do nosso amigo 1929 para recorrer aos mais sabios e entendidos de frequencias!!! estou meio desesperado pra fechar um enlace particular de uma clinica com um hospital!!! acreditem distancia menos de 500 metros se passar da pouca coisa!!! essa rede vai ser uma rede particular com medio trafego de dados!!! prometi aproximadamente 10 megas! achei que ia ter visada!! mais pra minha infelicidade tem um predio bem no meio !!!

    olhei pelo google earth e gostaria que os amigos me aconselhassem o melhor a fazer!!!!

    ps. tem que ser wireless!!! quem puder generosamente analisar meu caso ficarei muito agradecido!!!!
    O prédio a que voce se refere é aquele perto do "W", quase na metade do caminho?

    Pela sombra e pelos telhados a volta, ele não deve ser muito alto. Não daria para colocar 2 torres nas pontas do enlace? Sei que encarece, mas...
    Eu li aqui no forum sobre uma solução muito econômica, mas não sei se passaria o que voce precisa. É o "quebra esquina" onde são colocadas duas antenas ligadas uma na outra sem rádio entre elas. Poderia colocar esta gambiarra no predio do meio.
    Ou então colocar uma repetidora ali.
    E quem sabe os 900mhz? O Leandro diz que passa tráfego, o Alam diz que não. O negócio vai ser pagar para ver.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O prédio a que voce se refere é aquele perto do "W", quase na metade do caminho?

    Pela sombra e pelos telhados a volta, ele não deve ser muito alto. Não daria para colocar 2 torres nas pontas do enlace? Sei que encarece, mas...
    Eu li aqui no forum sobre uma solução muito econômica, mas não sei se passaria o que voce precisa. É o "quebra esquina" onde são colocadas duas antenas ligadas uma na outra sem rádio entre elas. Poderia colocar esta gambiarra no predio do meio.
    Ou então colocar uma repetidora ali.
    E quem sabe os 900mhz? O Leandro diz que passa tráfego, o Alam diz que não. O negócio vai ser pagar para ver.


    Prefeitura predio com 12 andares, predio perto do W 11 andares o "fidiputa" (pensei em colocar no orçamento muito C4 e emplodir o maldito!) como nao tenho vocação pra bin ladem, fiquei meio perdido, o predio do hospital tem apenas 2 andares!!! amanha verificarei com mais calma!!!!!

    quem sabe o Leandro me da uma luz mais uma vez....... aguardo confiante!!!

    grande abraço

  16. #16

    Padrão

    se alguem tiver interesse em cartoes xr9 e antena yagi de 20 da aquario, tenho anunciado nos classificados, preco bem abaixo que postaram ai....

  17. #17

    Padrão

    1929, tenho 30km com a zona de fresnel um pouco comprometida, passando seus 30 a 40 mega 5,8 Ghz em turbo, usando XR5 e PB1257 1,2m da Ideal Antenas, sinal em torno de -69. Tenho um outro de 30km com XR5 e HG5829, sem alinhar, virei para o lados certo e já fechou com 18 mega, sinal -79, quando alinhar vai ficar melhor, Hyperlink é um show mesmo.

  18. #18

    Padrão

    Algum ja fechou enlaces com antenas geenge de dupla polarizacao?

  19. #19

    Padrão

    Cara se vc no futuro quer chagar os 20 Megas não use 900mhz pq eh uma frequencia muito baixa e nessa distancia vc não vai conseguir quase nada de thogpout no maximo estourado as barreiras da imaginação 750kbps...

    mais se usar 5.8 e isolar bem os cabos usar antenas de disco e usar cartõs de 600 mw reais vai consegui boa qualidade . use padrão 802a que sofremenos interferência!.
    vai conseguir talvez até mais de 20 mb ful de thogpout.

    obrigado.

    aumenta o que tiver de aumentar as torres

    só não se faz dependente de 900 Mhz , que vc se ferra
    Última edição por jhemes; 02-01-2011 às 02:40. Razão: up grade

  20. #20
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom dia a todos

    vamus analizar

    quanto maior a frequencia mais thogpout vc tem e mais fragio a obstaculos certo ???
    então o 900mhz ira muito longue com pouco thogpout

    vou postar minhas experiencias

    70 km em ptp 900 mhz rb 433 cabo cell 1/2 cartao xr9 antena parabola
    fecou com 1 mb de thogpout

    o mesmo ptp com 5.8 deu 30 mb