+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão internet via rede eletrica

    alguem aí sabe me dizer quais os procedimentos para uma empresa que tem scm utilizar a rede eletrica de sua cidade pra prover internet??/ tem q pagar por poste utilizado, como é que isso funciona afinal???

  2. #2

    Padrão

    Amigo, primeiro que o PLC não vai funcionar a nível MAN (rede metropolitana), segundo somente com autorização da operadora de energia pra você fazer isso, duvido que eles lhe autorizem uma vez que a maioria já criou uma subsidiaria com ramo de telecom, a anatel já autorizou o uso do PLC mas a aneel não definiu as regras ainda, o que eu te aconselho é utilizar o PLC em condomínios onde há uma concentração grande de habitantes, eu uso assim e funciona legal.

  3. #3

    Post Uso de postes...

    Bom se meu entendimento estiver correto a concessionaria de energia eletrica vai autorizar o uso de postes em um número que voce precise.

    Isto é para a passagem de cabos metálicos ou ópticos na distribuição da sua rede pelos postes dela.

    Nesse caso provavelmente vao pedir a voce um projeto de uso com planta e numeração dos postes e quantidade de cabos, alem de algumas informações de peso, tração, altura do cabo, etc.

    A malha elétrica com certeza voce não vai conseguir utilizar para passar dados porque exigiria deles a concessão de uso da malha de fios que cobre uma determinada região e ainda seria necessário que voce instalasse repetidores de sinal ao longo da malha elétrica.

    Sem contar que deve haver uma engenharia danada para poder distribuir isto.

    Abraços,

  4. #4

    Padrão

    vai ser muito complicado... no momento devo apostar numa rede em 5.8 pra melhorar o sistema... mas vlw pelas respostas... abrçs

  5. #5

    Cool custo

    Citação Postado originalmente por chipseven Ver Post
    vai ser muito complicado... no momento devo apostar numa rede em 5.8 pra melhorar o sistema... mas vlw pelas respostas... abrçs
    chipseven,

    É isso ai, acho muito válido o uso da rede de postes e até onde eu tive contato o valor era bem pequeno, algo como R$3,50 por poste utilizado.

    Se sua intenção era fazer uma rede metálica ou óptica vale a pena, mas coloque esse custo no seu projeto de viabilidade.

    Abraços,

  6. #6
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Mais pra frente, quando essa tecnologia ficar mais difundida.... imagina a bagaceira que vai ser!!!

    Gente espetando um aparelho aqui, distribuindo alí, tomada tem em toda parte, ..., sniffando aqui, alí e em todo lugar, criptografia vai ter que cortar na alta, banco vai pensar 100 vezes antes de passar transaćões via PLC. Vai ter nego malvado com gerador de frequencia grudado na tomada só pra sacanear, imagina..... vai virar festa kkkkk

    Aqui gosto de brincar com eletrônica, fiz um gerador de frequencia UHF e VHF, isso tira qualquer canal do ar, a vizinhanća só pega estática, mas não uso para o mal, é só material didático. Também alterei um telefone sem fio para tirar do ar o sinal wireless, dá pra fazer raiva na vizinhanća também. Quando o assunto é transmissão eletromagnética é muito fácil de bagunćar a onda e deixar tudo off.

    O que estou querendo dizer é... isso tudo é bom, mas é muito vulnerável. E o pior... não existe defesa.

  7. #7

    Padrão

    aqui na minha cidade nao tem velocidade significante pra usar fibra, aqui é tudo no par metalico... a vantagem é q poderia fazer um ptp em 5.8 ate o poste de onde chegaria o link principal, ou seja nao precisaria necessariamente de muito investimento... se eu pudesse explorar apenas um bairro para efetuar testes, saber como é a coisa na pratica..




    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    chipseven,

    É isso ai, acho muito válido o uso da rede de postes e até onde eu tive contato o valor era bem pequeno, algo como R$3,50 por poste utilizado.

    Se sua intenção era fazer uma rede metálica ou óptica vale a pena, mas coloque esse custo no seu projeto de viabilidade.

    Abraços,