+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF + Concentrador PPtP

    Pessoal,

    uso ospf para fazer as rotas entre meus APs mikrotik.
    Na borda, tenho um concentrador PPtP pra os clientes que precisam de IP valido em suas maquinas.
    Estou com o seguinte problema (nao sei se é problema, mas to desconfiado), toda vez que alguem conecta e pega um IP valido o OSPF replica a rota para o ip do cara pra rede toda. Queria que essa faixa de IP que eu atribuo já ficasse replicada na rede ou que o OSPF ignorasse esses ips, tem como fazer isso???
    O problema que to enfrentando é que tem alguns roteadores que do nada perdem todas as rotas aprendidas pelo OSPF e acabam ficando por um tempo fora do ar, em alguns tenho que entrar neles e reiniciar pra ele reaprender as rotas. Alguem já passou por isso??? Alguma dica???

    Obrigado

    Samyr

  2. #2

    Padrão

    Cara,

    não sei como funciona com pppoe, ainda não usei.
    Se for como o pptp não fiz nada, configurei o ospf normal e toda vez que alguem conecta ele replica o ip do cara pra rede toda.
    O cliente conecta, o mikrotik cria uma interface pra esse cliente e atribui um ip a ela, o ospf repassa o ip dessa interface pra rede toda.

    Samyr

  3. #3

    Padrão

    Tenho 3 interfaces, mas todo cliente pptp conectado, o mkt trata como se fosse uma interface.
    O ospf pega essa interface automaticamente e replica o ip.
    To mandando uma imagem do mkt pra vc dar uma olhada.

    https://under-linux.org/attachment.p...1&d=1261100471

    Samyr
    (... precisando de uma assinatura...)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         itf_ospf.gif
Visualizações:	402
Tamanho: 	44,9 KB
ID:      	6336  

  4. #4

    Padrão Re: OSPF + Concentrador PPtP

    Bom dia,

    Cria o ambiente OSPF no Core entre as erbs, no cliente apenas faça ele buscar o pppoe server e ta rodando.
    Assim vc pode ter até mais de um link interligando suas torres que não vai gerar loop e se um cair o outro assume.
    OSPF raramente vai no cliente é no core.