+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down AP GTS TELECOM + MIKROTIK 3.30

    Prezados(as),

    Tenho a seguinte configuração, um servidor MKT 3.30 licenciado, autenticação hotspot, ip em DHCP, utilizando o webmikrotik, fazendo amarração pelo MAC(tentando): a rede externa é na base um AP GTS em AP+WDS em modo Bridge, dhcp da lan desabilitada e IP da WAN em automatico, nos clientes tenho APs GTS em modo cliente - bridge , LAN DHCP desativado e WAN IP Automatico, em cada ap tenho em média 7 clientes conectados.

    Problema : 1º Não consigo fazer passar os MACs das placas de rede dos clientes serem repassadas ao MKT , ele está reconhecendo o MAC dos APS( Mac da Lan);

    2º Os ips que aparecem no MKT não são os mesmos no micro do cliente, exemplo : no MKT está 192.168.0.22 e no cliente 192.168.0.232, e funciona assim, o cliente consegue navegar e o controle de queud funciona...

    OBS.: Todos os APS estão com o firmware original da GTS e são todos novos.

    Alguem passou pelo mesmo problema e pode me dar uma luz em que devo fazer?
    Já me sugeriram passar todos para o firmware aprouter 6.1, mas ainda não fiz isso antes de buscar uma opinião do pessoal daqui.

    Agradeço a todos que puderem me ajudar.

  2. #2

    Padrão

    Na realidade está correto, vc configura no MK o Mac do router, no router vc pode colocar o IP na WAN que no caso deve ser a Wireless e DHCP Server ativado nas portas LAN. Quem vai distribuir a internet aos computadores é o roteador atraves de NAT. como vc esta usando a firmware original não sei detalhar as configurações procure saber se pode atualizar a firm. desse ap para APROUTER que é simples de configurar e pode trabalhar de várias formas, facilitando o seu trabalho.

  3. #3

    Smile

    Citação Postado originalmente por NetMikrotik Ver Post
    Prezados(as),

    Tenho a seguinte configuração, um servidor MKT 3.30 licenciado, autenticação hotspot, ip em DHCP, utilizando o webmikrotik, fazendo amarração pelo MAC(tentando): a rede externa é na base um AP GTS em AP+WDS em modo Bridge, dhcp da lan desabilitada e IP da WAN em automatico, nos clientes tenho APs GTS em modo cliente - bridge , LAN DHCP desativado e WAN IP Automatico, em cada ap tenho em média 7 clientes conectados.

    Problema : 1º Não consigo fazer passar os MACs das placas de rede dos clientes serem repassadas ao MKT , ele está reconhecendo o MAC dos APS( Mac da Lan);

    2º Os ips que aparecem no MKT não são os mesmos no micro do cliente, exemplo : no MKT está 192.168.0.22 e no cliente 192.168.0.232, e funciona assim, o cliente consegue navegar e o controle de queud funciona...

    OBS.: Todos os APS estão com o firmware original da GTS e são todos novos.

    Alguem passou pelo mesmo problema e pode me dar uma luz em que devo fazer?
    Já me sugeriram passar todos para o firmware aprouter 6.1, mas ainda não fiz isso antes de buscar uma opinião do pessoal daqui.

    Agradeço a todos que puderem me ajudar.
    =========================================================================

    amigo quando vc conecta um radio em modo cliente a um ap passará somente os ips dos pcs por traz do rádio cliente mas os macs não, o mac que aparecerá sempre será o do rádio cliente
    se vc tiver apenas um pc atraz do rádio cliente marque no ap a opção Enable Mac Clone (Single Ethernet Client) para 1 pc apenas. com essa opção marcada ele clonará o mac da placa de rede no qual o rádio ta conectado.
    e em relação aos ips aparecendo diferente no mk me responda uma coisa, vc ta fazendo amarração de ip/mac na tabela arp ?? vc usa hotspot ??

    posta ae q tentarei te ajudar no q for possivel.


    Se a resposta for útil agradeça...

  4. #4

    Padrão

    Não posso clonar o mac ,pois tenho vários clientes no ap, e não faço amarração de ip/mac no arp, utilizo hotspot sim.
    Já configurei outra rede assim, mas com aps zinwell g220 com firmware aprouter 6.1 e na base um AP aprouter com firmware 7.1 e os MACS eram repassados para o MKT sem problemas.
    Estou achando que é por causa do firmware da gts...

  5. #5

    Smile

    amigo sugiro q envie um email para [email protected] pedindo uma firm atualizada ja que acredito q gts não tenha suporte a firm ap router.
    dentro de um dia no máximo eles te enviam a firm e o passo a passo.
    Boa sorte ai...

  6. #6

    Padrão

    Amigo faça o seguinte : Coloque todos os Ap's em Modo Bridge no Menu Modo de Operação, coloque os AP's para se falarem em WDS, mantenha o DHCP dos AP's desabilitados e não utilize a porta WAN dos mesmo, apenas as portas LAN e pronto. O MAC de todos os clientes será repassado para o seu MAC.
    Teste e post o resultado.

  7. #7

    Padrão

    Pessoal não adianta não ! Esses rádios não repassam o MAC, tive esse problema há 3 anos atrás e a solução foi trocar o AP por uma RB ! Eu acho que isso não é firmware não, e sim uma limitação do Chipset controlador.

  8. #8

    Padrão

    Problema Solucionado:

    Após várias tentativas, troquei os firmwares originais do gts pelo firmware do aprouter 6.1; o AP da base ficou em AP+WDS em modo Bridge, e os clientes em WDS modo Bridge, todos com o DHCP desativados e utilizando a porta Lan.
    Os IPs foram repassados aos clientes normalmente e os MACs foram repassados ao MKT sem problemas.
    Obrigado a todas as postagens, sucesso para todos !