+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão erro ao mover bkp[RESOLVIDO] [RESOLVED]

    bom dia galera,

    estou com a seguinte dificuldade montei um script de bkp que utiliza um hd externo ele faz o bkp de varios arquivos mas da erro na copia quando jogo ele para ser executado pelo cron.

    quando executo o script como root funciona redondim ele gera o bkp e copia para o hd externo.

    o que eu jah fiz.

    montei o hd e dei o comando chmod 777 -R
    chown nobody.nobody -R /media smart
    umask 000 -R /media/smart

    e mesmo assim ele fica dando esse erro no log quando vai mover o arquivo.

    /root/atualizahora.sh
    mv: cannot create regular file `/media/smart/lx-2009-Dec-18.tgz': Read-only file system
    Última edição por Duca; 22-12-2009 às 12:41.

  2. #2

    Padrão

    Voce pode ter dado permissão de escrita, mas o próprio sistema de arquivos do seu HD externo esta montado como "somente leitura" (ro).
    Alguns HDs externos, possuem uma "chave de segurança", veja se o seu tem essa função.
    Tente o comando:


    mount -o remount,rw




    -o Options are specified with a -o flag followed by a comma separated string of options.
    -w Mount the filesystem read/write. This is the default. A synonym is -o rw
    remount
    Attempt to remount an already-mounted filesystem. This is commonly used to change the mount flags
    for a filesystem, especially to make a readonly filesystem writeable. It does not change device or
    mount point.

    The remount functionality follows the standard way how the mount command works with options from
    fstab. It means the mount command doesn't read fstab (or mtab) only when a device and dir are
    fully specified.

    mount -o remount,rw /dev/foo /dir

    After this call all old mount options are replaced and arbitrary stuff from fstab is ignored,
    except the loop= option which is internally generated and maintained by the mount command.

    mount -o remount,rw /dir

    After this call mount reads fstab (or mtab) and merges these options with options from command
    line ( -o ).

    ro Mount the filesystem read-only.

    rw Mount the filesystem read-write.



    Veja o man do mount: # man mount

  3. #3

    Padrão

    muito obrigado !!!!

    realmente era isso que estava acontecendo eu joguei na linha do script de bkp

    mount -o rw /dev/sdb1 /media/smart

    reduzi os arquivos do bkp e alterei o cron para fazer um teste e ele fez tudo com perfeição o bkp ^^

    vou alterar para o horario padrão e deixar o bkp para ser executado nessa madruga para ver se ele vai fazer certinho.

    muito obrigado mesmo !!

  4. #4

    Padrão

    Estamos aqui pra isso.

    Uma dica: Sempre colque [RESOLVIDO] e/ou [RESOLVED] em um tópico resolvido, ajuda os outros com a a mesma duvida.

    Ab, Duca.
    Última edição por Duca; 22-12-2009 às 12:42.

  5. #5

    Padrão

    modem bridge + mikrotik autenticando = manda sinal sem necessidade de autenticar?



    Ola pessoal, sou novo no forum. To tentando configurar uma mikrotik, porém n to conseguindo.

    O que eu quero....mandar sinal wireless para 5 clientes. quero mandar o sinal pros clientes ja autenticado. Sem a necessidade de eles conectar. Quero acessar a placa, no caso eu sendo cliente da Routerboard rb/433AH com 1 cartão. meu modem está configurado com o ip 10.1.1.1 dns primário 10.1.1.1 e secundário 10.1.1.2 e gatway 10.1.1.1.


    como os equipamentos estão conectados: modem está conectado em ether1, e quero mandar sinal wireless por wlan1, não preciso de controle de banda, nem MAC. Só quero fazer mandar sinal wireless. Quero mandar tanfo para placa de rede wireless, como pra ap, sendo q o ap repetirá o sinal wireless para notebook.


    Por favor, me ajudem. Eu estou há 2 semanas fazendo pesquisas no google, nos forums. mas eu n consegui. pq eles ensinam, mas geralmente n ensinam rede interna, ou o que eu n quero.

    Desde ja agradeço a quem me ajudar.....................


    favor passar por e-mail a resposta
    [email protected]