+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda tc htb

    Bom dia senhores;

    Venho pedir ajuda para solucionar um problema que está acabando com os meus poucos cabelos:

    Tenho uma máquina linux com o ubuntu 9.10 server 64bits. Onde tenho um link de 1mega, squid, controle de banda com tc/htb, cache-full.

    Duas placas de rede:
    eth0 --> Internet
    eth1 --> rede local

    Estou usando tc/htb para controle de banda (velocidade de down e up do usuário). Controlo o download na saída da eth1 (rede local) e upload na saída da eth0 (internet). Quando ativo a regra para redirecionamento para o proxy no iptables o upload morre. Acredito que o squid que faz o acesso à internet e não o ip do usuário que fez o acesso.

    Alguém tem uma solução? Fiz também usando ifb, funcionou, porém, diminuiu a velocidade do cache-full. Parece que o ifb divide por 2 a velocidade da lan.

    Att;
    Marcos A Ferreira

  2. #2

    Padrão

    Morre? isso quer dizer que consome todo ele?

    Qual a capacidade de upload deste link?

    Instale o iptraf para verificar se está consumindo todo o upload.

    Quando vc ativa o direcionamento para o squid, quem passa a fazer as conexoes é ele e repassar para os clientes. Se um cliente tenta enviar um arquivo via HTTP (webmail por exemplo) será feito na velocidade total do link (caso vc nao tenha configurado uma regra para controle de banda do proprio servidor, estabelecendo um limite para ele).

    No começo quando eu usava htb + squid, eu configurava tambem a banda do cliente no squid pelo delay_pools.

  3. #3

    Padrão

    Bom, está claro aí que o problema é que você está limitando o acesso quando ele é feito pelo próprio Squid. Seria melhor você postar seu script de controle de banda HTB pra que pudéssemos tentar verificar.