+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor antena?

    Galera, to com a seguinte dúvida:

    Tenho alguns ponto a ponto pra fazer, com distâncias diferentes.

    Ponto A até o ponto B: 8 km, visada perfeita
    Ponto B até o ponto C: 18 km, visada perfeita
    Ponto B até o ponto D: 13 km, visada perfeita
    Ponto C até o ponto E: 2 km, visada perfeita
    Ponto D até o ponto F: 1 km, visada perfeita

    Em todos os casos os equipamentos serão RB 433AH com cartões R52h em 5.8, no máximo 2 metros de cabo, sendo todos os equipamentos fixados em torres, com altura variando entre 20 e 40 metros.

    Minha dúvida é sobre as antenas. O que usar? Comprar uma única antena, tipo uma Pluton PTX26 de 30 dBi para todos os ponto a ponto? Será que uma antena dessas, que fecha link a longas distâncias não vai saturar o espectro, e me causar problemas nos links menores, de 1, 2 ou 8 km?

    Ou seria melhor comprar algumas antenas menores, como as de grade da Hyperlink de 22 dBi para estes links com distâncias menores?

  2. #2
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom, acho que usando canais diferentes vc não vai ter problemas... pelo que eu sei (posso estar errado, alguém me corriga se estiver errado) 5.8GHz não tem sobreposição de canal, então não teria tanto problema com interferência mutua...

    Na minha opinião as antenas, vc vai usar antenas diferentes, para os casos diferentes... mas dai o pessoal que trabalha direto com ptp pode falar melhor do que eu... eu tenho só os meus linkizinhos de no máximo 6,5km...

  3. #3

    Padrão

    Amigo enlace "teta" de fazer heim, rsrsr viu se não quizer gastar muito com antena pode usar as Aquario MM-5825 que vc vai alinhar e pagar facilmente, pode usar RB433 com R52h ou R5H, que são ótimos, só faça uma analise de quando trafego essa rede vai carregar para não quebrar a cara, derrepente vc precisa levar 40 mega de internet de um lado pro outro ai os equipamentos são outros.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Amigo enlace "teta" de fazer heim, rsrsr viu se não quizer gastar muito com antena pode usar as Aquario MM-5825 que vc vai alinhar e pagar facilmente, pode usar RB433 com R52h ou R5H, que são ótimos, só faça uma analise de quando trafego essa rede vai carregar para não quebrar a cara, derrepente vc precisa levar 40 mega de internet de um lado pro outro ai os equipamentos são outros.

    Obrigado pelas dicas cara. Na verdade grana não é o problema (neste caso específico. rss). Também não terei tráfego maior do que 10 megas em um bom período de tempo. Esta rede é pra interligar escritórios de uma empresa em cidades próximas uma da outra. A minha dúvida era mesmo sobre as antenas. Se usar uma antena muito potente numa curta distância não seria uma má idéia?

    Valeu aí pelas dicas!