+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question PARARAIO

    pessoal para uma radio FM, o pararaios tem que usar cabo NU de descida ou posso simplesmente aterrar o pé da torre e por um franklin na ponta?

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    aqui colocamos para-raio isolado da torre..
    totalmente!

    e colocamos o aterramento a 2mts da torre..
    e tambem aterramos a torre!
    mas as hastes ficam a uns 2,5mt de distancia..

  3. #3

    Padrão

    se o captor for feito isoladamente da torre deve possuir uma boa quantidade de astes ao redor da torre para poder dissipar a corrente, note que todas conexões devem ser executadas com cadinho de grafite e solda exotermica para evitar oxidação e isolação com ação do tempo.

    usar o captor conectado a torre não sei se vale a pena, embora to cansado de ver torre feito desse jeito... não creio que os modulos conduzam corrente adequadamente até a base para dissipar nas hastes, e os circuitos cmos como ficam proximos a essa descarga na torre?

    todas nossas torres sem exeção não tem captor, até as mais altas, simplismente usamos um jogo de 3 hastes a cada 2,5m em cada um dos cantos das torres formando X ou Y se for quadrada ou triangular, a cordoalha de cobre é conectada diretamente no aço da base.

  4. #4

    Padrão

    As torres que eu monto, utilizo a propria armação como condutor principal, sempre deixando as bases de contato sem pintar e utilizando parafusos de aço para não oxidarem.

    Coloco o para raio tipo franklim interligando na torre com 2 conectores splitboot, efetuo o aterramento na basse e tambem de todos os estais colocando hastes em todas as sapatas e ligando as pontas dos estais, formando varios condutores para a descarga atmosférica.

  5. #5

    Talking

    Citação Postado originalmente por shark82 Ver Post
    As torres que eu monto, utilizo a propria armação como condutor principal, sempre deixando as bases de contato sem pintar e utilizando parafusos de aço para não oxidarem.

    Coloco o para raio tipo franklim interligando na torre com 2 conectores splitboot, efetuo o aterramento na basse e tambem de todos os estais colocando hastes em todas as sapatas e ligando as pontas dos estais, formando varios condutores para a descarga atmosférica.
    ADOREI Tua idéia !

    não tem perigo de romper um cabo de aço no ato da descida do raio ?

    ja aconteceu de descer raios nesta tuas torres? ja perdeu algum equipamento? vi q as torres sa brasiltelecom tambem nao tem cabo de descida ele simplismente aterram a base como voce!

  6. #6

    Padrão

    pois eh eu acho que isso nao rola! mas nao entendo de para-raios

    como a torre esta conduzindo a descarga eletrica! como eh que nao ira pegar nas antenas e equipamentos que estao grudadas nela????

  7. #7

    Padrão

    Uma coisa é certa sobre Pararaios, vc nunca saberá se o sistema de aterramento está dimensionado corretamente, pois não tem como prever qual a grandeza da descarga atmosférica que passara pelo seu sistema.
    Vc pode observar as operadoras de telefonia, que utilizam inúmeros sistemas de proteção tanto nas torres quanto no sistema elétrico e gastam muito dinheiro implementando isso, mas eu sempre me deparo com operadoras fora do ar. Já vi em uma cidade a Brtttt e Vlv000 ficar 4 dias sem telefone e internet, por causa de descargas atmosféricas.

    Eu penso que o a instalação de sistemas de pararaios, vc deve fazer utilizando o que vc tiver de melhor a sua disposição e sempre utilizando conhecimentos técnicos e cientificos e torcer para se cair um raio na sua torre que São Pedro mande ele bem de leve.

    Acho que todos do ramo já se depararam com equipamentos queimados por raios, eu msm já perdir muitos (antenas, cabos, radios, canopys, swithc, nobreak ). Não esquecendo que a qualidade da instalação e materiais do seu sistema de radio tem um fator muito grande sobre se o raio vai pro aterramento ou vai fritar seus equipamentos.
    Ao longo dos tempos mudei muito meu conceito sobre o modo de instalação de equipamentos, hoje sempre utilizo cabo FTP no lugar no UTP, sempre aterrando uma das pontas, antenas sempre 1,5m abaixo do ponto mais alto da torre, cordoalhas de cobre acima de 25mm², cabos de RF com no minimo um aterramento da blindagem, se for maior que 4m utilizo em cada ponta ou a cada 15m, rede eletrica so com aterramento e DPS, linha telefonica com MPR ou fusivéis de proteção e atteramento...