+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda ponto a ponto lento

    opa galera
    venho aki pedir ajuda, se possivel...
    to ficnaod doido aki, no trabalho, e o pessoal ta me pressionando, ta o bixo!

    bom, aki tenho um ponto a ponto, uns 600 m(visada) distancia.
    cada ponta com antena de grade + w254 aprouter.

    esse servico e tercerizado.

    bom, de um ponto a outro fica lento,
    faco o teste com bteste do mikrotik em 1 pc de cada lado,tanto como send ou receiver e da 2 a 2,7mega
    a 2.4hz modo b/g.

    esse ponto a ponto liga 2 redes.

    nos teste com btest da 2,5mega , pings sao de 8 a 15 porem ate o vnc fica lento.... internet,, tudo...


    temos outras unidades tb no mesmo esquema e ta tudo normal.

    chamamos a empresa tercerizada, ela veio fez um teste de banda viu q tav anormal, e foi embora...disse q o problema era alguma maquina com virus ou a rede interna, no dia seguinte fui com + 3 pessoa do trabalho e mechemos em maquina por maquina, q são umas 30, e tava tudo normal, mesmo assim atualizamod e limapmos tudo,etc...
    mesmo assim continuou, parti para o switch principal e deixei so o link direto em 1 pc da ponta ligando a outra rede...
    mesma coisa, pings a 10, sem perda, porem lento, vnc travando,ts sem abrir todo,etc... entao descartei possibilidade da rede interna. reiniciei os radios das pontas, não tem melhora nenhuma.
    dessas 30, 10 usam terminal service, onde tb fica lento.
    um detalhe importante eh q tem hora q fica lento, hora fica rapido + ultimanete ta ficando + lento e quase nunca rapido.
    tipo to ficanso sem ideia ja para tentar resolver esse problema.

    alguem tem uma ideia do q possa ser, ou pŕecise de + informações.

    pq tenho em mente q seja algo com link, ou antena, n sei...ja fiz todos os testes e nada...
    temos 10 unidades no mesmo esquema, todas caem pro mesmo roteador, + so essa unidade ta lenta.
    testes ja fiz de monte e nenhum descubro, ficando so o problema no link, + a empresa veio disse q tava normal.
    entao estamos nessa guerra,queria alguma informações para q eu podesse resolver ou entao dialogar com a empresa para resolve risso..

    agradeço a ajuda de todos
    Última edição por marcosasjr; 23-12-2009 às 15:09.

  2. #2

    Padrão

    Cara esse wr254 pra trafego de dados são orríveis mesmo, como a latência é boa não deve ser interferêcia, + por via das dúvidas muda as 2 antenas de polarização, é só virar cada uma, o ganho dessas antenas pra 600 metros é muito, + parece que seu problema não é com antena, faz os seguinte, muda a banda de b+g só pra B e em wireless/avançado, a taxa de dados muda de AUTO para 11, em potência de tx deixa aí em uns 150 ou 200mw, se não resolver muda os Aps pra aps mais robustos como nanostation por exemplo, e nem vai precisar de antena, ja vem com antena integrada aí sim tu vai perceber a diferença e a qualidade, se quiser continuar usando as antenas compra um par de bullet, são baratinhos e é quase a mesma coisa do nanostation, porémthroughput de até 100mb, os nanos são 25mb, outra coisa, quem provê seu link ou como o link chega até seu router?
    reveja isto tamb, se for por modem adsl esses modem são danados pra dar esses problemas de travamento e lentidão, só esse ano ja encostei uns 5 ou mais por aki, + como tem problemas tamb com o vnc não creio que seja o link, a não ser que não utilize só na rede interna, resumindo vc ta encrencado mesmo srsrs mas pode ser apenas algum detalhe simples de se resolver é só achar o botão certo e apertar. abraços!!

  3. #3

    Padrão

    Amigo, 2,5 mega pra 600 metros, é muito pouco.
    alem da polarização muda tbm de B/G para B e se não estiver só WDS muda tbm.
    600 metros com visada tem que dar full.

  4. #4

    Padrão

    Ha esqueci, muda tbm de tercerizadora, que tem coragem de dizer que esta tudo normal numa situação desta.

  5. #5

    Padrão

    esses dias tava com um problema parecido, o ping tava bom. so que o throughput tava muito baixo. isso que era em 5.8ghz com mikrotik. Era so interferencia. O Jaidamasceno falou em bota a potencia em 150mw ou 200mw. Tinhamos problemas com links e com clientes finais. Hoje todos equipamentos da nossa rede trabalham em 65mw sem encomoda. So foi baixa pontencia que melhor 100%. Ainda mais que é um link de 600m, temos links de mais de 9km em 65mw. Espero ter ajudado.

  6. #6
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão troka

    ola, amigo quer fazer uma coisa certa, joga fora os aprouter e compra 2 nanostation2 ou melhor ainda o nanostation5 vai muda da agua pro vinho, outra coisa se nao der pra troka tenke regula manualmente o ack do aprouter, tbm passei por isso, vc disse q o link tem +/- 800 mts bota o ack em 53 e vai testando quanto passa no link e alterando este valor ate conseguir um resultado bom, no meu caso aki regulando o ack melhoro muito. abraços e boas festas

  7. #7

    Padrão

    opa pessoal!
    obrigado pela ajuda de todos!
    bom ontem mesmo solocitei a empresa um tecnico para hj de 6 da manha, para reslvermos.
    Jaidamasceno> meu link eh de 2mb full da telemar, q fica no predio central.

    bom hj pela manha fiquei com o tecnico da empresa, e saimos mexendo, e da pra acreditar q a o kra nem sabia os ips dos radios... foi uns 30 min ele ligando pra empresa para a empresa procurrar os bendidos ips.
    bom depois de achar, mopstrei a ele a lentidao, mostrei a banda q tava em 2,5. e ele continou dizendo q tava otimo... e como o madrak falou ta na hora de mudar de terceirizada, pq desse jeito ate eu perco meu emprego...
    bom, mostrei a ele q n tava nada normal, conversamos,discutimos e ele continou vendo, e fui dando os detalhes q todos vcs ajudaram aki, n conseguimos mecher em antena por falta de equipamento para subir...
    mas mechemos nas config dos radios, em q ele mudou de canal, para o canal 5, onde erta o menos utilizado quando fizemos um site survey, e a potencia diminuimos para 150mw como jaidamesco comentou.
    com isso o link foi da agua pro vinho...
    se comportou totalmente diferente...
    tudo voltou a funcionar como era antes do aperreio. todos felizes qunado comecou o expediente....

    tudo ficou otimo, o throughput subiu para 3 e bateu 3,5 em alguns momentos.
    e na visita anterior dele, ate comentei sobre mudanca de canal, e ele disse q n tinah como ser,etcc... pq se foce interferencia de canal o ping nao ficava bom e throughput não ficava em 2.5, onde tb comentei pq tava baixo, ele disse q por conta dos radio, q n tinham tanto desempenho...etc...
    eu fiquei ate sem saber dizer, tenho conhecimento razoavel sobre wireless, + n tanto para bater de frente com um tecnico especializado, eu achava...
    vou tentar me aprofundar + para n ter problemas futuros.
    tb ja tou providenciando a mudanca desses radios para 5.8, temos outras 2 unidades q possuem nanostation5 e ate esqueco deles, pq nunca dao problemas...

    muito obrigado a todos pela ajuda. foi de muita + muita utilidade. para resolver esse problema...
    + uma nova experiencia para para mim, vivendo e aprendendo ehhe

    desejo a vcs um feliz natal!

  8. #8

    Padrão

    Que potencia estava antes os radio?
    Última edição por juliocfs; 26-12-2009 às 12:47.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosasjr Ver Post
    opa pessoal!
    obrigado pela ajuda de todos!
    bom ontem mesmo solocitei a empresa um tecnico para hj de 6 da manha, para reslvermos.
    Jaidamasceno> meu link eh de 2mb full da telemar, q fica no predio central.

    bom hj pela manha fiquei com o tecnico da empresa, e saimos mexendo, e da pra acreditar q a o kra nem sabia os ips dos radios... foi uns 30 min ele ligando pra empresa para a empresa procurrar os bendidos ips.
    bom depois de achar, mopstrei a ele a lentidao, mostrei a banda q tava em 2,5. e ele continou dizendo q tava otimo... e como o madrak falou ta na hora de mudar de terceirizada, pq desse jeito ate eu perco meu emprego...
    bom, mostrei a ele q n tava nada normal, conversamos,discutimos e ele continou vendo, e fui dando os detalhes q todos vcs ajudaram aki, n conseguimos mecher em antena por falta de equipamento para subir...
    mas mechemos nas config dos radios, em q ele mudou de canal, para o canal 5, onde erta o menos utilizado quando fizemos um site survey, e a potencia diminuimos para 150mw como jaidamesco comentou.
    com isso o link foi da agua pro vinho...
    se comportou totalmente diferente...
    tudo voltou a funcionar como era antes do aperreio. todos felizes qunado comecou o expediente....

    tudo ficou otimo, o throughput subiu para 3 e bateu 3,5 em alguns momentos.
    e na visita anterior dele, ate comentei sobre mudanca de canal, e ele disse q n tinah como ser,etcc... pq se foce interferencia de canal o ping nao ficava bom e throughput não ficava em 2.5, onde tb comentei pq tava baixo, ele disse q por conta dos radio, q n tinham tanto desempenho...etc...
    eu fiquei ate sem saber dizer, tenho conhecimento razoavel sobre wireless, + n tanto para bater de frente com um tecnico especializado, eu achava...
    vou tentar me aprofundar + para n ter problemas futuros.
    tb ja tou providenciando a mudanca desses radios para 5.8, temos outras 2 unidades q possuem nanostation5 e ate esqueco deles, pq nunca dao problemas...

    muito obrigado a todos pela ajuda. foi de muita + muita utilidade. para resolver esse problema...
    + uma nova experiencia para para mim, vivendo e aprendendo ehhe

    desejo a vcs um feliz natal!
    Cara graças a Deus que resolveu, + pow mano 2mb full, e fazer ponto à ponto com Ap-router aí é mole hehehe, muda aí tudo pra nanostation cara aí sim vai aproveitar esse 2mb em full de verdade!
    Boas festas e que Deus continue abençoando a vc e a galera aí da empresa, abraços!

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosasjr Ver Post
    opa pessoal!
    obrigado pela ajuda de todos!
    bom ontem mesmo solocitei a empresa um tecnico para hj de 6 da manha, para reslvermos.
    Jaidamasceno> meu link eh de 2mb full da telemar, q fica no predio central.

    bom hj pela manha fiquei com o tecnico da empresa, e saimos mexendo, e da pra acreditar q a o kra nem sabia os ips dos radios... foi uns 30 min ele ligando pra empresa para a empresa procurrar os bendidos ips.
    bom depois de achar, mopstrei a ele a lentidao, mostrei a banda q tava em 2,5. e ele continou dizendo q tava otimo... e como o madrak falou ta na hora de mudar de terceirizada, pq desse jeito ate eu perco meu emprego...
    bom, mostrei a ele q n tava nada normal, conversamos,discutimos e ele continou vendo, e fui dando os detalhes q todos vcs ajudaram aki, n conseguimos mecher em antena por falta de equipamento para subir...
    mas mechemos nas config dos radios, em q ele mudou de canal, para o canal 5, onde erta o menos utilizado quando fizemos um site survey, e a potencia diminuimos para 150mw como jaidamesco comentou.
    com isso o link foi da agua pro vinho...
    se comportou totalmente diferente...
    tudo voltou a funcionar como era antes do aperreio. todos felizes qunado comecou o expediente....

    tudo ficou otimo, o throughput subiu para 3 e bateu 3,5 em alguns momentos.
    e na visita anterior dele, ate comentei sobre mudanca de canal, e ele disse q n tinah como ser,etcc... pq se foce interferencia de canal o ping nao ficava bom e throughput não ficava em 2.5, onde tb comentei pq tava baixo, ele disse q por conta dos radio, q n tinham tanto desempenho...etc...
    eu fiquei ate sem saber dizer, tenho conhecimento razoavel sobre wireless, + n tanto para bater de frente com um tecnico especializado, eu achava...
    vou tentar me aprofundar + para n ter problemas futuros.
    tb ja tou providenciando a mudanca desses radios para 5.8, temos outras 2 unidades q possuem nanostation5 e ate esqueco deles, pq nunca dao problemas...

    muito obrigado a todos pela ajuda. foi de muita + muita utilidade. para resolver esse problema...
    + uma nova experiencia para para mim, vivendo e aprendendo ehhe

    desejo a vcs um feliz natal!

    Que bom que resolveu o seu problema... mas queria ainda deixar minhas opiniões sobre a questão e centralizar algumas opiniões que já foram ditas aqui...

    Antes de mais nada, se vc tiver a oportunidade de ter nano5, ótimo, certamente vai ser melhor, o equipamento é muito melhor... então a conexão vai ter de ser muito melhor... Mas pelo que percebi, os APRouter tmb atendem sem problemas a sua demanda, então se quizer ficar com eles, tranquilo, só recomendo o seguinte:

    1º 600m, 2.5Mbps de thoughput é muuuuito pouco!!! mesmo os 3,5Mbps, e mesmo nos APRouter WR254... o rádio pode não ser dos melhores, mas tmb não é tão ruim assim, já usei alguns e não lembro de ter feito um link tão ruim com eles, aliás com rádio nenhum, não em ponto a ponto;

    2º Verifique se os rádios estão em modo WDS, para os APRouter isso vai fazer uma diferênça gigantesca... WDS e não tem outro;

    3º Potência! Os APRouter, apartir de 100mW começar a distorcer o próprio sinal causando uma coisa que a gente chama de interferência mutua... se vc deixou um 150mW, baixe no mínimo até 100mW, embora para 600m 32mW já deve ser mais do que suficiente... no seu caso eu começaria testando 32mW e depois 63mW, e usaria o que ficou melhor. Mas nunca em hipótese nenhuma a mais de 100mW;

    4º ACK Timeout. O ajuste de ACK vai melhorar o link em 1000% em alguns caso, e não é exagero... Como um amigo acima já disse, comece em 53 (nas duas pontas) e vai diminuindo (sempre medindo throughput e latência), dai o que valor que ficar melhor use;

    5º Mudar a polarização ajuda no caso de interfência, então se for seu caso, mude (parece que era)... Escolher o canal com menos interferência é essencial tmb, claro! lembre-se que os canais próximos tmb se interferem, apenas os canais 1, 6 e 11 não se interferem... para entender isso melhor veja: Como Escolher o Melhor Canal WiFi

    6º Use banda G! A banda B vai lhe dar no máximo uns 7-8 Mbps... e no G vc vai conseguir chegar a uns 15 pelo menos... eu fiz um link de 800m com esses APRouter e passava 20Mbps e ele não tava dos melhores...

    7º Atente sempre para os pigtails, os cabinhos que ligam a antena ao rádio... se eles não estiver perfeitos e desempenho é altamente afetado... se puder trocar os 2 (um de cada ponta) seria o ideal... e como eu disse, cuidado, todos eles são muito senssíveis...

    Bom, acho que é isso... talvez esteja esquecendo alguma coisa, mas são algumas dicas que com certeza já vão mudar muito a conexão ai...