Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fmn127
    Visitante

    Padrão Duvidas de melhor custo x beneficio com nanostation 2

    Boa tarde,

    Estamos trabalhando em uma projeto para dobrar nossa área de cobertura, portanto gostaríamos de soluções mais baratas, mas com equipamentos de qualidade.

    Atualmente utilizamos painéis EMCTEST 15 dbi, Rb433, Cartão 52H e a qualidade é ótima, porém os preços que matam.

    Observando a qualidade do Nano Station que utilizamos em alguns clientes, pensamos em utilizar Nano Station 2 como modo AP e implantar nos POPs, e com o ponto a ponto em nano 5, ou seja, converter PTP 5.8 em 2.4 para clientes. É possível?

    Quantos clientes simultâneos conseguiríamos em cada Nano Station 2?
    Queremos atender clientes até 2KM das torres, será que atenderia bem?
    Quantos Nano Station 2 precisaria para atender 360° e qual configuração deve ser feita?

    Alguém já trabalhou com esses equipamentos dessa forma ou e teria alguma sugestão melhor?

    O que acham do Power Station 2, alguém já usou? Caso a solução apresentada acima esteja boa, o Power Station 2, atenderia também?

    Obrigado a todos.
    Última edição por fmn127; 23-12-2009 às 18:35.

  2. #2

    Padrão

    to saindo pro trampo por isso vou responder rápido...

    quanto de receita você consegue com cada pop que abre?

    e quanto custa esse pop atualmente com mikrotik?

    creio que é muito barato se pensar dessa forma!

    abraços

    p.s. vou acompanhar o tópico.

  3. #3

    Padrão

    Bom dia amigo,

    Quantos clientes vc atenderá em cada POP? Eu nunca usei o nano station como ap, mas pelos relatos que ouvi as opiniões ainda são um pouco divididas. Tem uns que falam maravilhas, outros nem tanto. Mas acho que cada NS aguentaria uns 15 clientes com folga, dependendo da velocidade de cada um é claro.
    Para vc atender uma área de 360° vc irá precisar de 6 NS, eles vem com antena integrada de 60°. Tem até uns clusters para isso, com os 6 NS devidamente fixados. Como essas antenas de 60° sempre estrapolam um pouco essa área de cobertura, os colegas que usam muitos NS juntos optam pela opção de ativar o Noise Imunity (se não me engano), isso diminui a interferencia sofrida por outras antenas ao redor do NS.
    Ponha na ponta do lapis o quanto vc irá gastar com cada solução, NS 2 X RB. Se for para atender poucas pessoas e um retorno baixo, tente uma solução mais barata. Agora se for para atender muitas pessoas, ou uma área em expansão, gaste agora um pouco mais e economize no futuro, pois não precisará trocar toda sua estrutura se o número de clientes aumentar.

    Abçs e um feliz natal.

  4. #4

    Padrão

    Ola

    Não utilize Nano como AP, vai atender de 10 a 15 clientes com qualidade. O Nano é ótimo como cliente e para PTP. Já trabalhei com o PowerStation5 como AP e tbem não passou de 15 clientes.

    Continue trabalhando com RB e Cartoes MiniPci, os equipamentos hoje em dia não são tão elevados é um ótimo custo/benefício

    Att.

  5. #5
    Plugmg
    Visitante

    Padrão

    Estou pensando em atender nessa media mesmo de no maximo 15 clientes por nanostation2, mas preciso saber se conseguirei uma boa qualidade com os 15 connectados ao msm tempo, e se conseguirei atender ate 2 Km da torre, tenho uma concorrente aki q de tao ruim, ela consegue ter interferencia na sua propria rede, nos impossibilitando de atender clientes em regioes muito distantes, entao por isso pensei em colocar nanos para AP pq ai conseguiremos colocar mais pops e com isso mais perto dos clientes daria menos problemas, caso precise de trocar os nanos por rbs futuramente, poderei coloca los para clientes.

    Entao preciso saber se consigo boa qualidade com nanos ap para 15 clientes simultaneos no maximo, se alguem ja usa ou conheçe quem usa quais os pros e contras desse sistema BBB, bom bonito e barato.

    Entao falando do powerstation, seria a mesma coisa do nano?
    Qual a diferença deles?

    Abraços

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Pois é... nunca usei nano em modo AP, mas tmb acho que o negócio é colocar na ponta do lápis... como o amigo acima disse, 6 nanos para 360º... acaba pesando... no fim vale a pena manter o que vc já conhece (digo isso no sentido de que vc vai continuar com a mesma topologia de equipamentos)...

  7. #7

    Padrão

    deixe o mk somente para controle (servidor)
    coloque 5 nano que ja ira cobrir os 360 graus... tranquilamente
    tera mais potencia, processamento.. ja q cada nano so ira se preucupar em fazer seu servico (AP).

  8. #8
    Plugmg
    Visitante

    Padrão

    Bem, obrigado pelas dicas, minha meta seria a seguinte, gasto atualmente 5000 reais para montar cada pop 360°, graus com RBs e paineis 90°, com os nanos isso ficaria 1600 reais, com os msm 360°, entao minha meta seria atender inicialmete em torno de 10 a 15 clientes por nano se caso precise aumentar isso trocarei por rbs, ate la ja terei capital para isso, e os nanos colocarei para usar em clientes entao nao perderei nada.
    Minha dúvida seria, prestarei um serviço com a mesma qualidade que tenho com RB's?
    Tem algum problema de queda e lentidao da conexao colocando apenas 15 clientes em cada nano ap?
    Qual distancia conseguirei atender clientes?

    Abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    deixe o mk somente para controle (servidor)
    coloque 5 nano que ja ira cobrir os 360 graus... tranquilamente
    tera mais potencia, processamento.. ja q cada nano so ira se preucupar em fazer seu servico (AP).
    E se não for muito distante dá para colocar até 4, pois eles abrem bem mesmo. E pelo que tenho usado aqui na idéia de micro-células, os nanos de encaixam bem.
    Quando se fala em células, eu já não imagino 2km, mas menos que isso. Coisa de 1km.
    Talvêz porque na minha cidade dá 4km de ponta a ponta.
    A idéia é ter vários pontos para deixar todo mundo bem próximo. Deste modo seu sinal sempre deverá ser bem maior que a interferencia dos concorrentes.
    E inclina bem os Nanos para não interferir nos seus próprios pops.

    Já para 2km, não dá para chamar de micro-célula e daí acho que precisa mesmo de 5 ou até 6.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bauer Ver Post
    Ola

    Não utilize Nano como AP, vai atender de 10 a 15 clientes com qualidade. O Nano é ótimo como cliente e para PTP. Já trabalhei com o PowerStation5 como AP e tbem não passou de 15 clientes.

    Continue trabalhando com RB e Cartoes MiniPci, os equipamentos hoje em dia não são tão elevados é um ótimo custo/benefício

    Att.
    Se APs comuns aguentam de 25 a 30, os NS2 tbm aguentar e deve ficar melhor ainda.

  11. #11

    Padrão

    Bom... como sempre falei e vou repetir novamente, que se funciona? funciona sim! Porém não seria o ideal para provimento profissional de acesso á internet, não dizendo que quem usa é amador, mas o NanoStation como o próprio nome já diz é uma estação/CPE, indicada exclusivamente para o cliente final, mas isso não impede seu uso como AP para provimento de acesso, porém o fará com certas limitações que pelo menos no meu caso, faz uma enorme diferença. Tudo é questão de colocar na ponta do lápis, porém existem coisas que são lógicas e nem precisa de muito calculo para se chegar á um resultado. Abraços!!!

  12. #12

    Padrão

    Troque a Rb433 por RB411A, fiz isto aqui com POPs pequenos. Parar gastar pouco utilize um divisor com 4 setoriais Aquarios de 12 dbi.

    A medida que for crescendo o numero de clientes vc vai tirando as antenas do divisor e adicionando outra RB411A.

    Custo da solução : R$ 2.000,00.

  13. #13

    Padrão

    6 nanostations instaladas por R$ 1600,00 ?? Então se atende bem 15 clientes por nano, você atenderá 90 clientes com R$ 1600,00, qual o custo disso pra atender 90 clientes com RBS com 360 graus de abertura? pra começo de um POP está exelente, como você disse as nanos não vão pro lixo você aproveita elas em cliente depois e você pode traçar uma meta, quando o POP estiver com X clientes troca por RBS e pode até migrar as nanos pra outro bairro facin facin...

  14. #14
    Plugmg
    Visitante

    Padrão

    Mto bom pessoal, alguem tem mais alguma sugestao?
    Aquele outro equipamento da ubiquiti o rocket, ou o powerstation daria melhor resultados?
    Alguem ja testou esses?
    O problema q não sao homologados ainda ne...

    Abraços

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Bom... como sempre falei e vou repetir novamente, que se funciona? funciona sim! Porém não seria o ideal para provimento profissional de acesso á internet, não dizendo que quem usa é amador, mas o NanoStation como o próprio nome já diz é uma estação/CPE, indicada exclusivamente para o cliente final, mas isso não impede seu uso como AP para provimento de acesso, porém o fará com certas limitações que pelo menos no meu caso, faz uma enorme diferença. Tudo é questão de colocar na ponta do lápis, porém existem coisas que são lógicas e nem precisa de muito calculo para se chegar á um resultado. Abraços!!!
    eu discordo
    a performace dos nano sao execellentes
    no nano 2 conseguimos o mesmo trafego que nos cartoes (trafego entre 4-7 megas).
    alem de que, com a nano vc nao precisaria colocar paineis


    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    Troque a Rb433 por RB411A, fiz isto aqui com POPs pequenos. Parar gastar pouco utilize um divisor com 4 setoriais Aquarios de 12 dbi.

    A medida que for crescendo o numero de clientes vc vai tirando as antenas do divisor e adicionando outra RB411A.

    Custo da solução : R$ 2.000,00.
    desculpa amigo
    mas so pelo fato de se falar em divisor... estrago tudo.
    divisor nao se dividi apenas o sinal em 2-4 antena... mas tbm dividi a potencia do sinal, a qualidade...
    alem de que, um pop com nano se gastaria a mesma coisa e com mais qualidade.

    Citação Postado originalmente por angelodn Ver Post
    6 nanostations instaladas por R$ 1600,00 ?? Então se atende bem 15 clientes por nano, você atenderá 90 clientes com R$ 1600,00, qual o custo disso pra atender 90 clientes com RBS com 360 graus de abertura? pra começo de um POP está exelente, como você disse as nanos não vão pro lixo você aproveita elas em cliente depois e você pode traçar uma meta, quando o POP estiver com X clientes troca por RBS e pode até migrar as nanos pra outro bairro facin facin...
    eh verdade, nano nao sera perdida... se nao gostar, podera migrar para outra solucao e reaproveitar as nano
    mas acho q depois que instalar, dificilmente fara isso.

  16. #16

    Padrão

    Outro fato a ser testado, as nanos trabalham com polarização dupla o que melhora muito no caso de links ptp, você pode se aproveitar dessa qualidade na ligação com seus clientes desde que eles também utilizem nanos, unico fator ruim é que por ser dupla polarização ela causa interferencia em ambas as polarizações em todo seu raio de alcance, digamos que ela fecha o canal em todo o raio.

  17. #17

    Padrão

    Fico com medo desses divisores, a ROE (relação de ondas estacionárias) gerada por ele pode comprometer muito mais que apenas a divisão do sinal, além do mais o ruido captado pela antena pode ser multiplicado por 4 (o sinal transmitido é dividido por 6 no caso de um divisor por 4, a conta sempre pende a mais devido a roe gerada pelo próprio divisor, e o ruido captado é multiplicado por 4 devido a se ter 4 antenas captando ruido de todo lado) resultado pode ser pior que uma omini bem calibradinha, ou até você colocar 2 setoriais uma de costas pra outra com 2 rbs o residuo de sinal lateral cobre a área melhor que um divisor.

    Ainda não entramos em um segundo problema causado em se ter 4 antenas na mesma rb, com 4 antenas lá encima um cliente se conecta na rb ele está de frente para a antena 1, e de lado pra antena 2 e 3, mesmo assim as antenas 2 e 3 trasmitem e recebem o emsmo sinal, o divisor é passivo logo não seleciona que determinada antena deve atender determinado cliente, todas as antenas fazem o mesmo trabalho ao mesmo tempo, mas a antena 1 está meio metro mais próximo do cliente que as antenas 2 e 3, isso gera um atraso no sinal transmitido e recebido lateralmente pelas antenas 2 e 3 em relação a antena 1, em casos graves dependendo desta distancia causa um cancelamento de sinal ou atenuação do mesmo este sinal atrazado vira ruido na placa.

    Em tv isso acontece (reflexão, atrazo) e se reflete nos fantasmas que vemos na imagem a modulação usada pelo wireless tende a diminuir este efeito mas mesmo assim é presente e detona seu sinal. Mas a frequencia altissima tende a piorar as coisas, muito cuidado com 2, 4 antenas com divisores passivos.

    Esses divisores surtem efeito em antenas empilhadas verticalmente todas iguais e direcionadas para o mesmo lado, com antenas de 12dbi pode-se empilhar 4 e fazer com que funcionem como apenas 1 antena de 24dbi por exemplo e 120 graus de abertura, estações de radio e tv utilizam de um expediente parecido, na torre deles sempre tem 8 a 12 antenas de transmissão que parecem grampos que são ligados atravez de um divisor desses no transmissor.
    Última edição por angelodn; 28-12-2009 às 15:18. Razão: melhorias

  18. #18

    Padrão

    E nestes sistemas de transmissão as antenas ainda precisam estar em fase. Com isso eles conseguem melhorar o lóbulo de irradiação e o alcance. Mas deixar em fase em 2.4 deve ser um "parto".

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    eu discordo
    a performace dos nano sao execellentes
    no nano 2 conseguimos o mesmo trafego que nos cartoes (trafego entre 4-7 megas).
    alem de que, com a nano vc nao precisaria colocar paineis



    desculpa amigo
    mas so pelo fato de se falar em divisor... estrago tudo.
    divisor nao se dividi apenas o sinal em 2-4 antena... mas tbm dividi a potencia do sinal, a qualidade...
    alem de que, um pop com nano se gastaria a mesma coisa e com mais qualidade.


    eh verdade, nano nao sera perdida... se nao gostar, podera migrar para outra solucao e reaproveitar as nano
    mas acho q depois que instalar, dificilmente fara isso.
    Não questionei a perfomance dos Nanos2, mas você acha que um Nano consegue processar mais pacotes por segundo do que um miniPCI em uma RB?

    Qual a diferença entre 1(um) cliente sózinho trafegando 10MB em um equipamento e 30 clientes trafegando ao mesmo tempo os mesmos 10MB no mesmo equipamento?

    Será então que um XR5 + RB600 + OIW33 que consegue brincando dá seus 20 á 30MB, é a mesma coisa de eu ter um rádio como SIAE, Ceragon, Comba, Nec Passolink ou até mesmo um Motorola Backhaul? Será que á unica coisa que os diferencia é o fato dos rádio acima citados serem em frequência altas e exclusivas? Acredito eu que não!

    Acho um equivoco muito grande achar que um equipamento ai deu 10MB, 20 ou 30MB, comparar com equipamentos dedicados para tais finalidades.
    Última edição por jociano; 28-12-2009 às 17:12.

  20. #20

    Padrão

    Todos sabemos que a capacidade de processamento de nano ñ e lá essas coisas, mais se colocarmos uma rb, e nessa rb ligados os nano em bridge, não conseguiriamos amenizar um pouco esse fator de processamento???

    Fica ai minha dúvida.

    Att.Juliano.