+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Linguagem do futuro

    Quero começar a aprender uma linguagem de programação, mas tenho duvidas em qual linguagem aprender....

    Penso...

    PRIMEIRAMENTE, em alguma linguagem voltada pra softwares comerciais(financeiro, estoques, ordens de serviços, etc) que me de bastante suporte pra rede/net(pois hoje as empresas, matriz e filiais estao sempre interligadas).

    SEGUNDAMENTE(rs) uma linguagem voltada aos portateis(celulares etc)


    Nao quero aprender uma liguagem que ja esta ultrapassada(pra nao perder tempo mesmo)

    Que linguagem vcs me aconselham ????

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Infelizmente, para isso eu recomendo Java... "Portátil", "multi-plataforma", boa interface com a rede e banco de dados.

    (Primeira regra de um programador C/C++: Odiar Java)

  3. #3

    Padrão

    Para este quesito, só conheço JAVA.
    Mas C#, Delphi, VB.net também podem ser usados para a aplicação do primeiro tipo com total produtividade.

    Nenhuma linguagem é ultrapassada, são utilizadas de acordo com a necessidade, bancos ainda usam predominantemente COBOL e FORTRAN (não tenho certeza quanto à segunda).

    Eu gosto muito de C++, só que a programação é feita toda "na unha", mas qualquer sistema operacional é desenvolvido com ela (e com C e assembly), jogos de consoles e PC são desenvolvidos em C/C++.

    Não detesto Java por gostar de C++, detesto Java porque o ambiente (eclipse) é pesado pacas, além disso, não sei usar essa porcaria e o fonte tem que ter o nome identico à classe que dá nome ao programa, em outras linguagens isso pouco importa. Por isso prefiro usar C# para ter produtividade e C++ pra desenvolver outras porcarias.

    Em web uso ASP e PHP.

  4. #4
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Eclipse... Eu migrei para Netbeans (em java também, porém senti que é mais rápido :P)

    Hoje em dia existe um mito que java é lento. Bom, após adicionar umas 200 linhas de otimização no 'compilador' java, muitos falam que é bem próximo a velocidade do C...

    -----------
    Voltando ao assunto: Use Java.

    P.S.: também odeio C# :P

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post

    Não detesto Java por gostar de C++, detesto Java porque o ambiente (eclipse) é pesado pacas, além disso, não sei usar essa porcaria e o fonte tem que ter o nome identico à classe que dá nome ao programa, em outras linguagens isso pouco importa. Por isso prefiro usar C# para ter produtividade e C++ pra desenvolver outras porcarias.

    Em web uso ASP e PHP.

    Quer dizer que apenas porque o eclipse é pesado e os fontes levarem o mesmo nome da classe contida no arquivo é o motivo de você preferir usar C#? Desculpe, isso é um argumento nem um pouco válido, se você acha que a IDE é pesada, use outra; quer usar algo leve? use o VIM :P e com relação ao nome dos fontes, é tudo questão de como a linguagem é implementada.

    Respondendo a pergunta da thread...... Java ou Python.

  6. #6

    Padrão linguagem de programacao

    Olha soh, independente da linguagem que vc escolher, pense nos seguintes itens que os sistemas que vc pretende fazer obrigatoriamente tem que ter se forem destinados a comercio. Sistemas de vendas, principalmente que envolvem o consumidor final, vc precisara ter TEF, tambem ira precisar ter familiaridade com NFE ( nota fiscal eletronica ), tanto na parte de envio de NFE como tambem na parte de recepcao, se pretender vender seu sistema a farmacias, ira precisar de SNGPC, nao podendo esquecer tambem que terá quer trabalhar com impressoras fiscais.
    Com isto exposto, recomendo vc dar uma olhada em sites de fabricantes de impressoras fiscais ( Elgin, Bematech, Sweda, Daruma ) , integradores de tef ( softwarexpress, sevenpdv, pay&go, direcao, sixnet ), sites do governo que implementam webservices ( nfe, sngpc, farmacia popular ), e ver para quais linguagens de programacao existem mais componentes prontos para estas tarefas.
    Dependendo da questao de ser executado na net, vai estar relacionado com o banco de dados que vc escolher usar ( mysql, postgres, oracle, ms sql server, informix, db2 e afins ), pois existem questoes sobre como sera implementada a conexao entre matriz e filias, se o aplicativo sera executada em navegador, se a conexao entre matriz e filias sera via vpn ou rede privativa frame-relay ( algumas operadoras de telefonia fazem isto para vc, mas cobram o olho da cara ). Estas informacoes determinarao como o sistema devera ser implementado

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mdcsp Ver Post
    Quero começar a aprender uma linguagem de programação, mas tenho duvidas em qual linguagem aprender....

    Penso...

    PRIMEIRAMENTE, em alguma linguagem voltada pra softwares comerciais(financeiro, estoques, ordens de serviços, etc) que me de bastante suporte pra rede/net(pois hoje as empresas, matriz e filiais estao sempre interligadas).

    SEGUNDAMENTE(rs) uma linguagem voltada aos portateis(celulares etc)


    Nao quero aprender uma liguagem que ja esta ultrapassada(pra nao perder tempo mesmo)

    Que linguagem vcs me aconselham ????
    amigo, linguagem de rápido desenvolvimento e rápido aprendizagem recomendo o delphi 7 pra cima, é muito comercial mas em dispositivos moveis só roda com windows, java é mais complicado de se aprender, mas quando é mais portatil e é bom para aplicações web (servidor, páginas e etc.), mas também tem .net da microsoft, que mescla o melhor do java com delphi, e é muito nova e interativa. mas recomendaria começar pelo delphi. pelo menos to fazendo assim...