+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Mikrotik + WLA-5000AP

    Ola!
    Venho a um mês +/- pesquisando como montar um Ponto de acesso para alguns amigos e alguns clientes!!! No maximo 25!

    Já tenho algumas pessoas conectadas via cabo sem nenhum gerenciamento! + no wireless to começando agora, tenho 6 clientes em vista!!

    Equipamentos que tenho em minha rede hj:
    Rack 5u
    Switch 24 portas da Furukawa 3024b: Switch 3024B Workgroup
    Patch panel: 24 portas Cat5e
    Modem e switch: LinkSYS WAG200G

    Hoje em dia o Switch esta desligado pois só estou usando o modem!

    Queria fazer um esquema tipo assim:

    https://under-linux.org/attachment.p...1&d=1262066082

    Equipamentos q eu compraria:
    Wireless tada em 5.8ghz

    MiKroTik - ROUTERBOARD RB-450G 94,00 us flytec.com.py
    AIR LIVE AP WLA-5000AP 85,00 us flytec.com.py

    HG5812U-PRO ANTENA HYPER 5,8GHZ OMNI 12DBI 283,00 NovaNetWork



    POE NAC M/F 2 ADAPTADOR POE - RJ45 M/F 13,90 NovaNetWork


    Usaria essa RB pois se a coisa ficar grande coloco ela na torre com 3 setorias da Ubiguiti e os Rocket M5

    Agora a duvida:

    Como gerenciaria isso tudo????
    Oque usaria no mikrotik para gerenciar a rede, tanto cabeada quanto wireless para os clientes não se enxergarem? Com controle de banda e tals?

    E quais serviços do MK que devo usar para que futuramente não mi atrapalhe a fazer ups nas duas redes!!
    Qual seria o melhor modo de gerencias os clientes: PPPoE, Bridged ou hotspot (hotspot não sei nem como funciona =P)


    Caso a rede passe dos 25 clientes tenho uma placa mãe com 2gb de memória: ta faltando Processador Intel 775, hds e fonte!!

    Por isso optei pelo MK que vai mi sair + barato!! e que futuramente vai pra torre como ponto de rede pros Rocket M5 e as antenas 120°...

    Dai monto o pc pra entrar no lugar da RB com cache full e tudo +!!!

    Pergunto no modo q esta a foto como coloco a rb pra fazer o gerenciamento e não o ap!! é vantagem???
    Nos clientes usaria nano estation loco 5 ou M5!!

    Dês de já agradeço a todos do fórum!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto-ADSL.jpg
Visualizações:	665
Tamanho: 	73,3 KB
ID:      	6400  

  2. #2

    Padrão

    o correto é que tudo passe pela RB.

    o wla-5000ap é um ótimo rádio, mas fique atento, se não me engano, sua homologação é apenas para uso com a antena dele, e tem vários que não são homologados.

    Se possível comece logo com a RB gerenciando os rádios, com cartão mini-pci.

    E fique atento á legislação, o que você quer fazer, requer outorga da Anatel.

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    o correto é que tudo passe pela RB.

    o wla-5000ap é um ótimo rádio, mas fique atento, se não me engano, sua homologação é apenas para uso com a antena dele, e tem vários que não são homologados.

    Se possível comece logo com a RB gerenciando os rádios, com cartão mini-pci.

    E fique atento á legislação, o que você quer fazer, requer outorga da Anatel.

    Abraços

    Sim sim sei que requer scm e coisas a +!!!

    Vo legalizar tudo + futuramente!!! queria saber se desse modo funciona legal!!

    ou se teria algum firmware para o WAG200G com controle de banda????
    Última edição por morpheus; 29-12-2009 às 19:14.

  4. #4

  5. #5

    Padrão adicion aí

    me adiciona aí cara q posso te ajudar!

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Mikrotik + WLA-5000AP

    Amigos do fórum...

    Aproveitando o lance... assim como o usuário morpheus, tenho tb um roteador LinkSYS WAG200G que está em bridge, recebendoo sinal por cabo de uma das saídas de um ap router...

    Se eu quisesse usar este roteador como ap, quantos usuários ele suportaria? É possível trocar o firmware original do linksys pelo firmware do ap router? Achei conexão dele é bem estável...

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 03-03-2011 às 20:53.