+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Hotspot - Conecta mas não navega

    Boa tarde pessoal, este é o meu 1º post, andei pesquisando e lendo os materiais no forum e gostaria de parabenizar vocês pelo ótimo trabalho.

    Sou iniciante em MK, possuo um rede a qual controlo hoje apenas com um accesspoint Ovislink - Airlive e estou realizando alguns testes com a versão 2.9.6 crack para após isso modificar minha estrutura atual.

    Consegui configurar o acesso à internet (modem > MK > Access point), modem roteado, mk com 2 interfaces lan rodando em uma máquina virtual, porém já estou à 2 dias apanhando com o hotspot.

    Consegui configurar, cadastrei um usuário de teste, porém não consigo navegar...em algumas tentativas apareceram os erros Error: 504 Gateway Timeout , outras vezes página não pode ser exibida..

    Estou utilizando o windows7 e o status que apresenta é que há acesso à internet porém não consigo pingar para nehum site inclusive quando tento de dentro do MK.

    Quando desabilito o hotspot, o acesso volta ao normal..

    Pelo que vi em alguns posts pode ser regra de firewall, nat ou algum bug, porém não estou conseguindo identificar. Pelo que vi também, vocês não tem bola de cristal (rs) então estou postando o export do MK.

    Conto com a ajuda de vcs.

    Desde já obrigado
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão

    Pessoal, ainda não consegui..
    Alguem se habilita?

  3. #3

    Padrão

    Ola alan.. vamos por partes..
    Se você seguiu a risca o manual passo a passo que tem aqui nos wiki do under tinha que ter funcionado!!

    Se você não seguiu esse manual da uma olhadinha na parte do wiki que tenho certeza que o sucesso é absoluto..

    So tome cuidado com esse seu ap.. tem que estar em bridge.. e o gatway de sua rede sera seu mikrotik...

    Novamente da uma olhada la no passo a passo.. se não conseguir vou olhar suas regras e tentar resolver isso ai...

    Abraço

  4. #4

    Padrão

    Alan, boa noite!

    Já deu uma olhada neste Wiki e reveu suas configurações?

    Veja:

    Mikrotik - UnderLinux Wiki

    http://www.ankaa.com.br/drivers.php



    Sorte!

  5. #5

    Padrão

    Olá pessoal obrigado pelas respostas.
    Então a única coisa que tem de diferente é que meu gateway é meu modem e não o mk.
    Para DHCP usei o dhcp relay no mk, assim meu modem distribui os IPs e dns setei os dns do uol.
    quanto conecto sem hotspot navega normal e ele pega o gateway que defini, o modem... conexão não cai, velocidade normal, ping...testei um dia inteiro e é como se estivesse diretamente conectado no modem.

    Então o hostspot só funciona se o mikrotik for o gateway? teria que passar meu modem para bridge e fazer pppoe pelo mk?

    será que não é nehuma regra de firewal ou nat que fiz errado?

    Não queria fazer isso pois esse modem (linksys) tem 4 portas as quais tem 3 micros conectados + o AP.


    No aguardo de mais esclarecimentos, obrigado

  6. #6

    Padrão

    alan coloca sem moden em bridge e o MK fazendo o PPPOE e seja feliz na verdade o MK nada mais é que um router e é melhor que o moden para fazer o DHCP

  7. #7
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    ok, obrigado.

    vou fazer as configurações e no fim de semana posto aqui os resultadosleu

    alguem chegou analizar o export? Só para eu saber se as configurações nat e firewall são essas mesmo



    valeu!!

  8. #8

    Exclamation

    Pessoal boa noite.
    Estou de volta para postar os resultados dos testes que fiz fds.

    bom, conforme orientação de vocês, deixei o modem em bridge, e fiz a discagem PPPoE (que por sinal demora para conectar), porém o problema ainda persiste...sem hotspot navega e com hotspot não navega.
    lembrando que na interface dos clientes lan que nomeei como Lan-AP, se eu a selecionar no setup do hotspot, o hotspot fica com u m"I" de invalid...sendo assim sempre tenho que selecionar minha bridge porque a internet só funciona com a bridge pois tenho 2 placas nomeadas como Wan-modem e Lan-APe se não as coloco na "port" da bridge não da certo.
    não sei o que pode estar errado...coloquei o mk como dhcp server, quando conecto nele a máquina pega ele como gateway e o dhcp distribui normalmente e consigo navegar na internet (sem hotspot)
    é só habilitar o hotspot que para de funcionar tudo...será que é bug de versão (conforme já disse uso a 2.9.6 para testes) a configuração do hotspot já tentei fazer via winboz e linha de comando e é o mesmo problema


    Segue abaixo o export do hotspot:

    / ip hotspot
    add name="hs-Lan-AP" interface=Lan-AP address-pool=dhcp_pool1 profile=hotspot \
    idle-timeout=5m keepalive-timeout=none addresses-per-mac=1 disabled=no
    / ip hotspot service-port
    set ftp ports=21 disabled=no
    / ip hotspot ip-binding
    add mac-address=00:4F:62:21:C1:4E address=192.168.1.252 comment="" disabled=no
    / ip hotspot profile
    set hotspot name="hotspot" hotspot-address=0.0.0.0 dns-name="alan.assist" \
    html-directory=hotspot rate-limit="" http-proxy=0.0.0.0:0 \
    smtp-server=0.0.0.0 login-by=cookie,http-chap http-cookie-lifetime=3d \
    split-user-domain=no use-radius=no
    / ip hotspot user
    add name="admin" password="teste" profile=default comment="" disabled=no
    / ip hotspot user profile
    set default name="default" idle-timeout=none keepalive-timeout=2m \
    status-autorefresh=1m shared-users=1 transparent-proxy=yes \
    open-status-page=always advertise=no


    Export das interfaces:



    / interface ethernet
    set Lan-AP name="Lan-AP" mtu=1500 mac-address=08:00:273:54:FA arp=reply-only \
    disable-running-check=yes auto-negotiation=yes full-duplex=yes \
    cable-settings=default speed=100Mbps comment="" disabled=no

    set Wan-modem name="Wan-modem" mtu=1500 mac-address=08:00:27:2C:55:8A \
    arp=enabled disable-running-check=yes auto-negotiation=yes full-duplex=yes \
    cable-settings=default speed=100Mbps comment="" disabled=no


    / interface bridge
    add name="bridge1" mtu=1500 arp=enabled stp=no priority=32768 ageing-time=5m \
    forward-delay=15s garbage-collection-interval=5s hello-time=2s \
    max-message-age=20s comment="" disabled=no

    / interface bridge port
    set Lan-AP bridge=bridge1 priority=128 path-cost=10
    set Wan-modem bridge=bridge1 priority=128 path-cost=10


    / interface pppoe-client
    add name="pppoe-out1" max-mtu=1480 max-mru=1480 interface=Wan-modem \
    user="[email protected]" password="1234" profile=default \
    service-name="" ac-name="" add-default-route=yes dial-on-demand=no \
    use-peer-dns=yes allow=pap,chap,mschap1,mschap2 disabled=no




    No aguardo...
    Obrigado

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Alan vc gostaria de receber uma configuração para vc testar? Tenho uma pronta basta vc adequar a sua rede

  11. #11

  12. #12

  13. #13

    Thumbs up Resolvido

    Pessoal,
    Atualizei a versão...Instalei a 3.13 e meu problema foi resolvido..
    O que a contece é que não consegui fazer a internet no MK funcionar na versão 2.9.6 a não ser que eu criasse um bridge com minhas 2 placas de rede.

    Na versão 3.13 não é necessário criar a bridge ele reconhece é só adicionar as rotas e configurar o nat.
    Configurei o hotspot, conectou, navegou tudo certo.


    Valeu!!!