+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida rede wireless + Projeto

    Olá boa noite pessoal.

    Sou novo no forum porém já tenho lido bastante os posts dos colegas e encontrado bastante coisa interessante, parabéns a todos que dedicam um pouco do seu tempo para tirar às dúvidas dos colegas, essas dúvidas ajudam bastante, tenho certeza.

    Não tenho conhecimento avançado em Redes de computadores, então gostaria se possível de tirar algumas dúvidas referente a criação de um projeto de uma rede Wireless.

    Tenho um link de 30 Mbs aqui em casa, e gostaria de distribuilo no bairro através da rede wireless, porém gostaria de disponibilizar esse sinal numa maior área possível e também gostaria que não exista a necessidade dos usuários terem antenas ou AP's em suas residências, se possível apenas com uma simples placa de rede wireless eles se conectem.

    Vou gerenciar a rede com Mikrotik, com autenticação via rádios (Vi formas de fazer isto aqui no próprio forum), desta forma todos os usuários terão usuário e senha, e o sinal não ficará aberto para qualquer um conectar-se.

    E possível fazer isto ?
    Se sim, quais equipamentos e por onde eu deveria começar a estudar para a implementação deste projeto ?

    Desde já agradeço pela atenção dirigida a este post, obrigado !

  2. #2

  3. #3
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Willamis Ver Post
    Olá boa noite pessoal.

    Sou novo no forum porém já tenho lido bastante os posts dos colegas e encontrado bastante coisa interessante, parabéns a todos que dedicam um pouco do seu tempo para tirar às dúvidas dos colegas, essas dúvidas ajudam bastante, tenho certeza.

    Não tenho conhecimento avançado em Redes de computadores, então gostaria se possível de tirar algumas dúvidas referente a criação de um projeto de uma rede Wireless.

    Tenho um link de 30 Mbs aqui em casa, e gostaria de distribuilo no bairro através da rede wireless, porém gostaria de disponibilizar esse sinal numa maior área possível e também gostaria que não exista a necessidade dos usuários terem antenas ou AP's em suas residências, se possível apenas com uma simples placa de rede wireless eles se conectem.

    Vou gerenciar a rede com Mikrotik, com autenticação via rádios (Vi formas de fazer isto aqui no próprio forum), desta forma todos os usuários terão usuário e senha, e o sinal não ficará aberto para qualquer um conectar-se.

    E possível fazer isto ?
    Se sim, quais equipamentos e por onde eu deveria começar a estudar para a implementação deste projeto ?

    Desde já agradeço pela atenção dirigida a este post, obrigado !
    Os clientes vão precisar de um kit cliente sim, pois o sinal para dentro da residência não irá ficar 1000 maravilhas, dependendo da distância nem vai encontrar a rede.
    Como você está pensando em enviar o sinal? Já possui algum equipamento de transmissão?
    Dependendo da quantidade de usuários, faz um POP com Nano Station que fica mais em conta.

    Abraços.

  4. #4

    Padrão Dúvida projeto wireless

    Parreira13 e Fmn127, boa noite, feliz ano novo e muito obrigado pelas respostas.
    Tuas informações foram bastante esclarecedoras.

    Poderiam indicar-me equipamentos para transmissão ? e também um bom kit para os clientes ?

    Vou pesquisar sobre o Nono Station indicado por você fmn127.

    Muito obrigado meu caro, boa noite !

  5. #5
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Willamis Ver Post
    Parreira13 e Fmn127, boa noite, feliz ano novo e muito obrigado pelas respostas.
    Tuas informações foram bastante esclarecedoras.

    Poderiam indicar-me equipamentos para transmissão ? e também um bom kit para os clientes ?

    Vou pesquisar sobre o Nono Station indicado por você fmn127.

    Muito obrigado meu caro, boa noite !
    Cara a questão dos equipamentos vai muito de quanto você quer gastas..hehehe

    Se quiser gastar pouco, para envio de sinal para clientes recomendo o Nano Statio 2, pois você não vai precisar gastar com painel setorial e Router Board.
    Os kit clientes mais baratos são as Placas PCI ou Adaptador USB, porém não são os melhores né.

    Estou trabalhando somente com rádios nos meus clientes agora, pois tenho mais segurança e menos problemas.

    Abraços.

  6. #6
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão Além dos equipamentos!!!!!

    Aconselho alem de dar uma estudada quanto aos equipamentos, de uma estudada na legislação, pois ja que voce esta comecando é uma boa hora de dar uma pesquisada, principalmente SCM, despesas diversas, engenheiro, custos de taxas, principalmente se voce tiver comecando, nao custa nada pesquisar sobre isso no forum.

    Fica a dica, pra comecar bem o projeto como um todo, pra depois nao bater o arrependimento.

    Feliz 2010!!

  7. #7

    Padrão Dá pra fazer

    Olá!
    Se tiveres com um pouco de dinheiro pra gastar dá pra alcançar seus clientes sem que seja preciso o KIT CLIENTE com antena externa.

  8. #8

    Padrão Dúvida projeto wireless

    Olá bom dia pessoal,
    Fmn127 mais uma vez obrigado !
    Estou lendo bastante sobre o Nano Station, em relação aos gastos, farei o orçamento nada que seja muito caro claro, porém terei ajuda de alguns investidores, rs, se é que me entende (Tipo meu pai )
    Fmn127 Você está utilizando Nano Station tanto nos clientes quanto na transmissão do link ?
    Estou estudando a parte de legislação também, e tem bastante coisa aqui no forum, muita coisa.
    cbtpiritiba de que forma poderia ser feito ?
    Agradeço a todos vocês pela ajuda, obrigado mesmo.
    Feliz ano novo para todos, abraço !

  9. #9

    Padrão Com antenas Setoriais

    Vc pode utilizar alguns pontos estratégicos com antenas setoriais a RB.
    Querendo gastar menos pode espalhar vários WR234 (APROUTER).
    Tem várias outras possibilidades!
    Qualquer dúvida é só postar aí!!!
    Estaremos efetuando a manutenção semestral hj, por isso, talvez não responda, então... envia para meu email!!!!
    [ ]s,

  10. #10

    Padrão VAI DE MESH!!!

    Para atender seus clientes sem necessidade de kit clientes, pelo que sei somente por REDE MESH, tem uma boa opção da GI-link para isso! Esse tipo de rede é akele no qual o cliente navega em movimento aonde ouver cobertura da sua rede, com poucos equipamentos e algumas omnis vc cobre uma grande área! vale apena vc dar uma estudada sobre o assunto! pena que naum é homologada! Mas segundo a GI-LINK já estão com o projeto de homologação junto a ANATEL !

    Se lhe foi Útil agradeça!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Willamis Ver Post
    Tenho um link de 30 Mbs aqui em casa, e gostaria de distribuilo no bairro através da rede wireless, porém gostaria de disponibilizar esse sinal numa maior área possível e também gostaria que não exista a necessidade dos usuários terem antenas ou AP's em suas residências, se possível apenas com uma simples placa de rede wireless eles se conectem.
    https://under-linux.org/f129506-wavion-wbs2400-testado

    https://under-linux.org/f133733-wbs-...ado-e-aprovado

    https://under-linux.org/f130892-wavi...o-ou-realidade

    https://under-linux.org/f126421-wavi...-2400-quem-usa

  12. #12

    Padrão Dúvida projeto wireless

    Olá boa noite,

    Cbtpiritiba mais uma vez obrigado meu velho, tuas informações estão ajudando bastante.
    Gostei da dica em utilizar pontos estratégicos, acho que séria uma boa, utilizando setoriais a RB.
    Poderia informar-me quais são as outras possibilidades ?

    Porém também achei interessante a dica do amigo Newsete em utilizar a rede Mesh, li isto ontem estudando um pouco sobre redes Wimax. Vou dar uma olhada nós equipamentos da GI-link.

    Estou bastante satisfeito com as respostas que tenho obtido aqui no forum, muito obrigado a todos, obrigado mesmo.

    Grande abraço !

  13. #13

    Padrão Dúvida projeto wireless

    Netosdr, Obrigado pelos links, nunca tinha ouvido falar deste equipamento, irei analizar com cuidado pois o preço é bastante elevado, tem que ver se a questão do custo beneficio, porém é bastante interessante, obrigado meu caro !
    Grande abraço !

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Willamis Ver Post
    Olá boa noite,

    Cbtpiritiba mais uma vez obrigado meu velho, tuas informações estão ajudando bastante.
    Gostei da dica em utilizar pontos estratégicos, acho que séria uma boa, utilizando setoriais a RB.
    Poderia informar-me quais são as outras possibilidades ?

    Porém também achei interessante a dica do amigo Newsete em utilizar a rede Mesh, li isto ontem estudando um pouco sobre redes Wimax. Vou dar uma olhada nós equipamentos da GI-link.

    Estou bastante satisfeito com as respostas que tenho obtido aqui no forum, muito obrigado a todos, obrigado mesmo.

    Grande abraço !
    De nada garoto ... merece ...
    agora se a minha ajuda lhe foi útil, não custa nada clicar no botao agradecer né!?!? hehehe
    abraços e sucesso no projeto!

  15. #15

    Padrão

    Como rede MESH é mais complicado e mais caro....
    Uma outra alternativa é fazer uma rede cabeada e espalhar AP's com antenas omini's.
    Abraço

  16. #16

    Padrão

    Obrigado pessoal, estou estudando bastante rede wireless, servidores mikrotik, antenas e etc, e vocês me ajudaram bastante, meus sinceros agradecimentos ao forum.
    Em breve vou postar um feed-back aqui do projeto, dessa forma vocês podem avaliar ou criticar o mesmo.

    Obrigado, grande abraço !

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cbtpiritiba Ver Post
    Como rede MESH é mais complicado e mais caro....
    Uma outra alternativa é fazer uma rede cabeada e espalhar AP's com antenas omini's.
    Abraço
    Amigo.... com equipamentos GI-LINK, sai barato até demais para os recursos q oferece esta estrutura!
    Por exemplo, se vc esta com o link no gargalo, é só espeta um modem na outra ponta da rede e o protocolo propio da Gi-Link se encarrega de fazer todo o resto ... como calcular melhor rota e melhor trafego para o usuario solicitante, fora que o gerenciamento da rede é feito todo online, com recursos como google map localizando facilmente os pontos de instalação dos seus aps, facilitando assim sua manutenção!
    fora que pode fazer a autenticação via hotspot com o auxilio de um servidor até mesmo mikrotik, já que a autenticação do hotspot é feita via http!
    o segredo de todo o recurso da gi-link é o protocolo propio deles de calcula a melhor rota, lembrando conforme ja foi dito aki no forum , a melhor rota naum é a mais curta e sim a mais curta e com menos trafego!
    da 4 minutos para estes radinhos calcularem a rota depois de ligados a energia e verá que ele sairá da gaiola e se tornara um super radio... rsrsrs
    é isso ai .. abraços!


  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cbtpiritiba Ver Post
    Como rede MESH é mais complicado e mais caro....
    Uma outra alternativa é fazer uma rede cabeada e espalhar AP's com antenas omini's.
    Abraço
    É isso ae pessoal, vamos espalhando ! pode colocar 8 omnis em uma quadra e simular um 3G.
    Você só fala isso porque ele não está no seu bairro, sacaneando seu spectro.

    Sem sacanagem, não sabe o que falar, não fala. É por essas e outras que a Anatel tinha que vir rasgando mesmo.

    Citação Postado originalmente por cbtpiritiba Ver Post
    Vc pode utilizar alguns pontos estratégicos com antenas setoriais a RB.
    Querendo gastar menos pode espalhar vários WR234 (APROUTER).
    Tem várias outras possibilidades!
    Qualquer dúvida é só postar aí!!!
    Estaremos efetuando a manutenção semestral hj, por isso, talvez não responda, então... envia para meu email!!!!
    [ ]s,
    Idem acima, espalhador de omni.

    Agora voltando ao tópico do amigo, que está pedindo ajuda.

    Não tem mistério, milagre ou mágica.

    Ou você faz o cabeamento na cidade ou bairro, ou você vair ter pontos de distribuição, torres dependendo. Mikrotik, antenas homologadas etc.... não tem como fugir disso ok ?

    Não se esqueça da Anatel, para operar você precisa estar autorizado e suas torres legalizadas.

    Se achar melhor, pode começar com 4 setoriais e 4 aprouter daquele azul, o wr254, usando fonte de 8 amperes, usei por mais de 2 anos, com 70 clientes nessa célula, nunca tive problemas.

    Abraços !!!

  19. #19