+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre Cartão r52n

    Olá pessoal estou com esse cartoes aqui mas antes de ligá-lo queria tirar algumas dúvidas:


    1º - É possivel utilizar esse cartão com duas antenas na mesma polariadade? Ou seria melhor usar uma polarização para cada antena?

    2º - Qual é a melhor routerboard para este cartão?

  2. #2

    Padrão

    provavelmente tem que ser com antenas na mesma polarização, quanto a rb pode usar uma RB600A

  3. #3

    Padrão

    tanto faz a polarizacao da antena.
    usar antena de dupla polarizacao é ate neste caso bem mais pratico!

    quanto a RB, o importante é que esteja com o mikrotik versao 4.x, pois as anteriores nao dao suporte ao protocolo N.

  4. #4

    Padrão

    Bem... Vamos la eu uso o cartao r52n a exatos 6 meses... Antes mesmo de ser vendido em algumas lojas no Brasil. Olha so o teste loco que eu fiz... Coloquei na torre 4 RB433 cada um com o cartao r52n, cada cartao com duas antenas sentorias de 17dbi... ou seja 8 antenas sentoriais... Todos configurados em B/G/N, era uma maravilha ia longe, massss... O cartao deixava umas brexas ridiculas de ACK... Qualquer frescura o ACK de um usuario que estava en torno de 56 subia para 800 sem ter um motivo... Entao pensei, vou usar a sequencia de canais bem separados: 1, 3, 6 e 10... Blz 2 dias funcionando legal, mas o ACK voltou a atacar altissimo, pedi para meus tecnicos ir na casa do clientes com ACK alto, a procura de algo que fize-se o ACK disparar assim, infelizmente, nao encontramos nada, configuramos radios de clientes em B depois em G, depois diminuimos o DBI para 50mw... E assim por diante... e mesmo o ACK em outro clientes gritava... Conclusao mudei meus radios na torre, gastei um grana feia trazendo o SENAO 3500, coloquei 4 na torre cada um com duas antenas sentoriais.... Conclusao, esta otimo ate hoje, minhas 4 RBs e meus cartoes estao aqui no chao, um deles eu uso no escritorio com duas antenas de 5dbi, aquelas antenas que vem no SENAO. Incrivel e que, na torre eles pegam ate uma certa distancia, mas no chao... eles pegam longe, isso com essa anteninhas, outra coisa, eu pego sinal de 70% com a RB dentro do meu escritorio e eu do outro lado da rua na praça sentado uns 200 metros.... Eu acho na minha opniao que eles deve ser usados para lugares fechados... mas lugares abertos eu nao aconselho...
    Mas a tecnologia N ainda e um draft nao muito bem desenhado... Mas muito bom... Faltou eu configurar ainda mais as RBs!!! quem sabe um dia eu coloque de volta na torre.... Mas ate la, eu vou manter um pouco mais dele no chao!!!

  5. #5

    Padrão

    Qual o padrão que esse cleinte com acK alto estava usando b, g, n, ou b/g/n ?
    Você tentou colocar o cartão apenas em N e colocar o cliente em N tambem ?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    tanto faz a polarizacao da antena.
    usar antena de dupla polarizacao é ate neste caso bem mais pratico!

    quanto a RB, o importante é que esteja com o mikrotik versao 4.x, pois as anteriores nao dao suporte ao protocolo N.

    Olá amigo obrigado por responder, eu ja uso os cartões R52n na prática e até agora decepcionado, fiz essas perguntas pois minhas antenas estão uma na vertical e outra na horizontal. Vou fazer alguns ajustes e ver no que dá.

  7. #7

    Padrão b g n

    Respondendo essa tua otima pergunta... essa sim valeu ate lembrar... se voce usa o cartao em B, ele trabalha blz, infelizmente se voce usa em N, tem alguns clientes que nao acham sinal... Nao me pergunte o motivo, so sinal aparece e tal, mas nao conecta, isso aconteceu com Kodama 770 e com Krazer AP, e alguns APROUTERs. Nem vou falar do modo G, porque e perde tempo... Sobre a pergunta que voce me fez, eu te faço outra: TA DOIDO E??? UAHUHUAHUHUAHHA... Trocar o certo pelo duvidos!!! Faça isso nao... Se voce nao ta gostando dos cartoes, nao adianta voce ficar trocando... Muda de radio mesmo... usa o Senao 3500 que tu vai pirar!!!

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Respondendo essa tua otima pergunta... essa sim valeu ate lembrar... se voce usa o cartao em B, ele trabalha blz, infelizmente se voce usa em N, tem alguns clientes que nao acham sinal... Nao me pergunte o motivo, so sinal aparece e tal, mas nao conecta, isso aconteceu com Kodama 770 e com Krazer AP, e alguns APROUTERs. Nem vou falar do modo G, porque e perde tempo... Sobre a pergunta que voce me fez, eu te faço outra: TA DOIDO E??? UAHUHUAHUHUAHHA... Trocar o certo pelo duvidos!!! Faça isso nao... Se voce nao ta gostando dos cartoes, nao adianta voce ficar trocando... Muda de radio mesmo... usa o Senao 3500 que tu vai pirar!!!

    cara, quantos clientes você tem pendurado com esse senão?
    andei lendo aqui até qeu gostei
    tem que colocar 2 painel nele?
    dê mais umas dicas do mesmo, fico no aguardo

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre Cartão r52n

    Poh cara tavo nessa dúvida danada de montar uma torre 802.11n com basestation dupla polarização de 15dB + cartoes SR71-A da ubiquiti,, mas em campo nunca testei. teve outras experiencias com essa tecnologia ???

    https://under-linux.org/f143/provedo...99/index3.html

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre Cartão r52n

    Seguinte, andei testando de novo a tecnologia N... Tão com os SENAO 3500 (AP) e tambem com o cartao r52n, infelizmente para ambos funcionarem bem, o cliente tem que ter tambem equipamento em N. Ate ae tudo bem ne, mas quando eu testei no chão, R52N, usando meu notebook como cliente, se saiu bem ateeee, um certo momento, quando eu entrei na outra sala, e o ACK ficou alto, e e a conexao uma droga... Quando coloquei o SENAO 3500 AP no lugar do r52n (RB)... Minha surpresa, entrei na sala, sai do predio e andei uns 50 metros fora do predio, fazendo download a 3 megas! MAAASSS, veio a triste noticia, que o SENAO 3500 AP, so da pra colocar apenas um por torre, porque quando voce ligar o MALDITO do N, o canal que ele seta e o 6, e nao tem como mudar o canal e o 6 e pronto. Se voce colocar 2 SENAO 3500 AP numa torre com N ligado, tchau tchau conexao boa, da uma interferencia do demonio.
    Outra coisa, nao confudam N com airMAX, e totalmente diferente, e como usar um CANOPY AP com um BAICOM a frenquencia e a mesma mais os canais e a tecnologia nao!
    O AirMAX foi feito para ser usar airMAX, e nao tentar usar N, uma questao que ja foi muito citada:
    Se voce tiver um POP todo em airMAX com 15 clientes em airMAX, e voce colocar 1 cliente com N ou 5.8 convencional, seu POP vai apresentar perda de pacotes, e etc... traduzindo 1 cliente so vai da problemas!!!