+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dois links em um servidor

    Bom dia amigos,

    Estou precisando de uma ajuda no seguinte item:

    tenho um servidor com mk versao 3.10, um link funciona com ppoe normalmente e o segundo link é um link dedicado que uso apenas no sistema da empresa, gostaria de deixar o link do velox como backup para poder utilizar na queda do dedicado...

  2. #2

    Padrão

    Configurar a Interface que atualmente conecta via PPPOE o Link, e alterar para IP Estático é simples. Basta configurar o bloco de IP na Address List e fazer o Nat em Firewall.

  3. #3

    Padrão

    Deixa eu lhe explicar melhor pra vc entender...

    Tenho um link velox com PPPoE funcionando, esse link gera internet para a minha rede local ok...

    Adquirimos um link dedicado recentemente que funcionará em nosso sistema online, os servidores que receberão esse link precisa estar na mesma rede local porem sair pela internet no link dedicado...

    Quero poder também ter a flexibilidade de alterar os links de saida caso algum dê pau...

    "Criei uma adress list e dei o nome de Link_dedicado, depois criei uma regra srcnat dizendo que todo ip que tentar sair para internet e estiver nessa adress list vai sair pelo ip do link dedicado, apontei o dns primário de todos os hosts para o mesmo ip do gatway da rede e criei duas regras no dstnat para quando chegar um pedido de dns e o ip estiver na lista, sair por um dns caso contrário sair pelo outro...."

    resultado?

    Não funcionou....

    continua funcionando o velox mas não funciona o dedicado....

  4. #4

    Padrão

    É melhor utilizar então duas placas de rede para os Links:

    - 1 Interface com o Link ADSL via PPPOE; [já está configurada]
    - 1 Interface com o Link Dedicado.

    Após, você pode criar um balanceamento de carga e definir os IPs que irão sair por cada Interface.
    Caso queira utilizar apenas um Link e o outro ficar como backup, você pode criar scripts utilizando a ferramenta de netwatch para testar quando um Link parar.

    Mas antes disso, você conseguiu deixar apenas o Link Dedicado funcionando sem utilizar o ADSL e qualquer script?

  5. #5

    Padrão

    o link dedicado funciona perfeitamente fora do server, já coloquei as duas placas de rede, na verdade tem 3 placas, duas para os links e 1 para a local.... vou tentar fazer um balanceamento de carga aki... vlw

  6. #6

    Padrão

    Antes de tentar fazer qualquer configuração de balanceamento de carga tente configurar o Link Dedicado para somente ele passar internet pro cliente. Diferente de autenticação PPPOE do Link, no Dedicado você precisa configurar o nat, creio que isso esteja incorreto. Você chegou a adicionar a regra em ip firewall nat chain=srcnat action=masquerade ?

  7. #7

    Padrão

    Consegui Lessa, valeu pelas dicas cara. Estou usando um balanceamento estático, não quero que o link entre automaticamente se o outro cair por alguns motivos particulares,

    valeu a força