+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Raio de alcance, quantos km???

    Bom dia a todos!!!

    Iniciei minha atividade como provedor dia 4/1/10, gostaria de saber ou pelo menos ter uma ideia de distância do ráio de meu provedor, quantos quilometros minha estação pode alcançar???

    Minha torre tem 17 metros de altura;
    Mikrotik RB600 + 4 cartões R52h (rotspot)
    4 antenas Painel Setorial Oiwtech de 90º vertical
    fonte universal HAYONIK 22v/24v 5A max (chaveada) 120W max
    Servidor Debian (squid)

    Tenho clientes a 7km será que chega sem fazer enlace??? Quanto posso alcançar com esses equipamentos???

  2. #2

    Padrão

    alguém pode dar pelo menos uma idéia????

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BrasileiroNet Ver Post
    Bom dia a todos!!!

    Iniciei minha atividade como provedor dia 4/1/10, gostaria de saber ou pelo menos ter uma ideia de distância do ráio de meu provedor, quantos quilometros minha estação pode alcançar???

    Minha torre tem 17 metros de altura;
    Mikrotik RB600 + 4 cartões R52h (rotspot)
    4 antenas Painel Setorial Oiwtech de 90º vertical
    fonte universal HAYONIK 22v/24v 5A max (chaveada) 120W max
    Servidor Debian (squid)

    Tenho clientes a 7km será que chega sem fazer enlace??? Quanto posso alcançar com esses equipamentos???
    Boa noite!

    Você montou uma boa estrutura. Aparentemente está começando bem. Claro, você não citou a potência das setoriais. Vou imaginar que são de 17 dbi.
    Bem, sobre a questão de distância de antenas, é sempre uma discussão longa e que nem sempre chega a uma conclusão simples pelo fato de que não importa apenas um lado do link, mas sim, os dois lado. Ou seja, você consegue pegar sinal para um cliente a 7 km de distância sim, dependendo do equipamento que você usar neste cliente.

    Eu diria que com kits de cliente convencionais e esta sua estrutura, você pode trabalhar num raio de 3 km sem problema nenhum. Claro, considerando que tenha visada nesta distância. Clientes acima disso também irão funcionar, mas será necessário um estudo melhor.

    No entanto, é muito comum os provedores trabalharem com um raio de 2 km de distância entre a torre e o cliente mais longe. Quando ultrapassa esta distância, instala-se uma nova distribuidora. Com raios menores de atuação você consegue manter uma certa homogeneidade da qualidade dos links de clientes, mantendo sua estrutura funcionando com melhor performance.

    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão

    Você pode atinjir distancias de 10km, 20km, 30km ou 1.000km o problema está no kit cliente, são muito básicos ou fica caro inviabilizando o negócio.

    Ideal e criar, cruster a cada 5 km. no máximo. Usar antenas de no máximo 12 dbm e cartões mini pci setador em 15 dbm.
    Ficando o kit cliente mais barato.

    Agora se voce tem grana pra por antenas e rb 411 nos clientes ai manda ver.

  5. #5

    Padrão

    Muito obrigado a todos!!!! Tiraram as duvidas e ajudaram muito. Valeu!!!

    E as Setoriais são de 14 dbi vertical 90º

    Pretendo utilizar sempre um "radio" Ti-Link, Ap-router, ou nano 2400.(400mW max) + antena grade 24dbi nos clientes.
    Última edição por BrasileiroNet; 07-01-2010 às 10:37.

  6. #6

    Padrão

    Precisando posta aí. Se alguém souber, com certeza irá te ajudar.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BrasileiroNet Ver Post
    Muito obrigado a todos!!!! Tiraram as duvidas e ajudaram muito. Valeu!!!

    E as Setoriais são de 14 dbi vertical 90º

    Pretendo utilizar sempre um "radio" Ti-Link, Ap-router, ou nano 2400.(400mW max) + antena grade 24dbi nos clientes.
    Uma sugestão de equipamento cliente que funciona muito bem até 4 Km, é o C3 Station, vem com antena painel de 17 DBI, com POE, é homologado, fácil instalação, e o preço é razoável.