+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB600 Só Descepção. Me Ajudem.

    Olá Pessoal,

    Estou com um problema com uma rb600 desde quando adquiri ela.. vou explicar. como uso ela aqui! e quais são os problemas..

    Hoje eu uso ela a 16 metros de altura com fonte de 48v e 1amp. a fonte fica em baixo subindo um cabo direto até a rb.. ela esta usando os 4 slot com 1 cartão engenius , 2 r52h e 1 xr2. versão do o.s é 3.30, tbem não uso ventilação na caixa.
    O problema dela é resetar do nd.. e voltar a trabalhar normal. mais as vezes ela trava e não volta. ae eu tenho que correr e desligar e ligar novamente.. ja aconteceu isso umas 3 vezes ao dia. fora que o ping do xr2 fica muito alto... mais ae acho que já pe problema com o cartão.

    Hoje em dia ela trava e reinicia quase toda madrugada.. as vezes fica horas sem funcionar e do nd funciona. isso de madrugada é o que os clientes relatam pq eu já to durmindo e não vejo mais nd. só depois vou ver o uptime.

    Então eu gostaria de algumas dicas de como usar esta RB corretamente o que falta pra ela funcionar sem dar problemas.. porque quando eu usava um pc/ap com uma ag530, funcionava redondo... agora que coloquei isso para melhorar as coisas, fica pior. é sempre assim.
    Já tentei colocar fonte de pc/at e não ficou legal, ficou pior porque chegava la em cima 10v. já coloquei fonte de 15 v e 3 amp. não rodou tbem.. a melhor que esta aguentando é esta de 48v e 1 amp. mais tbem não sei se é fonte ou se é defeito dela mesma.

    Abraços

    Obrigado

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    seu problema eh a fonte.... pouca amperagem e ainda a 16 mts da rb... tenta por uma fonte de notebok aquelas de 19v e 3,5a e o mais perto possivel da RB, instale tbm um cooler ou fassa furos na parte debaixo da cx para ventilar a RB.... tente fazer isso e poste resultados. abraços
    Última edição por AltoValeNet; 18-01-2010 às 10:52.

  3. #3

    Padrão

    Exatamente.

    Aumente a amperagem da fonte e as coisas melhoram. Verifique questões de aterramento e é claro, ventilação para mandar o ar para fora e não mandar para dentro. Não é necessário utilizar a potência máxima do cartão tbm. 100 a 200mW tá mais do que suficiente.

  4. #4

    Padrão

    Amigo verifica o aterramento ( não coloque junto ao para-raio , faça um separado), tinha o mesmo problema que o se e coloca a fonte de nolt perto da rb que funciona, e faz uns furos nas caixa e coloca um cooler de pc mesmo para ventilar


    t+

  5. #5

    Padrão

    Bem, é estranho, mas vamos analisar: se fosse um PC_AP, teria outro tópico tratando do assunto (poderia ser o suporte a multi-cpu que teria que ser desativado).

    Geralmente quando a amperagem é baixa, a routeboard fica reiniciando, nunca ouvi falar em travamento. Mas considerando essa hipótese, o máximo permitido para PoE é um cabo de 15 metros (considerando o uso de uma Fonte com uma boa amperagem) como o colega citou anteriormente. Por outro lado, você poderia utilizá-la junto a routerboard, mandando a energia 110 ou 220v pra cima.

    Descartado o problema de energia, a única solução seria atualizar para versão 4.xx

  6. #6

    Padrão

    Bruno,

    Em relação a alimentação da RB, se for por PoE, na RB 600 não adianta colocar fonte nenhuma com tensão abaixo de 36 Volts, porque não vai funcionar. Essa RB é a única RB que obedece ao padrão 802.3af. Ou seja, precisa por padrão de 48 Volts se a alimentação por pelo porta PoE. Existe um limiite de 36 a 56 Volts na porta PoE dessa RB, mas isso não vem ao caso. Em relação a Corrente (amperagem) da fonte, 48 Volts por 1 Amper, são mais do que suficientes para alimentar sua RB e os Cartões. Considerando que, o limite de consumo dessa RB é de 25 Watts. São 9 Watts da RB, mais 16 Watts para os Cartões. E sua fonte "desconsiderando" o fator eficiência, oferece 48Watts. (tensão x corrente = potência). Vamos considerar que sua fonte seja muito ruim, e que ela tenha um fator de eficiência de 60%, o que seria MUITO ruim, ainda assim ela seria capaz de fornecer 28,8 Watts. Muito provavelmente, a sua fonte deve ser de baixa qualidade, e está gerando ruídos e alto nível de ripple. É dificil encontrar nessas lojas que vendem material wireless fontes de 48 Volts que prestam. Se para vc for importante alimentar a RB por PoE, procure comprar uma outra fonte, que pode ser sem problemas 48 Volts por 1 Amper, só que compre essa fonte em lojas especializadas. Senão, como os outros colegam sugeriram, compre uma fonte de notebook (original) e coloque a alimentação na mesma caixa da RB.

    Na verdade seu problema pode estar sendo causado por outros fatores, cartão com defeito, incompatibilidade entre cartões e etc e etc... Muito dificil alguém dizer sem estar próximo. Mas realmente a fonte de alimentação tem tudo para ser o vilão da história.

    Boa sorte!

  7. #7

    Padrão

    todo mundo arrotou.. mas ngm falou o que realmente pode ser..

    bruno, digita esse comando:

    / system routerboard print

    se os firmwares forem diferentes.. digita:
    / system routerboard upgrade

    confirma o upgrade... dps da um reboot..

    eu tive o MESMO problema que voce esta tendo.. algumas rb600 rebootavam do nada.. troquei 1001 fonte.. e continuava.. ate q um dia resolvi mandar email para o support do mikrotik, dai pediram a versao do firmware.. falei q estava com a 2.15 .. falaram pra eu instalar o mikrotik 3.30 que ele colocava o firmware 2.20, dai era so rodar o upgrade pra atualizar..

    ta funcioanndo tem 60 dias sem dar nenhum problema !!

  8. #8

    Padrão

    Nade de fonte, nada de cartoes!!!!
    Resolvi meus problemas, atualizando, fiz igual ao Alexandre, faz 15 dias sem o tal do REBOOT!!!


    / system routerboard print
    routerboard: yes
    model: "600A"
    serial-number: "1AB101FD6067"
    current-firmware: "2.18"
    upgrade-firmware: "2.20"

  9. #9

    Padrão

    a atualização das RB em geral se faz necessaria, tenho varias RB 600, alimentadas com fontes de PC e painel Solar, todas funcionando, algumas com 8 cartoes, sem travar, pretendo so usar RB 600 nas torres sempre bem alimentadas.

  10. #10

    Padrão

    Opa...

    Tava com problema parecido aqui, só que usando fonte 24V 3A junto da RB com 4 cartões R52H.

    Verificando a potência default do cartão, ví que ele ficava em 25db.

    Baixei a potência e setei em 11M. Faz uma semana que não deu problema mais.

    Mas essa de atualizar firmware é interessante. Se voltar a dar o problema vou tentar essa alternativa.

  11. #11

    Padrão

    Alexandre,

    Na verdade eu não sugeri a ele verificar a versão da Firmware, porque dá forma como ele diz na na mensagem, da a entender que ele substituiu recetemente o PC-AP pela RB600. É como todas as RBs 600 que eu vi que foram compradas depois de setembro de 2009, vieram com MK 3.25 e já com a firmware 2.20 e licença atualizada para versão 4, sinceramente não considerei essa possibilidade. Inclusive existe uma peculiaridade nessa firmware 2.20, muitas das vezes ela altera a ordem das ethers (ex. ether1/poe vira ether 2 e assim sucessivamente), voltando ao normal atualizando para a versão 4.4 ou posterior.

  12. #12

    Padrão

    eh a questao da versao da router tbem implica!
    mas aqui tivemos alguns problemas alimentando em 48v , principalmente em poe que queimava a lan!

    agora usamos bateria de 70 amp + carregador e alimentamos ela em 12V, e levamos um cabo PP ate la em cima e ligamos direto no conector!
    temos um carregador de 15 amp da sentinella daquele que mostra a amperagem que esta consumindo!

    na torre tem 1 rb600 + 2 - 433ah + Hub 8 portas e total de 8 cartoes a maioria XR5

    o carregador quando esta estavel que a bateria esta carregada digamos assim, tem um consumo de no maximo 2.6 amperes

    A autonomia dessa torre mesmo com uma unica bateria de 70 amp eh bem grande.

    tbem acabou os problemas
    Última edição por gzanatta00; 19-01-2010 às 11:43.