+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dhcp-server + radius

    Bom dia pessoal,

    Estou prescisando de uma ajuda da comunidade, configurei um servidor radius pra servir as conf pro servidor dhcp (mikrotik), a unica coisa q consegui foi passar o ip pro cliente via radius (com o uso do parametro Framed-IP-Address na tabela radreply), estava prescisando passar mascara, dns, gw etc...alguém ae tem alguma dica ? lembrando q ja testei na tabela radreply o uso de Framed-IP-Netmask porém não dá certo e tentei no ip colocar o bit da mascara (192.168.100.10/27 de exemplo) tmb nao da certo...


    Agradeço a qq ajuda...t+

  2. #2

    Padrão

    Boa noite Medianeira,
    Você já visitou o site oficial do FreeRadius - FreeRADIUS -- Documentation
    Procure tb no arquivo dictionary.mikrotik que fica na pasta radius/share/freeradius, onde tem os atributos que são suportados pelo Mikrotik.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão

    agradeço a resposta amigo, mas tinha achado ontem a noite no wiki na parte do dhcp (que não tinha olhado ainda), fica registrado pra todos que prescisarem:


    It is also possible to hand out leases for DHCP clients using the RADIUS server, here are listed the parameters for used in RADIUS server.

    Access-Request:
    • NAS-Identifier - router identity
    • NAS-IP-Address - IP address of the router itself
    • NAS-Port - unique session ID
    • NAS-Port-Type - Ethernet
    • Calling-Station-Id - client identifier (active-client-id)
    • Framed-IP-Address - IP address of the client (active-address)
    • Called-Station-Id - name of DHCP server
    • User-Name - MAC address of the client (active-mac-address)
    • Password - ""
    Access-Accept:
    • Framed-IP-Address - IP address that will be assigned to client
    • Framed-Pool - ip pool from which to assign ip address to client
    • Rate-Limit - Datarate limitation for DHCP clients. Format is: rx-rate[/tx-rate] [rx-burst-rate[/tx-burst-rate] [rx-burst-threshold[/tx-burst-threshold] [rx-burst-time[/tx-burst-time][priority] [rx-rate-min[/tx-rate-min]]]]. All rates should be numbers with optional 'k' (1,000s) or 'M' (1,000,000s). If tx-rate is not specified, rx-rate is as tx-rate too. Same goes for tx-burst-rate and tx-burst-threshold and tx-burst-time. If both rx-burst-threshold and tx-burst-threshold are not specified (but burst-rate is specified), rx-rate and tx-rate are used as burst thresholds. If both rx-burst-time and tx-burst-time are not specified, 1s is used as default. Priority takes values 1..8, where 1 implies the highest priority, but 8 - the lowest. If rx-rate-min and tx-rate-min are not specified rx-rate and tx-rate values are used. The rx-rate-min and tx-rate-min values can not exceed rx-rate and tx-rate values.
    • Ascend-Data-Rate - tx/rx data rate limitation if multiple attributes are provided, first limits tx data rate, second - rx data rate. If used together with Ascend-Xmit-Rate, specifies rx rate. 0 if unlimited
    • Ascend-Xmit-Rate - tx data rate limitation. It may be used to specify tx limit only instead of sending two sequential Ascend-Data-Rate attributes (in that case Ascend-Data-Rate will specify the receive rate). 0 if unlimited
    • Session-Timeout - max lease time (lease-time)

  4. #4

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    Eu criei um dhcp server no Mikrotik ( com todas as informações, gtw,máscara,DNS) e na aba DHCP, habilitei a opção "Use Radius", com isso, toda requisição de DHCP o Mikrotik encaminha para o Radius, que diz qual IP o cliente irá usar.

  5. #5

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    Ei dark, tem como passar as configs das tabelas do radius pra gente?

  6. #6

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    Citação Postado originalmente por DarkAngelTux Ver Post
    Eu criei um dhcp server no Mikrotik ( com todas as informações, gtw,máscara,DNS) e na aba DHCP, habilitei a opção "Use Radius", com isso, toda requisição de DHCP o Mikrotik encaminha para o Radius, que diz qual IP o cliente irá usar.
    em qual tabela vc configurou e quais os paramentros ? estou testando aqui e não estou conseguindo ..

    obrigado,
    Pedro Filho

  7. #7

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    olá amigo teria como passar ai as tabelas?

    desde ja agradeço!

    Citação Postado originalmente por DarkAngelTux Ver Post
    Eu criei um dhcp server no Mikrotik ( com todas as informações, gtw,máscara,DNS) e na aba DHCP, habilitei a opção "Use Radius", com isso, toda requisição de DHCP o Mikrotik encaminha para o Radius, que diz qual IP o cliente irá usar.

  8. #8

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    A teoria é fantática! A prática é ótima... o bom é os dois!

  9. #9

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    opa boa noite tem como passa a tabela... obrigdo

  10. #10

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    Amigo é você que revende o sistema AltaRede System, se sim me add no msn quero saber mais sobre os valores do sistema ou me mande um mp. obrigado

    Citação Postado originalmente por ederzm Ver Post
    Boa noite Medianeira,
    Você já visitou o site oficial do FreeRadius - FreeRADIUS -- Documentation
    Procure tb no arquivo dictionary.mikrotik que fica na pasta radius/share/freeradius, onde tem os atributos que são suportados pelo Mikrotik.

    Espero ter ajudado.

  11. #11

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    mktguaruja, sou sim, na verdade nós desenvolvemos o sistema Altarede System.
    Pode add o msn [email protected].
    O site do sistema é www.altaredesistemas.com.br que está sendo todo reformulado...
    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    mas quais são os atributos do radius q deve ser usado ?

  13. #13

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    mas quais são os atributos do radius q deve ser usado ?
    Na verdade você não passa todos os atributos.... o que você passa é o controle de banda e o ip, todo o resto já deve estar configurado no dhcp-server.... lá no server você coloca qual vai ser a mascara, o gateway, dns e por ai vai... e manda ele ir buscar no radius, e do radius vem o ip e completa os dados..... espero ter ajudado, até.

  14. #14

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Na verdade você não passa todos os atributos.... o que você passa é o controle de banda e o ip, todo o resto já deve estar configurado no dhcp-server.... lá no server você coloca qual vai ser a mascara, o gateway, dns e por ai vai... e manda ele ir buscar no radius, e do radius vem o ip e completa os dados..... espero ter ajudado, até.
    ola "the hawk"... acho q não fui claro..eu sei como funciona o radius....quero saber como fazer o freeradius fornecer o dhcp e não o mikrotik.vc ja viu q no mikrotik em dhcp-server tem lá "add radius"....
    ja viu esse topico
    FreeRADIUS -- DHCP

    entendeu agora ?

  15. #15

    Padrão Re: dhcp-server + radius

    Então eu realmente tinha entendido outra coisa.... então procurei a opção que você disse lá em dhcp-server e não achei.... só achei a opção Use Radius, que é exatamente pra pegar um ip do servidor Radius.... como essa função do Radius é experimental ainda, eu pelo ao menos não sabia nem que ela existia.... e não entendi muito bem se era o proprio radius que iria servir os ips ou um servidor dhcp "atrelado" ao radius.... então vou esperar alguem que já tenha testado pra dar um retorno aqui no tópico.... até.