+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redirecionamento de Portas FTP

    Boa tarde pessoal, preciso fazer um redirecionamento de portas para uma máquina na minha rede interna, passando por um server debian.

    A regra que utilizei foi a seguinte

    Código :
    iptables -t nat -A PREROUTING -d 192.168.0.100 -p tcp -m tcp --dport 21 -j DNAT --to-destination 192.168.1.72:21

    Sendo que:

    IP de internet: 189.51.xxx.xxx
    IP placa rede interna linux: 192.168.0.100
    IP Máquina com FTP: 192.168.1.72
    Portas de serviço entrada: 21
    Porta de serviço saída: 21

    Agurado ajuda!

    Paulo

  2. #2

    Padrão

    Opa!!! Explica uma coisa. Esse acesso é EXTERNO ou INTERNO? Se for interno, tá ok, mas não vejo necessidade disso. Sendo EXTERNO, é necessário colocar no prefixo -d o IP de saída da internet (IP válido, real).

    EXTERNO:
    iptables -t nat -A PREROUTING -d IP_EXTERNO -p tcp --dport 21 -j DNAT --to-destination 192.168.1.72:2
    1

    Abs!

  3. #3

    Padrão

    até ta redirecionando, só que em apenas em uma via, ou seja, o pacote até vai, só que não volta...
    quando se faz redirecionamento de portas tu tem que fazer SNAT tambem garantindo a volta do pacote, que é o que fecha a conexão...

    iptables -t nat -A PREROUTING -d 189.51.X.X -p tcp -m tcp --dport 21 -j DNAT --to-destination 192.168.1.72:21
    iptables -t nat -A POSTROUTING -d 192.168.1.72 -p tcp -m tcp --dport 21 -j SNAT --to-destination 189.51.X.X

    obs.: libere a porta 20 e 21 pq a 20, é por onde passam os comandos se eu não me engano...
    ah acho q elas usam o protocolo UDP tbm...
    abraço!

  4. #4

    Padrão

    Na verdade a porta 20 é por onde os dados dos arquivos são enviados (GET ou PUT). Apenas o protocolo TCP é necessário. Não precisa liberar o UDP.

    Atenciosamente,

    Luis Fernando Kieça
    Analista de Tecnologia & Suporte
    Trecos & Tarecos da informática