Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão HPNA 3 coaxial experiências

    Olá pessoal

    Estou aqui buscando informação sobre está tecnologia que já não é tão nova mas pouco falada,poucas empresas conhecidas falam sobre o assunto,assim como eu,acho que muitos tem dúvidas,como por exemplo:facil de instalar,manutenção,prós e contras,situações adversas etc....Realmente quem tem em uso na rede.
    Ajudem.....Obrigado

  2. #2

    Padrão

    eu estou testando em um predio coloque um cliente tenho mais 20 para colocar quando colocar o resto eu posto aqui os resultados ok

  3. #3

    Padrão

    Meu caso foi assim: Aluguei o topo de um prédio para instalar meu POP, onde os moradores sempre me pediram para instalar internet para eles, porem wireless ficaria caro e complicado, passar cabo UTP seria difícil, porque o prédio é antigo e não tem tubulação disponível, então pensei em HPNA, já que tinha ouvido falar dessa tecnologia a algum tempo mas não a conhecia, a idéia inicial seria aproveitar a infra-estrutura do sistema de TV Coletivo que o prédio possui, e até agora está sendo um sucesso! Tenho 1 MASTER instalado, e 4 SLAVE, muito fácil de configurar, no caso do modelo que eu uso você só configura o MASTER, o SLAVE pega a rede automático. Tive apenas um problema na fase de testes em 1 cliente, que o problema estava no cabo danificado, após a troca do cabo o problema foi resolvido, Throughput sem igual! consegui 30 Mbps Full no Térreo, o prédio tem 11 andares e 80 apartamentos. Comprei o equipamento na :: GLOBAL FAST ::

  4. #4

    Padrão Hpna

    Hpna no meu entender e uma adaptacao em sitemas de tv a cabo analogicos pra poder ofercer serviso de internet dados etc nao ajo que seja uma boa solucao por que o sistema de tv a cabo continuaria con uma tecnologia antiga (somente coaxial) esteve vendo e analizando os esquemas exemplos da cianet e mostra iso mesmo .
    Eu aconselho o uso de tecnologias como hfc (hibrido de fibra e coaxial ) usando um cmts (cable modem terminal sistem ) na central head end para autenticar os modems (cable modem ) .
    Tambem tem tecnologias mais modernas como pon (pasive optic networks) em que se chega no usuario direto com fibra seria praticamente fibra de ponta a ponta e tem varios derivados da tecnologia pon epon gpon etc te mais cualquer coisa estamos ai .
    Estou sem muito tempo agora depois continuo .

  5. #5

    Padrão

    ai entra a questão de custo da fibra.

  6. #6

    Padrão

    Custo de fibra por exemplo aqui no .uy cabo fibra monomodo 12 fibras com fio tensor pra instalar nos postes 2 dolares o metro ,comparando valores com coaxial .500 e mais barato a fibra e os componentes activos (trasmisor optico e receptores opticos ) comparando com amplificadores analogicos os valores equivalem , a tendencia do mundo e fibra mas fibra e wireles he he .
    Deeculpem as faltas orortograficas no sou brasileiro te mais gente .

  7. #7

    Padrão Predio

    Estamos usando em prédios, de 15 andares, até a metade, pouco mais vai bem. Mas os primeiros andares (últimos no cabo) não vai muito bem, tem perdas de pacotes. Acho que depende muito do cabeamento do prédio, a qualidade com que foi feito, etc etc etc.
    Paramos os testes, não é homologado.

  8. #8

    Padrão

    pra ficar bom tem que cabear com RG6 e conectores climpados.

  9. #9

    Padrão

    hpna em um prédio com 48 condominos é melhor do que cabear utp? outra coisa, hpna serve também em linha telefonicas?

  10. #10

    Padrão

    Hpna em um prédio com 48 condominos é melhor do que cabear utp? outra coisa, hpna serve também em linha telefonicas?
    Telefonia ip somente nao esquecamos que hpna e pra trafegar dados .

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por net33 Ver Post
    Hpna em um prédio com 48 condominos é melhor do que cabear utp? outra coisa, hpna serve também em linha telefonicas?
    Telefonia ip somente nao esquecamos que hpna e pra trafegar dados .
    a pergunta na realidade é se é possivel usar HPNA pelo o par metálico (e não o serviço) já existente utilizado pelo o telefone ou interfone, será que dá?

  12. #12

    Padrão

    Hpna 1.0 é por par metalico (telefone)
    Hpna 3 é por coaxial (cabo de tv)

  13. #13

    Padrão

    interessante, alguem sabe a média dos preços do master e slave?

  14. #14

    Padrão

    Em predios uma ideia minha seria instalar um switch administravel 24 bocas e uma interface boca de fibra por andar e interligalos pela fibra .

  15. #15

    Padrão

    Na minha opinião vc com cabo de rede economiza pelo fato de não precisar nem de master nem slave ....sai do switch direto pro pc do cliente

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por net33 Ver Post
    Hpna no meu entender e uma adaptacao em sitemas de tv a cabo analogicos pra poder ofercer serviso de internet dados etc nao ajo que seja uma boa solucao por que o sistema de tv a cabo continuaria con uma tecnologia antiga (somente coaxial) esteve vendo e analizando os esquemas exemplos da cianet e mostra iso mesmo .
    Eu aconselho o uso de tecnologias como hfc (hibrido de fibra e coaxial ) usando um cmts (cable modem terminal sistem ) na central head end para autenticar os modems (cable modem ) .
    Tambem tem tecnologias mais modernas como pon (pasive optic networks) em que se chega no usuario direto com fibra seria praticamente fibra de ponta a ponta e tem varios derivados da tecnologia pon epon gpon etc te mais cualquer coisa estamos ai .
    Estou sem muito tempo agora depois continuo .
    Olá amigo. Discordo quanto á dizer que seja uma tecnologia antiga. O cabo coaxial ainda será usado e muito. Mesmo pq aproveitar uma estrutura do prédio e agregar um serviço á ele, é evitar nossa infra estrutura. Ainda mais que aqui no brasil os prédios antigos não permitem muitas das vezes a passagem de novos cabos. Fibra ? nem em condomínio de luxo estão usando ainda. É muito caro. Obrigado por contribuir.

    Citação Postado originalmente por net33 Ver Post
    Em predios uma ideia minha seria instalar um switch administravel 24 bocas e uma interface boca de fibra por andar e interligalos pela fibra .
    É totalmente inviável a nossa realidade hoje. A não ser que seja um condomínio muito top de linha, mesmo porque o custo não compensa, se temos outras alternativas que funcionam bem, por bem menos.

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Na minha opinião vc com cabo de rede economiza pelo fato de não precisar nem de master nem slave ....sai do switch direto pro pc do cliente
    O problema é justamente este, o início do tópico. E se não der para passar cabo de rede ? Temos a opção de usar o HPNA 1.0 , aproveitando os pares de telefonia, ou o HPNA 3.0, utilizando os cabos de tv. Se tiver que refazer todos os conectores, para ter certeza que tá tudo certo, é facil e barato, melhor do que passar cabo no prédio todo.

    Abraços

  17. #17

    Padrão

    Eu concordo, cabo de rede é muito interessante sim... mas tem predios que não passa, tubulação péssima...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Olá amigo. Discordo quanto á dizer que seja uma tecnologia antiga. O cabo coaxial ainda será usado e muito. Mesmo pq aproveitar uma estrutura do prédio e agregar um serviço á ele, é evitar nossa infra estrutura. Ainda mais que aqui no brasil os prédios antigos não permitem muitas das vezes a passagem de novos cabos. Fibra ? nem em condomínio de luxo estão usando ainda. É muito caro. Obrigado por contribuir.



    É totalmente inviável a nossa realidade hoje. A não ser que seja um condomínio muito top de linha, mesmo porque o custo não compensa, se temos outras alternativas que funcionam bem, por bem menos.



    O problema é justamente este, o início do tópico. E se não der para passar cabo de rede ? Temos a opção de usar o HPNA 1.0 , aproveitando os pares de telefonia, ou o HPNA 3.0, utilizando os cabos de tv. Se tiver que refazer todos os conectores, para ter certeza que tá tudo certo, é facil e barato, melhor do que passar cabo no prédio todo.

    Abraços
    Concordo......
    Hpna 1 em alguns casos nao funfa pelo cabo nao ser trançado,tem um aqui neste topico que falou de perdas.
    O hpna 3 é que eu quero descobrir quem colocou na rua,esse tipo de tecnologia abrange mais usuarios do que wireless....

  19. #19

    Padrão

    Hpna pra quem tem ja instalado un sitema de tv a cabo com coaxial nao ajo viavel por que os equipamentos utilisados na imfra hpna so agregariam serviso de dados continuando o tv a cabo com a mesma topologia ,mais se implantar hfc melhora a imfraestrutura do tv a cabo e providenciaria dados ,nao tenho ideia de valores dos equipamentos de hpna mais sim uma ideia muito clara de hfc .
    Seria bom comparar valores de ambas tecnologias e ai a questao reestuturar com hpna e agregar dados ou hfc e melhorar o serviso de tv a cabo e adicionar dados .

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoveck Ver Post
    Olá pessoal

    Estou aqui buscando informação sobre está tecnologia que já não é tão nova mas pouco falada,poucas empresas conhecidas falam sobre o assunto,assim como eu,acho que muitos tem dúvidas,como por exemplo:facil de instalar,manutenção,prós e contras,situações adversas etc....Realmente quem tem em uso na rede.
    Ajudem.....Obrigado
    Já teste. Realmente tem facilidade de instalação, boa distância de enlace, mas o problema é: BAIXO trougthput! 37 MB foi máximo que consegui com a ajuda do consultor da empresa.

    Tenho 3 exemplares pra vender a baixo preço, se quiser ......