Página 1 de 50 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Boa tarde a todos,

    Tendo em vista a dificuldade de alguns na configuração de balanceamento PCC, ainda mais quando se trata de mais de 3 links, ou quando os links não são simetricos, complica a vida de muita gente e as vezes por causa de um detalhe despercebido a configuração não funciona como devia.

    Por isso, dediquei um pouco de meu tempo para fazer um programa simples, que pede informações do dia a dia de cada um "quantos links, ips, etc" e no final gera todo o código para uso.

    espero que gostem do mesmo, comenten "caso encontrem erros, é a vida, nada é perfeito"

    Att. Scan
    Segue nova versão do programa PCC versão 1.2
    http://www.scansystens.com.br/downloads/PCC_1.2.zip

    Segue nova versão do programa PCC, versão 1.3.
    http://www.scansystens.com.br/downloads/pcc_1.3.zip

    Segue nova versão do programa PCC versão 1.5
    http://www.scansystens.com.br/downloads/PCC_1.5.zip

    OBS: pode ser necessário a instalação do midas.dll, segue abeixo link para o instalador do mesmo.
    http://www.scansystens.com.br/downloads/Midas10.zip

    Segue abaixo um simples manual do sistema.
    http://www.scansystens.com.br/downloads/manual.zip
    Última edição por scan; 29-01-2013 às 16:07. Razão: Modificação de servidor

  2. #2

    Padrão

    Parabens! Boa iniciativa!

    Só faltou o modo pcc para ADSL em Bridge e Roteada!

  3. #3

    Padrão

    opa, não coloquei a função para adsl em bridge pois não estou certo da configuração, pois uso link dedicado aqui na empresa e na cidade não tem adsl, o que posso dizer que o código gerado pelo programa funciona, pois minha rb balanceadora de link foi configurada no esquema de configuração gerado pelo programa, mais tarde quando eu tiver tempo irei dar uma melhorada no programa para deixar mais amigavel...

    boa noite e obrigado por comentar.....

  4. #4
    nosf
    Visitante

    Padrão

    Cara, PARABÉNS!

    Nem vou falar sobre o "programa" em si, mas pela iniciativa.
    Faz muito tempo que este fórum perdeu seu principal sentido, que é a ajuda mútua. Ver atitudes como a sua, em compartilhar e dividir com outros iguais suas conquistas é no mínimo louvável.

    Você esta de parabéns, e creio que isto pode servir de incentivo àqueles que podem ajudar (este é o propósito deste espaço) a de fato deixarem de lado questões pessoais e transformarem este espaço em algo útil, e me incluo nisto também!

    Parabéns novamente.

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Se precisar de alguma ajuda, me mande por email. Parabens.

    Com relação ao adsl, o que muda é que a conexao Adsl cria uma interface com o nome dado a conexao. No ip route ao inves de informar a ip do gateway será informado a interface do gateway. Que será o mesmo nome dado a Conexao.
    Por padrão crio a conexao com o nome da rota.
    A rota default do Adsl é criada automaticamente quando a conexao é estabelecida.

  6. #6

    Padrão

    Pessoal qual a diferença de usar "both-addresses" ou "both-addresses-and-ports" em "per-connection-classifier". Alguns falam que a opção "both-addresses" não funciona, eu ja tentei configurar com ela e não consegui quando mudo para "both-addresses-and-ports" funciona perfeitamente. uso a versão 3.3 do mk.

    Alguem esclarece por favor.

  7. #7

    Padrão

    Cara no que precisar de ajuda nesse projeto, tbm estou a disposição.
    Isso deveria virar projeto de sofware livre.

    [email protected]

    Parebens pela Idéia.

  8. #8
    nosf
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jandersonjc Ver Post
    Cara no que precisar de ajuda nesse projeto, tbm estou a disposição.
    Isso deveria virar projeto de sofware livre.

    [email protected]

    Parebens pela Idéia.
    Concordo plenamente.

  9. #9

    Padrão

    Parabéns, vai ajudar muito, ótima iniciativa.

  10. #10

    Padrão

    mczrafael, pelo que já estudei aqui no Underlinux, both-addresses é o balanceameno normal "vamos dizer", já o both-addresses-and-ports é o balanceamento de endereço e portas onde alguns dizem que chega ao ponto de somar links .... quando na verdade ele dividi a carga e usar mais de um link ao mesmo tempo .... aqui na empresa eu uso o normal, pois até certo tempo atraz vi em posts aqui que o balanceamento em both-addresses-and-ports tinha alguns problemas, principalmente com sites de bancos por exemplo....

    t++

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por scan Ver Post
    mczrafael, pelo que já estudei aqui no Underlinux, both-addresses é o balanceameno normal "vamos dizer", já o both-addresses-and-ports é o balanceamento de endereço e portas onde alguns dizem que chega ao ponto de somar links .... quando na verdade ele dividi a carga e usar mais de um link ao mesmo tempo .... aqui na empresa eu uso o normal, pois até certo tempo atraz vi em posts aqui que o balanceamento em both-addresses-and-ports tinha alguns problemas, principalmente com sites de bancos por exemplo....

    t++

    to entendo scan, mais se o tipo "both-addresses-and-ports " somaria os links como você citou, usando todos ao mesmo tempo, como funciona o tipo "both-addresses" no seu caso ai ? Ele soma ? Usa todos os links ao mesmo tempo ? O script é o mesmo para configurar das duas formas ???

    Em relação aos sites de bancos realmente ele tem uns problemas, tive que criar uma regra para redirecionar as conexões que trafegam pela porta 443 para sairem por um unico link ai resolveu esse problema.

  12. #12

    Padrão

    o both-addresses não soma link, é algo como uma divisão por ip que gera um número correspondente de qual link aquele site vai usar "neste caso um link por vez, uma vez aberto determinado site, ele passa somente por aquele canal "....... OBS: claro que isso ao meu entender e posso estar errado.... em testes realizados aqui, tenho servidor de email que usa um dos links, onde todos os dias reinicializo os servidores, ao fazer isso eu abro meu webmail "o que acontece, dia fica rapidão, dia fica lento", por que isso, é simples..... dia o pcc faz a rota exatamente para o link que meu server esta rodando, neste caso fica muito rapido, mas tem dia que reinicializo o servidor e o pcc faz uma rota por outro link, neste caso o webmail faz o percusso de ir na internet por um circuito e acessar o outro circuito que esta na mesma rede..... por issso, temos aquela regra de endereco sem balanceamento, onde os enderecos que n queremos que seja balanceado pesse pela rota principal do servidor... neste caso, como meu servidor de emai usa o link que é minha rota principal "fica blz", mas se minha rota principal é outra diferente de meu link com webmail ...."não vai adiantar"

  13. #13
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Confirma a versão que esta instalada no seu mk.
    Citação Postado originalmente por mczrafael Ver Post
    Pessoal qual a diferença de usar "both-addresses" ou "both-addresses-and-ports" em "per-connection-classifier". Alguns falam que a opção "both-addresses" não funciona, eu ja tentei configurar com ela e não consegui quando mudo para "both-addresses-and-ports" funciona perfeitamente. uso a versão 3.3 do mk.

    Alguem esclarece por favor.

  14. #14

    Padrão

    Bom dia!

    Encontrei um pequeno erro no gerador de configuração, o mesmo ao criar o código que cria ip adress dos links, não estava adicionando a mascara do mesmo.

    OBS: quem baixar o programa depois deste comentário, vai pegar a verão com este erro corrigido..

    t++

  15. #15

    Padrão

    bom dia !

    Fiz uma nova versão do programa para gerar código de balanceamento PCC..
    nesta versão nova é possivel definir o nome da interface, a mesma vem com alguns códigos novos que a anterior não tinha...

    estou testando aqui a configuração, assim que terminar os testes eu posto aqui ....

    segue o link para baixar "http://www.saocarlosnet.com.br/PCC ver. 0.2.zip"

  16. #16

    Padrão

    Olá! Cara gostei muito desse teu programa, baaah!! ele vai ajudar muitoo muita gente, inclusive eu xD!!

    mas queria tirar umas duvidas com vc!

    digamos q eu esteja usando um balancemento 1 dedicado + 2 adsl
    (todos os ips são figurativos)
    dedicado é 201.66.248.50/29
    adsl 1 192.168.1.1
    adsl 2 192168.2.1

    onde sai é 172.16.0.1/16

    o que exatamente eu precisaria escrever no programa? Só pra eu ter certeza de que estou colocando certo, tipow
    rede do cliente ip adress 172.16.0.1 - network 172.16.0.0 - masc 16 - interface (o nome da interface)
    links
    ip adress 1 201.66.248.50 network 201.66.248.48 masc 29 gateway 201.66.248.49 velocidade ( tem que por 2 para 2 Mb ou 2000?) e interface o nome da interface

    ip adress 2 192.168.1.1 network 192.168.1.0 masc (o que eu coloco? /24?) gateway 192.168.1.1 velocidade a mesma e interface

    ip adress 3 192.168.2.1 network 192.168.2.0 mas "" gateway 192.168.2.1 velocidade "" interface ""

    então eu queria saber se seria isso mesmo ou se tem algo erra, e se puder daí tambem tirar essas minhas duvidas, agradecerei muito!!

    Você está de parabéns de fazer esse programa!

  17. #17

    Padrão

    Viu amigo!! mais uma coisa!! estava vendo os comments e ta escrito errado lá em "vidios - terra TV" e "vidios - Globo" (não preciso nem dizer onde ta errado huashuah)

    espero ter ajudado! xD

    ainda espero a resposta do post acima

    vlw!!!

  18. #18

    Padrão

    boa tarde viniciusage2!

    1 = o primeiro passo - rede dos clientes é a interface que sai para os clientes / nat
    ip address = da rede local
    mas = mascara de rede exemplo /24 , /30 , /25 , /26 , /16 , /8
    interface = nome da interface dos clientes

    2 = o segundo passo - links
    insira :
    ip adress 201.66.248.50
    network 201.66.248.48
    masc 29
    gateway do link 201.66.248.49
    velocidade 128,256,512,1024,2048,4096
    interface que esta conectado o link

    OBS: você esta configurando certo, mas tem um pequeno detalhe, o programa só gera para links dedicados, estarei postando agora a verão 0.3 com alguns erros corrigidos .... e espero que a proxima versão 0.4 eu já tenha colocado o suporte para adsl...

  19. #19

    Padrão

    Nova versão 0.3

    Segue link com nova versão do programa, e link com log de correções do mesmo.

    http://www.saocarlosnet.com.br/PCC ver 0.3.zip
    http://www.saocarlosnet.com.br/log.txt

  20. #20

    Padrão

    Nova versão 0.4 com suporte para ADSL

    OBS: o código gerado para ADSL deve ser verificado, pois o mesmo eu peguei aqui no UnderLinux e pode estar errado.
    caso encontrem erros, favor indicar o erro e uma solução para o mesmo, para que eu possa corrigir e disponibilizar uma nova versão corrigida.

    Segue o link:
    http://www.saocarlosnet.com.br/PCC ver. 0.4.zip
    http://www.saocarlosnet.com.br/log.txt