+ Responder ao Tópico



  1. #161

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Foi isso que fiz primeiramente e não adiantou

    Citação Postado originalmente por scan Ver Post
    o programa gera configuração para os adsl sem configurar os ips dos modens, pois o mesno não é necessário... para tanto vc deve ir em ip address e colocar o respectivo ip / interface de cada modem para poder ter acesso ao modem ...
    t++

  2. #162

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    boa noite marciorct!

    Tipo, a versão 1.0 do programa esta com alguns erros na hora de gerar a configuração, teste a versão nova 1.1, ao baixar o arquivo, lá tem um exemplo, abra o programa e carregue o exemplo e compare com o seu ...

    t++

  3. #163

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por scan Ver Post
    gustavinho69, não entendi a pergunta.

    só para corrigir: é preciso informa a velocidade do link pois o pcc soma todos os links e divide pelo menor, com isso ele vai saber quantos per-connection ele vai precisar fazer para cada link.

    Em rede, o per-connection marcado lá vai ser usado em todos os per-connection dos links...

    t++
    Ahh entendi....mais tipo, eu gerei o código com um valor de link de 2 MB sendo que tenho um de 10.
    Neste caso ele gero os per-connection de acordo com o de 2Mb certo?

    O que eu gostaria de saber se teria como alterar os valores que ele gerou, baseando o link de 10Mb.

    vlwww

  4. #164

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    exemplo :
    adsl 4096mb
    dedicado 1024mb
    adsl 8192mb

    resultado =
    soma = 13312mb / menor link 1024 = 13 per-connection //é assim que funciona...

    4 per-connection para link adsl 4096mb
    1 per-connection para link adsl 1024mb
    8 per-connection para link adsl 8192mb

    total = 13 per-connection

  5. #165
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Quando for fazer essa conta, pense que o unico que tem garantia de quase 100% é o link dedicado. Considere na sua conta de calculo de link total.

  6. #166

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por scan Ver Post
    exemplo :
    adsl 4096mb
    dedicado 1024mb
    adsl 8192mb

    resultado =
    soma = 13312mb / menor link 1024 = 13 per-connection //é assim que funciona...

    4 per-connection para link adsl 4096mb
    1 per-connection para link adsl 1024mb
    8 per-connection para link adsl 8192mb

    total = 13 per-connection
    Obrigado Scan pelo detalhamento....compreendi como funciona, basicamente cada per-connection eh de acordo com a velocidade do link.

    Aproveitando...Nas opcoes de modem DSL Bridge, existem casos que o IP vem via DHCP Client....nao seria bacana colocar uma opcao dessas? Por exemplo a NET eh via DHCP.

    Vlww Carinha...abracao

  7. #167

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Quando for fazer essa conta, pense que o unico que tem garantia de quase 100% é o link dedicado. Considere na sua conta de calculo de link total.
    Então teria que cadastrar as velocidades do adsl como menor para compesar?

  8. #168
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então teria que cadastrar as velocidades do adsl como menor para compesar?
    Tem que ter sensibilidade para analisar os links usados. Para tentar ser o mais racional nas suas regras de balanceamento para que não haja gargalos e lentidões.

  9. #169

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Tem que ter sensibilidade para analisar os links usados. Para tentar ser o mais racional nas suas regras de balanceamento para que não haja gargalos e lentidões.
    Atualmente eles estão trabalhando bem equilibrados. Mas isso varia. Em determinado momento parece que sai mais por um, noutro dia parece sair mais por outro. Hoje estão equilibrados.
    Mas não fizemos esta compensação. Mas gostaria de tentar.
    Que tipo de análise voce sugere? Ver se tem um link que fica sempre mais ocioso?

  10. #170

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Ontem adicionei outro link, mais percebi que o trafego esta saindo 80% pelo link principal.

    Mais acredito que seja devido a esta questao da velocidade do link...pois minhas regras eu nao tinha feito com os valores certos do link.

  11. #171

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Qual melhor resultado de PCC na versão 1.0 em PER-CONNECTION-CLASSIFIER ? pois na versão anterior eu gerei o código e nem sei qual marcação está rodando no load-balance.

  12. #172

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Bom, comparei as configurações geradas nas versões 0.9, 1.0 e 1.1 . Continuo com o problema de não acessar as páginas de configurações dos modens. Adicionei as faixas de IPs dos modens em IP/ADDRESS, tentei fazer um NAT nestas interfaces. Pinga normal, mas não abre as páginas. Alguém teve algum problema parecido que me possa auxiliar?

  13. #173

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Caro Scan e amigos do fórum, neste projeto que fez teria como colocar a marcação de pacotes para priorizar portas/serviços sendo mais ou menos 4 grupos
    1. serviços fundamentais 80 e 443
    2. serviços básico 21, 110
    3. serviços intermediários 22,23
    4. default o que não tiver no grupo 1,2 e 3 vai tudo o trafego para o grupo 4 e cada grupo teria um banda específica.
    Teria como dar um exemplo? se possível.
    Att...

  14. #174
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    O link dedicado tem uma garantia de quase 100%, então na soma se considera com o valor nominal contratado. Porem o adsl geralmente tem garantia de 10% do link, sem falar a própria degradação do meio utilizado. Quando se contrata um link residencial adsl de 8M não se espera que ele consiga se mantiver 100% no máximo contrato. Sem levar em consideração que muitos contratam 300 k, pois a operadora considera que não poderia vender link superior a 1 M e o sujeito contrata por fora os milagrosos que aumentam o seu link. Na hora da conta é necessário fazer testes estressando o link em vários horários para se saber qual a media que ele consegue se mantiver. Diante dessa analise se extrai um numero que fará parte da sua conta de throughput.

  15. #175

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    O link dedicado tem uma garantia de quase 100%, então na soma se considera com o valor nominal contratado. Porem o adsl geralmente tem garantia de 10% do link, sem falar a própria degradação do meio utilizado. Quando se contrata um link residencial adsl de 8M não se espera que ele consiga se mantiver 100% no máximo contrato. Sem levar em consideração que muitos contratam 300 k, pois a operadora considera que não poderia vender link superior a 1 M e o sujeito contrata por fora os milagrosos que aumentam o seu link. Na hora da conta é necessário fazer testes estressando o link em vários horários para se saber qual a media que ele consegue se mantiver. Diante dessa analise se extrai um numero que fará parte da sua conta de throughput.

    Boa esta informação. É como eu imaginava então.
    Grato

  16. #176

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    quanto a marcação dos pacotes não é o problema, o problema é como fazer isso no balanceamento, pois neste caso já não seria pcc.. vou montar uma exemplo que faz o que vc fala e já adianto que o problema deste tipo de gerenciamento é que o pessoal de ti tem de estar a toda hora verificando links afim de saber se esta tudo ok, tem que fazer regras para mudança de links para quando um parar, etc....

    depois eu posto o exemplo

    t++

  17. #177

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Citação Postado originalmente por scan Ver Post
    quanto a marcação dos pacotes não é o problema, o problema é como fazer isso no balanceamento, pois neste caso já não seria pcc.. vou montar uma exemplo que faz o que vc fala e já adianto que o problema deste tipo de gerenciamento é que o pessoal de ti tem de estar a toda hora verificando links afim de saber se esta tudo ok, tem que fazer regras para mudança de links para quando um parar, etc....

    depois eu posto o exemplo

    t++
    Flw, fico no aguardo...
    Att...

  18. #178

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    bom dia!

    é um exemplo bem simples mas que dá um entendimento para o mesmo, não fiz testes para saber se funciona mas a lógica é mais ou menos isso.

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 action=mark-routing \
    new-connection-mark=fundamentais passthrough=yes
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=443 action=mark-routing \
    new-connection-mark=fundamentais passthrough=yes

    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=21 action=mark-routing \
    new-connection-mark=basicos passthrough=yes
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=110 action=mark-routing \
    new-connection-mark=basicos passthrough=yes

    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=22 action=mark-routing \
    new-connection-mark=intermediario passthrough=yes
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=23 action=mark-routing \
    new-connection-mark=intermediario passthrough=yes

    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=0-20 action=mark-routing \
    new-connection-mark=default passthrough=yes
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=24-80 action=mark-routing \
    new-connection-mark=default passthrough=yes
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=81-109 action=mark-routing \
    new-connection-mark=default passthrough=yes
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=112-442 action=mark-routing \
    new-connection-mark=default passthrough=yes
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=444-65500 action=mark-routing \
    new-connection-mark=default passthrough=yes

    em ip router basta qual vai ser o link que
    link1 em routing-mark=fundamentais
    link2 em routing-mark=basicos
    link3 em routing-mark=intermediario
    link4 em routing-mark=default
    link 1 por exemplo rota padrão, o que não cair nas marcaçoes acima cai aqui...


    t++

  19. #179

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    show de bola,

    parabéns pela idéia

  20. #180

    Padrão re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC

    Caro scan, valeu pelo exemplo ainda estou analisando para implantar, só que amigo estou com um problema, estou usando seu exemplo da versão 1.1 do PCC esta fucionando blz, uso o myauth 2 e a tela de autenticação dos clientes esta demorando muito para abri e alguns clientes nem abri ai tenho que colocar no host live, acho que tem algum coisa a ver com o DNS esta barrando.
    Já fiz de tudo e não consigo fazer a tela de autenticação abri rapido, o que vc acha que pode ser?
    Att....