+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik AP - Dúvida de configuração

    Oi Galera, tô com uma dúvida e se alguém puder me ajudar ficarei grato. Possivelmente possa já ter um tópico desses no Under mais como sou novo aqui gostaria da ajuda de vcs.
    Estou montando um AP+WDS Mikrotik da seguinte maneira; RB 433 + 3 cartões R52H, mais quero tudo no mesmo canal pra não ficar espalhando canais e poluíndo o espectro então para que um cartão não prejudique o outro eu devo configurar os macs de um cartão no outro e fazer o wds entre os cartões sendo que todos eles serão AP e WDS ?

    Desde já fico grato a quem puder ajudar.

  2. #2

    Padrão

    Suas três antenas na mesma torre, faixa de frequência e canal, você irá causar interferência uma na outra.

  3. #3
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Para usar o mesmo canal nas 3 antenas, configure wds entre elas.

  4. #4

    Padrão

    É melhor vc deixar cada uma com 1 canal diferente, para que elas não interfiram entre si (o famoso "tiro no pé")

    Se for 2.4 use canais mais separados possiveis... Como por exemplo canal 1 - canal 6 - canal 11

  5. #5

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Para configurar o wds entre os cartões é obrigatório que todos possuam o mesmo canal. Não é obrigatório o mesmo ssid.
    Em um mundo perfeito, o ideal seria fazer o ptp em uma frequencia que permita maior largura de banda. Configurar cada Ponto de Acesso (cartão) em uma frequencia que não interfira na outra.
    Infelismente nos grandes centros, todas as frequencias estão ficando saturadas ai entra o trabalho do administrador de rede.
    Adicionei uma imagem que vai te ajudar a visualizar os canais, agradecimento a MikrotikBrasil.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Canais 2.4 Ghz.jpg
Visualizações:	238
Tamanho: 	82,0 KB
ID:      	8863

  7. #7

    Padrão

    amigo eu nao entendi direito vc quer criar WDS entre os proprios cartoes da mesma RB?
    pq se nao for isso nao vejo pq colocar tudo no mesmo canal
    vc so tem que colocar no mesmo canal o ap ou rb que for conectar na rb principal
    por ex: Rb1 com 3 Cartão. Card1 Card2 Card3
    vc configura cada Cartão dessa com SSID e Canal diferentes por ex: Card1 SSID Teste Canal 1
    então nos AP cliente ou em outra rb que for se conectar a Rb1 Card1 vc tera que colocar o SSID Teste Canal 1
    e assim por diante.
    Lembrando que tem que Ablitar o WDS e colocar o MAC de uma na outra e vice-versa.