+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Versão 4.x derrubando link (RB411)

    Boa tarde a todos.
    Gostaria de compartilhar com todos aqui do fórum o problema que tive em um cliente.

    Compramos duas RB411 com antena integrada (Muito boa) que veio com a versão 3.30 instalada. Fiz as configurações e coloquei em produção, ficou funcionando sem problema nenhum com Sinal Strength -33 e Sinal To Noise -72
    Quando fiz a atualização para a versão 4.x o link não firmava nem 3 minutos de 1 a 3 minutos ele caia e voltava! Bem rápido, mas ficava caindo!
    Bom, fiz de tudo e esse problema não era sanado. Só quando fiz o Downgrade para a versão 3.30 novamente, o link passou a não cair mais e ficou tudo belezinha !

    Espero ajudar alguém com o mesmo problema!
    Se alguém tiver esse problema e não souber como fazer o Downgrade da versão 4.x para 3.x é só baixar os pacotes do site www.mikrotik.com descompactar e jogar dentro de “Files” no Winbox depois ir em System -> Packages e clicar no botão Downgrade a rb vai dar um boot e reinstalar os pacotes que estão no “Files”.

    Ps: Prestar atenção na hora de fazer o download no site da Mikrotik para não pegar os pacotes de uma rb diferente da sua hem!!!

  2. #2

    Padrão

    Muia bo a dica rrvelasco.

    Vc saberia dizer quanto a licença??? não vou ter problemas com ela né. Pois já vi algns posts por ai de tecnicos q fizeram o down e perderam a licença.

    Outra coisa, vc saberia me dizer se as configurações q estão feitas na RB se manteem??? tenho uma RB com a versão 4.4 q está meio instavel, porém ela se encontra um pouco longe. E gostaria de saber se posso fazer o downgrade sem medo a distância.

    Mais uma vez valeu pela dica

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Eu não tive problemas com o Downgrade!

    Minha RB411 tinha um MK 3.x (não me recordo o .X que era) passei para a 3.30 atualizei o bootloader e mandei a 4.5. Fiz as minhas configurações (ja com a 4.5 instalada). Deu o problema que relatei acima.

    Desse ponto, fiz o Upload dos pacotes da versão 3.30 e cliquei no "Downgrade". A RB deu um boot (Demora mais ou menos 2 min) e ela conectou no outro ponto ja com o Downgrade feito e com as configurações que tinha na versão 4.5.

    Concluindo, acho que você também não vai perder nada se o seu caso é o mesmo que o meu.

  4. #4

    Padrão

    isso ai mesmo! já comentei várias veses aqui no forum, e jah abrir alguns tickets com a mikrotik isso desda 4.2 que comecei a perceber essas desconexoes, e já estamos na 4.5 e no changelog nao tem nenhuma alteração em se tratando de wireless!

    estou com as rbs empacadas na 3.30 por esse unico motivo!

  5. #5

    Padrão

    amigo estava com o mesmo problema que vc, o meu resolveu quando fiz o up para

    current-firmware: "2.23"
    upgrade-firmware: "2.23"

    e é uma rb 4.3 e uma 4.5 do outro lado

    agora faz 7 dias que não cai o link
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	185
Tamanho: 	165,5 KB
ID:      	8933  
    Última edição por j34nsch; 26-01-2010 às 10:22.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    amigo estava com o mesmo problema que vc, o meu resolveu quando fiz o up para

    current-firmware: "2.23"
    upgrade-firmware: "2.23"

    e é uma rb 4.3 e uma 4.5 do outro lado

    agora faz 7 dias que não cai o link
    aqui isso não era o problema! foi feito e continuava! anãoser nessa versão 4.5 que resolveu algo atualizando a router, pois a ultima que usei foi a 4.3

  7. #7

    Padrão

    Ola Pessoal, estou com o mesmo problema, atualizando minhas placas para a versao 4.5 e a instabilidade e geral, começa o cai cai, isso em varios pontos da rede, o pior e que to tentando mudar pra cartao N e esses nao roda em versoes anteriores, me ajude se alguem tiver alguma dica. Eu percebi o problema apos atualizar todas as placas pra 4.5 tentamos mudar frequencias e todas as configuracoes posiveis mais nao resolveu, entao resolvi voltar todas pra versao antiga 3.3 dai voltou tudo a normalidade sem nenhuma queda, me ajudem pessoal.

    PS. interessante ressaltar, tenho placas interligadas proximas e distantes da mesma atualizada, e as que estao pertos cai mais frequentes, as distante com menos frequencia.
    Última edição por Suelismar; 18-02-2010 às 19:04. Razão: melhora na explicacao

  8. #8

    Lightbulb Re: Versão 4.x derrubando link (RB411)

    varao varao ..vamos la.

    esse cartao N

    tem um detalhe basico


    São 2 procedimentos:

    Você tem que atualizar a RB para a versão 4.03 (beta), pois somente ela reconhece e trabalha com cartões "N".

    O segundo procedimento é atualizar a chave de registro, pois na versão 3.xx ela trabalha com 7 caracteres e na versão 4.xx ela trabalha com 8. Para atualizar você deve ir no meu /system licence e apertar no botão "update key".

    Pelo que parece a versão 3.xx não terá suporte a "N" ficando assim obrigado a trabalhar com a 4.xx. Acredito que eles querem isso mesmo, pois a nivel de licença a 4.xx é mais segura (7 para 8 caracteres de licença)...

  9. #9

    Padrão Re: Versão 4.x derrubando link (RB411)

    E ai varao, seguinte, eu escrevi ate pro pessoal da MK e eles cada dia dao uma resposta mais chula, to com toda a rede rodando em 3.30 emqualquer canto da rede que eu atualizo o ROTEROS pra versoes acima de 4x a instabilidade toma conta, o pior e que em todos os pontos da rede, hora cai aqui, hora cai ali, principalmente nos links de longa distancia, sabe qd amolece toda a rede e começa a dar extensive data loss, por ai, se tiver uma soluçao, vamos nessa e desafio mesmo, estou falando de mais de 50 pontos travados na versao 3x por este problema.

    abraços.

  10. #10

    Padrão Re: Versão 4.x derrubando link (RB411)

    opa coisa boa como sempre gosto de coisas grandes.. dessa forma que entendi seu problema dificil resolver apenas no forum seta um ip ai e manda pra gente olhar aqui ai fica mais pq como o senhor mesmo ja disse que fez tudo que tinha pra fazer e so roda na 3x. mande o ip ou post as conf. pra gente ter uma ideia mais real para que possomos lhe ajudar com mais dedicacao.

    e falando nisso ta aceito o desafio abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Versão 4.x derrubando link (RB411)

    certo vi aqui mesmo no forum algumas pessoas com o mesmo problema que vc esta passando na ver. 4,7 mas com a ver. 4,5 foi resolvido fazendo tambem atualizacao do firmware tente isso se ja tentou nos fala com mais detalhes o que o senhor ja vez. abraço.