+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QoS por porta para rede interna com servidor linux

    Pessoal hoje minha rede está assim:


    Ip valido->linux->ip interno-gateway da rede interna 10.0.1.254->rede interna 10.0.1.0/24

    No linux tenho squid + iptables + controle de banda com htb-tc mas o controle de banda não está 100% então quero adcionar o mikrotik para fazer o seguinte controle de banda:

    1mb de link dedicado full embratel:
    512k(voip) portas 5061,5060 UDP do meu servidor asterisk voip
    128k (terminal service) porta 3389 TCP
    o restante paa nevegação


    como posso adicionar o mk e fazer isso visto que acho que ele tem que ficar como bridge pois já tenho ip válido no linux entrando e não quero mudar a estrutura passando o ip válido pelo mk então quero só adicionar o mk e fazer esse QoS.


    como faço isso? crio uma bridge com duas placas de rede no mk? na placa de rede externa do mk coloco qual IP? na placa de rede interna tem que ter um ip da rede interna para poder controlar a banda correto? como faço as regras por porta?


    Se alguém puder me ajudar pois estamos transferindo o escritório daqui a 15 dias e já quero colocar lá com esse controle de banda pois vários usuários vão acessar remotamente pelo terminal service um servidor windows: 10.0.1.2 e preciso fazer um controle mais eficiente adicionando o mk.
    Última edição por lfernandosg; 26-01-2010 às 08:36.

  2. #2

    Padrão

    coloquei um ip 10.252.0.x na placa de rede externa(pertence a minha rede wireless mk) e na placa internet coloquei o ip 10.0.1.17 e testei limitando por IP primeiro da minha maquina: 10.0.1.38 mas não funcionou porque ach oque deixei as duas placas de rede na bridge então não tenho idéia de como fazer continuar com o linux na rede...como posso fazer isso?