+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP Repetidor não repassa MAC cliente.

    Pessoal, estou com o seguinte problema:
    Tenho um Servidor Mikrotik, rodando hotspot, tudo certinho, os cliente que estão conectados pelo 1o AP, o mikrotik faz a autenticação normal pelo hotspot através do IP+MAC do cliente, mas quando eu conecto algum cliente através de um AP que coloquei para repetir o sinal do 1o AP, ele não repassa os MACs dos clientes, ou seja, o que chega no MK é o MAC do AP REPETIDOR. Já pesquisei e pelo que vi isso é uma função do rádio, nem todos repassam o MAC do cliente, é isso? Não tem como fazer com que o REPETIDOR fique transparente?

    Obrigado pela atenção.

    Sds,
    Hayttle

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    rádios como o Edimax 7209 e tantos outros acabam "mascarando" o MAC. Pode não ser a soluçõa mais barata nem a mais fácil, mas instala um outro mikrotik para repassar e configura WDS que funciona certinho.

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Mesmo os Edimax e afins podem ser usados tranquilamente em AP+WDS por exemplo, mas não espere milagres... Aqui uso todos os ptp's em WDS e sempre uso outro rádio para (só) AP, passa tranquilo os MACs, mas com os rádios comuns nunca vai aguentar muito mais do que 15 simultâneos...

    Citação Postado originalmente por lucianosds Ver Post
    rádios como o Edimax 7209 e tantos outros acabam "mascarando" o MAC. Pode não ser a soluçõa mais barata nem a mais fácil, mas instala um outro mikrotik para repassar e configura WDS que funciona certinho.

  5. #5

    Padrão

    eu particularmente não gosto do wds, pois apresenta um consumo de banda de 15-20% do sistema.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Sempre que falo em WDS aparece alguém falando isso, porém posso afirmar que isso só acontece onde há problemas na configuração da rede, como IP duplicado ou algum outro problema como alto broadcast, ou roteamento... Já fiz inclusive teste de bancada, tem tanta gente que fala isso que eu cheguei a acreditar, mas hj não tenho dúvidas de que isso é problema na rede e não no modo WDS em si.
    Não troco WDS principalmente pela transparência da rede e pelo desempenho, tanto da rede como do sistema que o utiliza (muito menos processamento em uso).

    Citação Postado originalmente por lucianosds Ver Post
    eu particularmente não gosto do wds, pois apresenta um consumo de banda de 15-20% do sistema.
    Última edição por pedemesa; 28-01-2010 às 10:03.

  7. #7

    Padrão

    Eu respeito sua crença e seus argumentos, mas hoje mesmo, estava dando uma olhada em outras coisa, e se procurar no site da Cisco, do DD-WRT, e outros eles afirmam que existe um custo de banda no WDS. Isso não que dizer que não funcione, ou que existam caso necessário, como parece ser o do amigo que abriu o tópico.

    Eu particularmente não gosto. Prefiro a rede roteada! Mas sempre que existe a necessidade de rede em bridge via wireless é a soluça que podemos empregar, devido as limitações da especificações 802.11 quanto a bridges. Mas é igual time de futebol, cada um escolhe por afinidade.

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Uma coisa é crença, outra coisa é conhecimento. E continuando, uma coisa é uma empresa, outra coisa é outra. Cada empresa implementa sua tecnologia da forma que quiser, desde que mantenha as especificações do padrão, se a Cisco tem maior custo de banda em WDS (não entendo como, mas...) isso é a Cisco. O que afirmo, e não creio como disseste, é que nos equipamentos que uso é o contrário. Gostos são gostos, como vc disse, eu prefiro o meu, WDS. E tenho certeza que não sou só eu.

    Citação Postado originalmente por lucianosds Ver Post
    Eu respeito sua crença e seus argumentos, mas hoje mesmo, estava dando uma olhada em outras coisa, e se procurar no site da Cisco, do DD-WRT, e outros eles afirmam que existe um custo de banda no WDS. Isso não que dizer que não funcione, ou que existam caso necessário, como parece ser o do amigo que abriu o tópico.

    Eu particularmente não gosto. Prefiro a rede roteada! Mas sempre que existe a necessidade de rede em bridge via wireless é a soluça que podemos empregar, devido as limitações da especificações 802.11 quanto a bridges. Mas é igual time de futebol, cada um escolhe por afinidade.
    Última edição por pedemesa; 28-01-2010 às 13:41.

  9. #9

    Padrão

    Eu gostaria de expressar publicamente minhas desculpas se você se sentiu ofendido pedemesa. Não foi minha intenção, não quis desmerecer seu conhecimento. Como disse, respeito suas opiniões e convicções. Minha intenção foi pura e simples troca de informações. Fico agradecido pelo esclarecimento!
    Última edição por lucianosds; 28-01-2010 às 16:08.

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Tudo bem, cara, acho que também me excedi... Também peço desculpas...

    Acho que isso é reflexo do stress da profissão! heh

    Um abraço.

    Citação Postado originalmente por lucianosds Ver Post
    Eu gostaria de expressar publicamente minhas desculpas se você se sentiu ofendido pedemesa. Não foi minha intenção, não quis desmerecer seu conhecimento. Como disse, respeito suas opiniões e convicções. Minha intenção foi pura e simples troca de informações. Fico agradecido pelo esclarecimento!