+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Power (ligar) automático da CPU!

    Olá a todos primeiramente peço desculpe as Administradores do fórum se esse aqui não o local certo para posta esse tipo de assunto.
    Vamos lá pesquisando e aprendendo por aqui com muita gente bacana, não encontrei nenhuma dica ou alguém que tenha tocado nesse assunto, sem muita enrolação vamos lá: Tenho um serve com MK que está ligado a um pequeno nobreak que aguenta 20 minutos no caso para somente as rápidas quedas de energia, sendo que as vezes demora mais que 20 minutos, ai tenho que vim e ligar a CPU manualmente ai vem a pegunta. Como poderia a CPU poderia ser ligada automática com o retorno da energia até mesmo passado os 20 minutos do nobreak? Por que as vezes não estou em casa ai meus "clientes" ficam se net até eu chegar.

  2. #2

    Padrão

    Já ouvi falar que fazem uma "gambiarra" no fio laranja da fonte de alimentação do pc pra essa necessidade, porém o mais recomendado é que você utilize uma configuração existente no setup da máquina, você pode escolher que o pc sempre ligue novamente quando a energia voltar, ou que ele mantenha o último estado em que se encontrava quando da falta de energia, ou o default que é sempre desligado quando a energia for reestabelecida.

    Quanto à opção dentro do setup, isso varia de acordo com a bios, mas geralmente está relacionada a "POWER MANAGEMENT", não sei se escrevi correto, mas procura lá que você acha.

    Boa sorte,

  3. #3

    Padrão

    cara tem um opção na bios na minha placa mae é essa "Power Management " ai vc deixa ON
    Citação Postado originalmente por filhote Ver Post
    Olá a todos primeiramente peço desculpe as Administradores do fórum se esse aqui não o local certo para posta esse tipo de assunto.
    Vamos lá pesquisando e aprendendo por aqui com muita gente bacana, não encontrei nenhuma dica ou alguém que tenha tocado nesse assunto, sem muita enrolação vamos lá: Tenho um serve com MK que está ligado a um pequeno nobreak que aguenta 20 minutos no caso para somente as rápidas quedas de energia, sendo que as vezes demora mais que 20 minutos, ai tenho que vim e ligar a CPU manualmente ai vem a pegunta. Como poderia a CPU poderia ser ligada automática com o retorno da energia até mesmo passado os 20 minutos do nobreak? Por que as vezes não estou em casa ai meus "clientes" ficam se net até eu chegar.

  4. #4

    Padrão

    Aqui esta solução caso sua bios não tenha a opção acima

    PC AP (como deixar placa-mãe ligando automaticamente) - Blogs - Under-Linux.org

  5. #5
    Correndo atrás... Avatar de Leonardo
    Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Próx. a Brasília
    Posts
    152

    Padrão

    cara, eu tenho um pc ap q coloquei pra ligar automatico na bios, nessa opçao power magnament deixei em on e quando liga a energia ele liga automaticamente
    tenho outro pc ap que nao tem essa opçao na bios pelo q percebi as placas mae asus q geralmente tem essa opçao neste outro fiz o gatinho na fonte ligando o fio verde no preto
    esta funcionando 100% ate agora (ja tem uns 3 meses em uso)
    pois bem, aprendi isso aki no forum usando a busca masssss
    me deparei com um novo problema, o meu nobreak quando ele nao guenta segurar a falta de energia ele desliga e pra ele ligar novamente eu tenho q apertar o botao pra ele ligar, ou seja o pcap liga direto, mas o no nobreak nao kkkk, alguem ai sabe como eu posso resolver isso, ja liguei direto os fios do nobreak , mas mesmo assim nao funcionou

    Abraços a todos

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Ao meu ver só existem as duas formas citadas... ou na BIOS, mas isso depende do modelo da motherboard sei que várias ASUS tem essa opção... mas não deve ser só as ASUS... outra forma é fazer um "jumper" entre o fio verde do conector de energia da placa mãe com qualquer outro fio preto do mesmo conector... dessa forma a máquina vai ligar sempre que houver energia... o problema disso é em locais com muito problema na rede elétrica que pode estar acontecendo algo como variação constante na energia e pode danificar a placa por isso... ou mesmo no caso de algum defeito na fonte do computador por exemplo... mas tmb não é aquele problema... já vi em vários lugares e várias aplicações é uma gambiarra que de tanto ser usada quase já não é mais gambiarra... pode se dizer até que é uma prática comum...

  7. #7

    Padrão

    amigos aqui como não tenho essa Opção na minha Bios eu tambem ultilizei a Dica do seguinte Link
    PC AP (como deixar placa-mãe ligando automaticamente) - Blogs - Under-Linux.org
    como o amigo evertonsoares ai em cima falou

    instalei o capacitorzinho e pronto
    Obs:e bom testar com capacitores de potencias diferentes até ver qual e o que vai si encaixar melhor
    a potencia do capacitor varia muito de placa mãe para placa mãe

    vlw...

  8. #8

    Padrão

    Existe uma solução mais simles a meu ver, eu uso um capacitor de 16 microfarads por 16 volts sobre os polos onde precisamos tocar pra maquina ligar, o funcionamento é o seguinte, quando vc liga a maquina ele entra em curto e liga a maquina e tira o curto com menos de 1 segunda, ideal para maquinas velhas que não tem recurso de ACPI, power manager etc.

  9. #9

    Padrão Re: Power (ligar) automático da CPU!

    Olá Amigos do fórum...

    Eu desmontei recentemente um pc da empresa Sun Microsystems e percebi que a fonte dele é robusta, estável e muito bem protegida... portanto, pretendo usá-la para alimentar com 12 volts e meu AP...
    Agora começam os problemas... essa fonte é uma ARTESYSN, modelo EP071295-G... mas diferente das fontes comuns de pc, ela não tem o fio verde pra poder ligar com o preto e fazer com que funcione direto...
    Alguém sabe como fazer essa fonte ligar no mesmo esquema de uma de pc comum?
    As fotos dão uma idéia de como ela é.

    Obrigado a todos e um forte abraço.

    Anexo 13444

  10. #10

    Padrão Re: Power (ligar) automático da CPU!

    uma outra opção que ninguem disse e usar fonte AT ele e diferente da ATX vc tem que apertar o botão pra ligar e pra desligar depois que ela e ligada pode aver queda de energia que mesmo quando ela voltar vai ligar altomaticamente.
    mais a melhor coisa a se fazer e um bom sistema de noobreak assim evita até a queima de seu equipamento...