+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SCM - Duvidas de negocio.

    Bom dia aos amigos do forum.

    Estou na reta final aguardando o termo de autorização e o projeto de instalação que esta sendo feito pelo engenheiro que contratei.

    Andei lendo no forum sobre negocios de provedor e fiquei muito confuso com tudo isso. Minhas duvidas são:

    1 - Que modelo de nota fiscal devo usar para os clientes? Modelo 21?
    2 - Como preencher esta nota fiscal? Quais o valores de descrição devo colocar?
    3 - Quais impostos devo arrecadar?
    4 - Quais as taxas devem ser recolhidas para Anatel? e como é escrituradas estas taxas?
    5 - Como devo fazer o contrato com os clientes? Existe algum modelo? Será por comotado os equipamentos dos clientes.

    Desculpe, mais to mais perdido que cego em tiroteio.

    Aguardo informações ou links onde encontrar isso.

    Muito obrigado aos amigos.

  2. #2

    Padrão

    acompanhando...

    e aproveitando o topico...:

    qdo somos a famosa tercerizada (parceira)
    nos boletos, temos descricao de 2 servicos: scm e sva
    dos dois, podem ser cobrados icms
    porem, os impostos de telecom so é cobrado em cima do valor do scm.

    minha duvida eh:
    apartir do momento em que temos scm propria... podemos manter os 2 servicos?
    exemplo: cliente paga 50R$, sendo 30 de SVA (manutencao, etc e tal) e 20R$ de scm???

  3. #3

    Padrão

    Desde que conste em contrato, o serviço SVA que está sendo cobrado do clientes não tem problema algum.

    Um grande erro tanto nas parcerias é este.

    Deve sempre existir dois contratos no cliente.

    O SCM serviços de telecominicações, que engloba todos os impostos devidos ao estado, municipio e união.

    O SVA com os impostos menos voraz. devidos a união estado e municipio.

    Lembrando que esta forma de cobrança, aumentar o valor SVA e diminuir o SCM, ajuda a reduzir os custos de impostos e encargos.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    Desde que conste em contrato, o serviço SVA que está sendo cobrado do clientes não tem problema algum.

    Um grande erro tanto nas parcerias é este.

    Deve sempre existir dois contratos no cliente.

    O SCM serviços de telecominicações, que engloba todos os impostos devidos ao estado, municipio e união.

    O SVA com os impostos menos voraz. devidos a união estado e municipio.

    Lembrando que esta forma de cobrança, aumentar o valor SVA e diminuir o SCM, ajuda a reduzir os custos de impostos e encargos.
    Deixa ver se entendi, mesmo com SCM propria tenho que fazer dois contratos com o cliente? Um de SVA e outro de SCM? É isso?
    Na nota fiscal especifico os dois serviços?

  5. #5

    Padrão

    Quem tem SCM próprio a resposta seria Não.


    Pra quem tem parceria a resposta seria sim.

  6. #6

    Padrão

    aff...entendi mais nada

    afinal... se vc tem scm propria
    pode ou nao pode ter os dois servicos? sva e scm?
    devidamente descriminados no boleto

    pergunto isso exatamente pelo fato de os impostos de telecom serem cobrados apenas no scm

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Se emitir a NF como SCM, ou seja, serviços de telecomunicações (ou comunicações), dependendo do estado é NF mod.21 obrigatório (não sei os que são obrigatórios e os que não são, tem que consultar com contador) e deverá recolher todos os impostos referentes ao serviço, onde o mais pesado é o ICMS de 25% a 30% dependendo do estado. Desta forma, acredito que a contabilidade separada é uma solução, uma vez que o SVA não paga ICMS nem ISS (súmula federal de 2009 ou 2008 - não lembro). Ou seja, o melhor caminho é arrumar um contador que preste e ele esclarecer a questão de tributação.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    aff...entendi mais nada

    afinal... se vc tem scm propria
    pode ou nao pode ter os dois servicos? sva e scm?
    devidamente descriminados no boleto

    pergunto isso exatamente pelo fato de os impostos de telecom serem cobrados apenas no scm
    Em off você é dono da loja ultrawirelles.

    Pra que fique bem claro.

    Quem tem scm propria não precisa emitir nota com serviços de valor agregados no caso SVA, quem tem SCM proprio e quiser fazer isso pode sim, dividir o valor da nota.

    Exemplo: eu retiro uma nota fiscal de serviços de telecomincações e acesso a rede e internet para o meu cliente.

    Numa nota de R$ 50,00 reais sendo só serviços de telecomunicações pago em torno de R$ 16,80 em impostos.

    Então o que faço: Divido a nota em duas partes : uma de acesso a rede de telecomunicações R$ 30,00 reais e pago R$ 9,90 de impostos e uma de autenticação, serviços de e-mail e suporte R$ 20 reais, e pago o valor de 0,80.

    Bem comparando os dois serviços separados tenho: Nota cheia SCM pago 16,80 em impostos Nota separadas pago 10,70.

    Agora é so tirar suas conclusões.

  9. #9

    Padrão

    Poxa, pessoal to ficando cada vez mais confuso. Tem gente com muita teoria que agradeço muito. Minha duvida é como os provedores com SCM propria trabalham, não adiante questionamento teorico, o fiscal da Anatel não vai querer ouvir isso.
    Porisso, peço novamente, aos colegas que tem SCM propria que me ajudem, informando-me como trabalham.
    Agradeço a todos que puderem me ajudar.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    A maneira que descrevi acima, conheço N empresas que operam assim (são clientes meus, mas não sou contador dos mesmos, sou apenas técnico) e não entro nos detalhes específicos da legislação, apenas sei a maneira que trabalham. Comentei sobre procurar um contador, pois o mesmo esclarecerá as possibilidades existentes.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    A maneira que descrevi acima, conheço N empresas que operam assim (são clientes meus, mas não sou contador dos mesmos, sou apenas técnico) e não entro nos detalhes específicos da legislação, apenas sei a maneira que trabalham. Comentei sobre procurar um contador, pois o mesmo esclarecerá as possibilidades existentes.
    Grande Sergio, mais uma vezes te pertubando. Já falei com o contador, amigo de muitos anos, ele tá meio perdido nunca trabalhou com um provedor.

    Porisso, to procurando alguma coisa aqui para orienta-lo.

    To em Brasilia, os provedores que vi aqui fazem pano preto ou são piratas, essa e minha dificuldade.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Dá uma olhada no tópico abaixo e procure outros tópico do Kleber Brasil, pois ele está mais por dentro da legislação do que eu.

    https://under-linux.org/f197/comunic...de-scm-132981/

  13. #13
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Impostos
    Toda prestação de SCM tem que recolher os seguintes
    impostos:
    FUST, FUNTTEL, ICMS, PIS, COFINS, IMPOSTO DE RENDA
    e
    CONTRUIBUIÇÃO SOCIAL, totalizando aproximadamente q
    uase 45% de
    imposto.
    Algo que nos ajuda, é que os impostos FUST, FUNTTEL
    e ICMS, que
    totalizam 30,5%, são cobrados apenas do serviço de
    comunicação multimídia,
    neste caso o “acesso” (kbps).
    Por exemplo, se um cliente paga R$ 50,00 de mensali
    dade de internet,
    podemos detalhar em sua fatura que somente R$ 10,00
    é correspondente ao
    acesso (SCM), e os outros R$ 40,00 são sobre serviç
    os de conexão à internet
    (SCI), que tem como imposto a ser recolhido uma alí
    quota muito menor, gira
    em torno de 17% para empresas que trabalham sobre l
    ucro presumido e 6%
    para empresas optantes pelo SIMPLES. “Verifique com
    seu contador, quanto
    sairá o imposto aí em seu estado”.
    A proporção 20% SCM x 80% SCI estará inquestionavel
    mente justificado
    perante às Autoridades.

  14. #14

    Padrão

    Então esse valor 20% SCM e 80% SCI é legal? Qual a proporção SCM/SCI os provedores que prestão os dois serviços estão usando?

  15. #15

    Padrão

    opa. pessoal me ajudem!!
    estou querendo enviar sinal wirelles a minha chacara a uns 10km em linha reta com net.
    preciso de alguma autorização ????
    naum tem fins lucrativos, apenas quero por net na chacara
    tenho visada de casa, porem naum tem visada de nenhum provedor radio, e nenhum quis trabalhar la!!!!q pena

    me ajudem c puderem
    obrigado aguardo respostas!!!

  16. #16
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Legalmente, para vc transmitir sinal para localidades distintas é necessário SCM.