+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation A antena implica alguma coisa na largura de banda?

    Pois é galera. Me surgiu esta dúvida. A antena utilizada vai alterar a largura de banda resultante num link?
    Por exemplo. Se eu fizer um link ponto a ponto com duas 4rb's, mini-pci ubiquit e antenas parábola fechada Pluton PTX26 30 dbi e outro com antenas Zirok Offset wll905 30 dbi, seguindo o mesmo padrão, rb's e mini-pci ubiquiti, vou ter a mesma largura de banda em ambos os links?

    Caso não, como saber a largura de banda suportada por uma antena?

  2. #2

    Padrão

    sobre a largura de banda ou seja quantos megas, vai depender so do ganho da antena, e a resposta de uma para outra, mas se tiver uma boa resposta não vai ter problemas nao

  3. #3

    Padrão

    Então. A pergunta surgiu do seguinte fato. Tenho uma rede feita com antenas pluton ptx26 para atender um provedor e, nas mesmas torres, uma outra rede, exclusiva para atender aos escritórios de uma empresa, feita com antenas Hyperlink, parábola fechada de 29dbi. Neste caso, a diferenca é que as pluton são de 30 dbi e as hyperlink de 29 dbi. Eu não notei nenhuma diferença na qualidade dos dois links. Ambos funcionam com os mesmos tipos de equipamentos, somente a antena que é diferente.
    Claro, se pensarmos na diferença de preço, chega-se a conclusão que não vale a pena as hyperlink (exceto por ser mais fácil de alinhar do que as pluton).

    Já, há alguns dias montei uns ponto a ponto com as Zirok offset, e não obtive boa performance do link. Novamente as RB's e cartões são idênticos, apenas mudando a antena. E realmente não gostei dos links. Mesmo após inúmeras conferências no alinhamento, a largura de banda conseguida com as zirok's ficou muito abaixo dos outros ponto a pontos.

    abraços

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Já, há alguns dias montei uns ponto a ponto com as Zirok offset, e não obtive boa performance do link. Novamente as RB's e cartões são idênticos, apenas mudando a antena. E realmente não gostei dos links. Mesmo após inúmeras conferências no alinhamento, a largura de banda conseguida com as zirok's ficou muito abaixo dos outros ponto a pontos.
    Os mais experientes podem melhorar o meu raciocínio.

    Uma conexão Wireless é um projeto, seja que porte for, a antena é parte desse projeto e uma vez bem escolhida não tem influência direta na banda, mas antenas com problemas podem influenciar para pior. Outros fatores inferem nisso, ambiente, interferência, etc.

    É obvio que existe a qualidade do produto, mas pelas marcas citadas e pelo fato de serem homologadas (?), a antena não deveria fazer diferença.

    É isso?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Os mais experientes podem melhorar o meu raciocínio.

    Uma conexão Wireless é um projeto, seja que porte for, a antena é parte desse projeto e uma vez bem escolhida não tem influência direta na banda, mas antenas com problemas podem influenciar para pior. Outros fatores inferem nisso, ambiente, interferência, etc.

    É obvio que existe a qualidade do produto, mas pelas marcas citadas e pelo fato de serem homologadas (?), a antena não deveria fazer diferença.

    É isso?
    Pois é. Também imaginei isso. Vamos ver se o pessoal mais da "engenharia" da coisa nos dá alguma resposta diferente.

    Valeu

  6. #6

    Padrão

    particularmente tenho 2 pontos repetidores puchando de um pop central onde uso duas Zirok uma maior e outra menor, ambas funcionam muito bem, so te digo uma coisa, elas são uma b*$t@ para alinhar, se ficar 1/2 grau fora do necessario, dai nao funciona bem, mas alinhadinha não tem problemas... as minhas estão 100%

  7. #7

    Padrão

    Nao sei pq o pessoal acha tao dificil alinhar as Zirok,ainda prefiro elas do que as parabolas fechadas ja que de tras da antena nao tenho nenhuma visao do outro ponto,ja nas Zirok é so olhar por baixo do elemento que fica bem facil e claro nao esquecer do grau.

  8. #8

    Padrão

    entendo mas a maioria acha ruim alinhar, eu gosto delas

  9. #9

    Padrão

    Gosto é gosto né? Mas eu não tenho preferência por alinhar uma ou outra não. Mas o acabamento dos suportes da Zirok sempre me incomoda. Aqueles parafusos que prender o suporte na angulação vertical da antena raramente encaixam nos lugares corretos, e ficam "rodando" quando apertamos as porcas. Isso é horrível, principalmente quando se instala em uma torre que não permite uma posição muito confortável.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megaloop Ver Post
    Nao sei pq o pessoal acha tao dificil alinhar as Zirok,ainda prefiro elas do que as parabolas fechadas ja que de tras da antena nao tenho nenhuma visao do outro ponto,ja nas Zirok é so olhar por baixo do elemento que fica bem facil e claro nao esquecer do grau.
    Caro megaloop, eu costumo fazer da seguinte forma para alinhar antenas de parábola fechada. Passo um pouco da altura da antena, de forma que, de cima, eu veja a ponta da antena e para onde ela está apontando. Aí fica fácil alinhar horizontalmente. Depois, desço um pouco e fico na lateral da antena, para ter boa visão da vertical da ponteira. Depois disso, é só conferir o alinhamento dentro do próprio equipamento e correr pro abraço.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Caro megaloop, eu costumo fazer da seguinte forma para alinhar antenas de parábola fechada. Passo um pouco da altura da antena, de forma que, de cima, eu veja a ponta da antena e para onde ela está apontando. Aí fica fácil alinhar horizontalmente. Depois, desço um pouco e fico na lateral da antena, para ter boa visão da vertical da ponteira. Depois disso, é só conferir o alinhamento dentro do próprio equipamento e correr pro abraço.
    Sim,sim claro tbm ja usei essa forma de alinha-las,so que vc tem que fazer uma "ginastica" maior sendo que nas Zirok é olhou por baixo alinhou.

    é como vc falou gosto e gosto hehe

    abs.