+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 4 modems em bridge em 1 servidor

    Amigos, preciso montar um servidor mk com 4 modens em bridge, coloquei 5 placas de rede, 1 placa para cada modem e 1 placa para saida para os clientes. lembrando que esse servidor so to usando para fazer o roteamento, desse servidor irei jogar para outro servidor para controle dos clientes tbm em mk...

    Alguem me ajuda a configurar esse roteador com 4 modens..

    Todos adsl são de uma mesma operadora... lerdox, hehehehe corrigindo velox

    Ahh, lembrando que não quero fazer loadbalance, apenas usar o mk para rotear os modens os modens roteados travam demais.
    Última edição por wireless&cia; 31-01-2010 às 16:04.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sem querer encher o saco, mas já o fazendo... tem zilhões de posts aqui explicando como fazer isso, inclusive um do m4d3, que mostra como balancear via PCC de 3 até 16 DSL. Dá uma lida né, porque querer configuração prontinha para seu caso é prestação de serviços 0800.

  3. #3

    Padrão

    realmente tem bastante post, mas não da forma que preciso.. o post do m4d3 e para load balance.
    pode ate ser que tenha algum post, mas procurei demais e não encontrei nenhum post relacionado para varios modens somente para roteamento sem load...
    AGRADEÇO SUA RESPOSTA SERGIO
    Última edição por wireless&cia; 31-01-2010 às 16:15.

  4. #4

    Padrão

    bom post, vou acompanhar pois quero fazer o mesmo em minha rede...

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Se todos os dsl são da mesma operadora, o gateway é o mesmo, então poderá deixar como gateway padrão a interface e não um IP (o que a operadora oferece como gateway). Desta forma o que precisa fazer é apenas criar uma nova rede na interface LAN (um /30 por exemplo) e usá-la ligada ao servidor Linux e no mesmo configurar como gateway padrão este IP. Acredito que se colocar todas as interfaces do dsl em uma bridge e fazer um Masquerade para a bridge (out-interface) irá resolver. Ainda tem a possibilidade de definir várias redes locais, uma para cada interface do dsl e fazer o Masquerade para cada uma dessas redes (o esquema da LAN, continua do mesmo jeito).

  6. #6

    Padrão

    sergio, e no caso de adsl que o ip é dinamico?
    tem como eu colocar 4 pppoe cliente pra autenticar adsl em um só servidor??

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    sim, sem problemas. A questão é a rota padrão, o que fica mais fácil se for a mesma operadora, mas mesmo não ocorrendo isso, creio que nas versões recentes do Mikrotik não haverá problemas, uma vez que pode definir a rota padrão via interface e não IP. Desta forma só fazer o masquerade em cima da interface, como citei no post anterior.

    Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    sergio, e no caso de adsl que o ip é dinamico?
    tem como eu colocar 4 pppoe cliente pra autenticar adsl em um só servidor??