+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com mikrotik e switch 3Com!!

    Pessoal não sei se é um problema, ou se tem como resolver, adquiri um switch 3Com baseline 10/100 24 portas, ai liguei meu servidor mikrotik no switch e dele mandei pro meus clientes, ai liguei meu cache e meu link tbm, ai acontece que meus clientes recebem o ip por dhcp mais esta na interface do cache e do link, ai não navega de forma alguma, isso é configuração ou o switch tem de ficar exclusivamente para os clientes, se for configuração como deve ser feita, lembrando que uso servidor de DHCP, o link e cache tem ip fixo em faixas totalmentes diferentes!!!

  2. #2

    Padrão

    Bom dia Rogeriodj, bom eu uso switch 3com aqui em meus servers e nunca tive problema algum, até mesmo porque esta marca 3com só perde para a cisco catalist . Acredito que seu problema ocorre devido você ligar o link no mesmo switch que é ligado a interface de saida dos seus clientes !!! Se ele esta conectando seus clientes e seu cache e você colocar o link ali VAI DAR ZICA !!!!
    Pelo menos foi isso que eu entendí com sua explicação !!!
    ABS

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Prime Ver Post
    Bom dia Rogeriodj, bom eu uso switch 3com aqui em meus servers e nunca tive problema algum, até mesmo porque esta marca 3com só perde para a cisco catalist . Acredito que seu problema ocorre devido você ligar o link no mesmo switch que é ligado a interface de saida dos seus clientes !!! Se ele esta conectando seus clientes e seu cache e você colocar o link ali VAI DAR ZICA !!!!
    Pelo menos foi isso que eu entendí com sua explicação !!!
    ABS
    É isso mesmo que eu estava fazendo, mais se eu deixar so a saida pros clientes e o cache no mesmo switch da certo?

  4. #4

    Padrão

    Bom dia Rogeriodj, sim se você deixar o dhcp ativado gerando os IPs para seus clientes e o seu proxy estiver em outra classe de IP, diferente do seu dhcp , vai funcionar sim !!! No começo eu fazia desta forma pois minha placa mãe não tinha slots suficientes para colocar o link + saida para clientes + proxy externo. A solução foi colocar o switch na saida do servidor e no switch eu ligava os clientes e o proxy !!!! Funcionava redondinho !!! Agora que as coisas melhoraram eu já uso hardware melhor, que suporta tudo isso .
    ABS

  5. #5

    Padrão

    Ligando tudo junto no seu switch, seus "clientes" não saberão de quem buscar ip !!! Se é o seu DHCP ou se é do seu LINK !!! E pra piorar mais as coisas, seu proxy também vai ficar perdido nesta história !!!
    Espero ter ajudado !!!
    ABS

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Prime Ver Post
    Bom dia Rogeriodj, sim se você deixar o dhcp ativado gerando os IPs para seus clientes e o seu proxy estiver em outra classe de IP, diferente do seu dhcp , vai funcionar sim !!! No começo eu fazia desta forma pois minha placa mãe não tinha slots suficientes para colocar o link + saida para clientes + proxy externo. A solução foi colocar o switch na saida do servidor e no switch eu ligava os clientes e o proxy !!!! Funcionava redondinho !!! Agora que as coisas melhoraram eu já uso hardware melhor, que suporta tudo isso .
    ABS
    Vou tentar aqui amigo, valeu!
    O grande problema é o link no mesmo switch né?

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara, funcionar deve funcionar, talvez haja alguma configuração aqui que não está prefeitamente de acordo... mas deixando isso de lado... não ligue tudo no mesmo switch (a menos que ele seja gerenciável e vc estiver separando as portas em VLANs, claro)... Vc vai comprometer muito a segurança da rede... se o switch não for gerenciavel use-o apenas para o clientes...