Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede roteada (Mikrotik)

    Boa tarde,

    Quero migrar minha rede de BRIDGE para ROTEADA, não sei ainda se vou apenas rotear os POPs ou se vou usar OSPF...
    Na verdade não sei exatamente por onde começar, alguém que já fez essa migração poderia me passar algumas dicas e se possivel algum material tipo um wiki ou tutorial para isso?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    presto serviço na área, para provedores, caso tenha interesse 17-8135-4097.

  3. #3

    Padrão

    primeiro passo é definir como vai fazer a distribuição dos ips.. separar as redes.. por ex:

    rede backbone
    rede enlace
    rede clientes

    eu recomendaria vc utilizar VLANS entre os pontos de distribuição final..

  4. #4

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Bom dia,

    A ideia de VLAN é muito boa.
    Outra opção é o MPLS/VPLS.

  5. #5

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    tuneis mpls ou eoip podem resolver

  6. #6

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Pessoal minha rede também está em bridge...
    Agora coloquei os POPs como concentrador do cliente mas ainda assim tenho vários ptps e não estou gostando
    Mas pra rotear tudo não vai ser fácil, procurei algo como exemplo mas até agora nada...
    Pq os POPs tem que setar IP Público mas não dá pra ficar fazendo /30 com ip público pq é muito não sei por onde começar alguem tem um ex ou idéia melhor?Anexo 14234
    Bacana a topologia.....estou planejando algo assim, e pretendo atribuir um Radius na ponta pra autenticar os pops.

    Alguem teve a experiencia de fazer cache local nas RBs ?

  7. #7

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    tbm estou nesse dilema to querendo migrar minha rede toda para brigde mais não sei por onde iniciar corretamente. qual a dica que voces me dão!

  8. #8

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Faz isso não meu amigo. Da uma olhada nestes videos que vc vai ver como sua rede pode ser muito melhor.

    - Parte 1/3
    - Parte 2/3
    - Parte 3/3

  9. #9

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    tbm estou nesse dilema to querendo migrar minha rede toda para brigde mais não sei por onde iniciar corretamente. qual a dica que voces me dão!
    Migrar para Bridge? ou Roteada?

  10. #10

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Galera to com um probleminha aqui . Uso adsl oi velox com moldem roteado dlink 500b e uma mikrotik 450g , preciso muito acessa-la de outra rede pois viajo bastante e preciso acompanha-la de onde estarei , alguem pode me ajudar com um passo a posso bem informativo
    ''ja li bastante sobre o assunto e mesmo assim nao deu certo , redirecione a porta 8291 para o ip que a mikrotik ta pegando e tbm ja fiz o cadastro no site no ip , mesmo assim assim da um erro ao tentar acessa-la .

  11. #11

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Raddarnet se houver ip estático neste link vc tem q ativar o serviço de DMZ no Dlink.
    Se não tiver ip dedicado vc via ter que fazer a DMZ no Dlink e algo como no-ip.

  12. #12

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Migrar para Bridge? ou Roteada?
    estava com brigde na cabeça kkk to querendo migrar pra roteada... queria saber qual a melhor maneira.

  13. #13

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Amigo viu os videos????

    - Parte 1/3
    - Parte 2/3
    - Parte 3/3

    Ensina como fazer e quais os pros e contras.

  14. #14

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    to vendo vlw

  15. #15

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Quanto a usar tunelamento EOIP, posso por exemplo usar minha RB1100 onde tenho o BGP /21 e quebrar as classes nela mesmo e fazer tuneis até as Rbs que ficam nas torres e usar os blocos através de POOLs controlando por Radius essas RBs que ficam nas torres? Seria um método eficaz ou ainda sim o OSPF seria mais adequado? Temos 20 torres e mais de 1000 usuários, com /30 nas torres o qual estou querendo eliminar devido a grande perda de IPS alguem tem uma sugestão de como implantar algo mais coerente sem impacto nos assinantes?

  16. #16

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    voce pode levar tuneis das rbs dos pops até um ou varios concentradores centralizados..e nestes concentradores voce faria a autenticação..

  17. #17

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Alexandre que túnel voce costuma utilizar??

  18. #18

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    nao necessariamente um tunel, mas utilizo vlan´s

  19. #19

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce pode levar tuneis das rbs dos pops até um ou varios concentradores centralizados..e nestes concentradores voce faria a autenticação..
    Ou seja fecho os tuneis através de EOIP das torres até a RB1100 que é meu concentrador geral... farei um túnel ate elas isolando o trafego e icmp, e vc que vale a pena implantar desta forma ajudaria a facilitar minha vida saindo fora desse monte de /30? Mais uma duvida: Eu precisaria utilizar IP Publico nas RBs ou IP interno ja resolveria meu caso? Nao esquecendo que preciso ainda ativar o Dude e fazer todos equipamentos UBNT de distribuição aparecer no Dude... Valeu Alexandre!

  20. #20

    Padrão Re: Rede roteada (Mikrotik)

    precisa de ip publico nao.. vc fecha os tuneis.. e pronto