+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Estrutura Wireless...

    Bom dia, galera...

    Estou precisando de ajuda com relação à estrutura Wireless da empresa na que trabalho.

    Atualmente, temos um servidor Linux na rede que distribui os IP's determinados via DHCP.
    Temos um segundo servidor, fazendo o roteamento da internet, controle de acessos via Squid, etc.
    Não são todas as máquinas que tem acesso à internet. Apenas algumas, as quais controlo via uma lista de permissão via ACL's do squid.

    Possuimos também um access point da Senao, que distribui os mesmos Ip's para os micros Wireless.

    Acontece que meu problema é o seguinte.
    Atualmente estamos tendo uma rotatividade muito alta de notebooks que acessam a internet via Wireless, e eu tenho que toda hora liberar o IP da máquina no Squid, sendo que algumas vezes, aquela pessoa só vai utilizar o acesso naquele dia.

    Poderia comprar um Roteador Wireless e criar uma outra rede, apenas de micros Wireless, mas algumas máquinas que acessarem via Wireless, terão que ter acesso ao servidor interno.

    Estou pensando em configurar todas as máquinas (cerca de 50) com Ip's Fixos, e deixar o DHCP só distribuir 10 ou 20 Ip's e já deixar todos eles liberados no Squid...

    Ou vocês acham que existe algum meio mais fácil?

    Obrigado!
    Última edição por psychosb; 03-02-2010 às 09:58.

  2. #2

    Padrão

    só você usar o modo Gateway do rádio,
    sendo que o AP vai fazer classe interna (nat) e no seu servidor só vai aparecer 1 ip, no caso o WAN.
    hoje em dias quase todos APs fazem isso, mas o melhorzim é o APRouter ou o Gilink .. Os senao ecb não fazem.. mas o engenius 1221 faz!

  3. #3

    Padrão

    Eu estou com um AP TP-Link TL-WA601G aqui também, e não encontrei essa opção! E ele foi comprado mês passado, se não me engano.

    Ele possui os seguintes modos (Wireless Modes):

    Access Point

    Client

    Repeater

    Universal Repeater

    Bridge (Point to Point)

    Bridge (Point to Multi-Point)

  4. #4

    Padrão

    Compre uma RB450 e configure ela no modo Hotspot, alimente ela com a internet que vc já tem por ai e instale ela num roteador Engenius ESR-1221 por exemplo, e deixe a SSID como ACESSO-NOTEBOOK no outro roteador que vc já tem rodando, coloque SSID Oculto, e configure s 50 clientes para ficar amarrados nesse SSID. É só uma idéia, abraço!

  5. #5

    Padrão

    Everton, a dica é bacana!
    Mas os meus 50 clientes, são cabeados! Minha dúvida é somente com os notebooks que vão usar a Wireless!

    Agradeço mesmo assim!

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Compre uma RB450 e configure ela no modo Hotspot, alimente ela com a internet que vc já tem por ai e instale ela num roteador Engenius ESR-1221 por exemplo, e deixe a SSID como ACESSO-NOTEBOOK no outro roteador que vc já tem rodando, coloque SSID Oculto, e configure s 50 clientes para ficar amarrados nesse SSID. É só uma idéia, abraço!

  6. #6

    Padrão

    psychosb faz o que yondaime falou, é o seguinte pega um aprouter que é bem legal, ou um oiwtech e conectar no seu servidor de internet e libera no squid um ip, este ip irá ser o 'wan' no ap em modo 'AP Gateway' e simplismente cria um a nova rede wireless para os notebooks, e oculta o SSID da rede que ja existe.
    Conclusão os notes só irão enxergar a nova rede!