Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Nao intendo muito dessa parte de legislacao... entao venho ate aqui perguntar para v6.

    Afinal... eh obrigatorio o sva ter um tecnico responsavel?

    Sei que o scm tem que ter no minimo um tecnico com CREA para ser o responsavel.
    Se a empresa autorizada SCM possuir filiais em outros estados, essa tem que ter tbm, no minimo, um tecnico responsavel com CREA registrado naquele estado.
    Me corrijam se eu estiver errado.

    Estou perguntando isso, pois muitas empresas que fazem a famosa parceria exigem de seus parceiros terem um tecnico responsavel com crea. isso nao deveria ser uma obrigacao da autorizada SCM?

    Ou, nesse caso... somente o SVA precisa ter um tecnico responsavel com crea naquele estado?

    Sera que alguem poderia iluminar com essa sabedoria...?

  2. #2

    Padrão

    Pelo que eu saiba só o scm, sva não requer engenheiro responsável.
    Se fosse precisar era acho que a parcerias não seriam muito viável.
    Imagina só para um salário para um engenheiro e mais um para parceria.
    O responsável tem que ter registro crea no estado sim.

  3. #3

    Padrão

    Oi!

    O SVA definido no artigo 61 da lei de telecomunicações é "um serviço que dá suporte a um serviço de telecomunicações já existente mas que com ele não se confunde".

    Sendo assim, ou seja, não sendo SVA um serviço de telecomunicações, ele não precisa de CREA.

    Por ex: IG, UOL, GLOBO.COM são SVA e não tem CREA. Pode até ser que tenham crea mas por outros motivos, nao SVA!

    Abraços!
    Fabrício

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Oi!

    O SVA definido no artigo 61 da lei de telecomunicações é "um serviço que dá suporte a um serviço de telecomunicações já existente mas que com ele não se confunde".

    Sendo assim, ou seja, não sendo SVA um serviço de telecomunicações, ele não precisa de CREA.

    Por ex: IG, UOL, GLOBO.COM são SVA e não tem CREA. Pode até ser que tenham crea mas por outros motivos, nao SVA!

    Abraços!
    Fabrício
    Entao
    no caso das parcerias, o parceiro SVA nao necessita ter um tecnico (crea) como responsavel pela empresa...

    Citação Postado originalmente por provelink Ver Post
    Pelo que eu saiba só o scm, sva não requer engenheiro responsável.
    Se fosse precisar era acho que a parcerias não seriam muito viável.
    Imagina só para um salário para um engenheiro e mais um para parceria.
    O responsável tem que ter registro crea no estado sim.
    ha certas autorizadas scm que ao realizar alguma parceria.... exigem do parceiro sva que tenha um tecnico ou eng. com CREA como responsavel pela empresa.

    por isso levantei essa questao...

    mas, pelo que o FabricioViana respondeu
    o SVA nao necessita de um alguem com CREA como responsavel pela empresa.... mas, a autorizada SCM precisa.

  5. #5
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão

    relata aqui quem é esses SCM que exigem do SVA um crea .
    OBS: Leia a resolução 190-99 da natel, eu já anexei ela aqui num post desses .... (ninguem quer entar no mar sem saber nadar,o mesmo server para prover internet... no minimo saber algo sobre redes, informatica e legislação)

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    É sabido que a anatel so fiscaliza o SCM...
    Mas ficou a duvida em relacao ao SVA, perante o CREA... nao sei se o CREA tem essa distincao de SVA e SCM para assim fiscalizar.
    bom, vou tentar retransmitir o q me foi falado (prefiro nao citar nomes):

    De acordo com ele, "qualquer empresa que preste serviços eletricos, eletronicos e ou de informatica tem de ter um tecnico com crea".
    Tbm, de acordo com o mesmo, "ja tiveram casos... de parceiros sendo cobrados por parte dos CREAs locais para quem tenham seus tecnicos responsaveis".
    O que sei é que:
    - a autorizada SCM é responsavel por enviar o q fora pedido pela anatel, pagamento de impostos... para tal, deve ter em seu quadro um eng. responsavel (ja que tecnico nao pode assinar tais documentos), - se atender outros estados, é interessante inscrever a empresa no crea local(mas nao sei se isso eh obrigatorio)... - entre outras obrigacoes
    o parceiro SVA, teoricamente, é responsavel pelo suporte, manutencao, expansao da rede SCM (teoricamente, a rede é do SCM)...

    Mas, pelo que foi dito aqui
    SVA nao precisa de responsavel com CREA... somente o SCM precisa ter...

  8. #8
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    É sabido que a anatel so fiscaliza o SCM...
    Mas ficou a duvida em relacao ao SVA, perante o CREA... nao sei se o CREA tem essa distincao de SVA e SCM para assim fiscalizar.
    bom, vou tentar retransmitir o q me foi falado (prefiro nao citar nomes):

    De acordo com ele, "qualquer empresa que preste serviços eletricos, eletronicos e ou de informatica tem de ter um tecnico com crea".
    Tbm, de acordo com o mesmo, "ja tiveram casos... de parceiros sendo cobrados por parte dos CREAs locais para quem tenham seus tecnicos responsaveis".
    O que sei é que:
    - a autorizada SCM é responsavel por enviar o q fora pedido pela anatel, pagamento de impostos... para tal, deve ter em seu quadro um eng. responsavel (ja que tecnico nao pode assinar tais documentos), - se atender outros estados, é interessante inscrever a empresa no crea local(mas nao sei se isso eh obrigatorio)... - entre outras obrigacoes
    o parceiro SVA, teoricamente, é responsavel pelo suporte, manutencao, expansao da rede SCM (teoricamente, a rede é do SCM)...

    Mas, pelo que foi dito aqui
    SVA nao precisa de responsavel com CREA... somente o SCM precisa ter...
    O que não se sabe, se pergunta. Mantendo a dúvida, se procura a segunda opinião. PARA RESPONDER TODAS AS DÚVIDAS... RESOLUÇÃO ANATEL 190-99 e fim de papo.

  9. #9

    Question Vale o que ta escrito

    ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 272, DE 9 DE AGOSTO DE 2001
    REGULAMENTO DO SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

    ... Art. 3º O Serviço de Comunicação Multimídia é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.

    Quero abrir uma empresa de Propaganda Volante, ou seja aquela em colocamos uma caixa de som em cima do carro Gostaria de saber,
    por se tratar de um meio de transmissão, e que vou cobrar pelo serviços de propaganda
    Se ha necessidades de pedir autorização à Anatel para presta este serviço renumerado?

    Obs. para quem não sabe o termo telecomunicação, quer dizer comunicação à distancia
    Deste já agradeço a atenção
    Última edição por silviomaraujo; 13-02-2010 às 14:15.

  10. #10

    Padrão

    bom
    volto novamente a esse topico

    estive conversando com o Airton (da Farolbr)
    o mesmo me disse que em um sistema de SCMxSVA (sistema de parceria), ambos tem que ter um responsavel cadastrado no CREA local.
    pois, pelo lado do SCM, é exigencia da anatel.
    pelo lado do SVA, devido a "darmos suporte a uma rede" do SCM (instalacao, manutencao, etc e tal), temos que ter responsavel no CREA .... ele chegou a citar que para instalar uma antena em uma casa, alguns CREAs andaram exigindo um responsavel tecnico pela empresa.

    essa informacao procede?

  11. #11
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Preciso de engenheiro

    Empresa em inicio de atividade e expansão, já com processo de SCM, em fase de entrega do projeto de instalação, na Anatel Procura engenheiro interessado em:

    - Emitir ART do crea para execução do projeto de intalação. Obs: Projeto já eleborado e pronto. Apenas a ART

    - Emitir laudo de registro de 2 estaçãos, após a entrega do projeto de instalação. ( podendo ser negociados novas estações).

    - 1 das estações apenas a ART do laudo.


    As proposta dos interessados deverão conter:

    - Ter registro no crea-pr

    - O engenheiro deve ser formado em telecomunicaçãos ou elétrico.

    - Valor cobrado pelos três serviços,podendo se negociados novas estações.

    - Valor da proposta:

    - Telefone Fixo e e-mail para contato.

    Dados deverão ser encaminhados para: [email protected]

    Obs: todas as propostas serão respondidas.

  12. #12
    Avatar de BThiagoR
    Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Vitória da Conquista - BA
    Posts
    36

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Olá, sou técnico em eletrônica com crea, será que posso assinar como responsável de alguma scm? Procurei o crea da minha região e eles disseram que não sabiam, pediu para entrar no site para tirar a dúvida. Alguém saberia dizer?

  13. #13

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    La na lei que regulamenta o scm diz que tem que ser um tecnico engenheiro,
    agora se o crea da tua região de autorizar a ser o responsavel pela empresa
    não tem como a anatel recusar

  14. #14

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Citação Postado originalmente por silviomaraujo Ver Post
    La na lei que regulamenta o scm diz que tem que ser um tecnico engenheiro,
    agora se o crea da tua região de autorizar a ser o responsavel pela empresa
    não tem como a anatel recusar
    nao
    no regulamento diz que o projeto deve ser feito por um engenheiro (que alias, é o correto, uma vez que o tecnico nao tem atribuicoes necessarias)

    da uma olhada nas duvidas frequentes, sobre quem pode ser o responsavel... a anatel diz que o CREA quem decidira, se ele falar que pode ser um advogado (estou sendo ironico), a Antel tera que aceitar.
    agora, para projetos é somente engenheiro

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...20Freq%FCentes

  15. #15

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Esse regulamento é mau feito

    Veja hoje em dia tem o tecnologo em redes, em telecomunicações e em eletronica com carga horaria de 2156 horas aulas
    O curso de eletronica que obtive o registro no CREA-PI tem 2200 horas aulas



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    nao
    no regulamento diz que o projeto deve ser feito por um engenheiro (que alias, é o correto, uma vez que o tecnico nao tem atribuicoes necessarias)

    da uma olhada nas duvidas frequentes, sobre quem pode ser o responsavel... a anatel diz que o CREA quem decidira, se ele falar que pode ser um advogado (estou sendo ironico), a Antel tera que aceitar.
    agora, para projetos é somente engenheiro

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...20Freq%FCentes

  16. #16

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Citação Postado originalmente por silviomaraujo Ver Post
    Esse regulamento é mau feito

    Veja hoje em dia tem o tecnologo em redes, em telecomunicações e em eletronica com carga horaria de 2156 horas aulas
    O curso de eletronica que obtive o registro no CREA-PI tem 2200 horas aulas
    mas o fato de vc ter registro no CREa, nao te da poderes para elborar um projeto de engeharia/arquitetura.
    voce somente podera ser RT - Responsavel Tecnico
    e qualquer coisa que precisar, como levantar uma torre, precisara contratar um engenheiro a parte para fazer esse projeto

  17. #17
    Avatar de BThiagoR
    Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Vitória da Conquista - BA
    Posts
    36

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Citação Postado originalmente por silviomaraujo Ver Post
    Esse regulamento é mau feito

    Veja hoje em dia tem o tecnologo em redes, em telecomunicações e em eletronica com carga horaria de 2156 horas aulas
    O curso de eletronica que obtive o registro no CREA-PI tem 2200 horas aulas
    Por conta desta dúvida, liguei para o crea-ba da capital, eles disseram que eu só poderia ser responsável caso algum engenheiro atestasse por mim.

    Para SCM é necessário registrar a empresa no crea, lá eles irão exigir que algum engenheiro possa ser o responsável, com o meu CREA eu não poderia ser responsável, nesta questão? E será que o tecnólogo também pode responsabilizar? Estou no curso de tecnólogo em Redes da Telecomunicações...

  18. #18

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Citação Postado originalmente por BThiagoR Ver Post
    Por conta desta dúvida, liguei para o crea-ba da capital, eles disseram que eu só poderia ser responsável caso algum engenheiro atestasse por mim.

    Para SCM é necessário registrar a empresa no crea, lá eles irão exigir que algum engenheiro possa ser o responsável, com o meu CREA eu não poderia ser responsável, nesta questão? E será que o tecnólogo também pode responsabilizar? Estou no curso de tecnólogo em Redes da Telecomunicações...
    Aqui é aceito alem dos engenheiro, tecnico em telecomunicacoes ou eletronica.

    Sobre os Cursos
    Primeiramente - O curso tem que ser reconhecido pelo MEC
    Segundo - A instituicao deve ter cadastro no CREA

  19. #19
    Avatar de BThiagoR
    Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Vitória da Conquista - BA
    Posts
    36

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Eu acredito que não deveria ter discriminação quanto determinado estado aceitar e outro não... alguém saberia dizer se o crea segue alguma lei estadual quanto a isto? Alguém saberia qual é a lei que fala sobre isto?

  20. #20
    Avatar de BThiagoR
    Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Vitória da Conquista - BA
    Posts
    36

    Padrão Re: É obrigatorio tecnico responsavel CREA, o SVA ou SCM?

    Pesquisando no site da anatel achei isto:

    10- Que profissional poderá se responsabilizar tecnicamente, junto ao CREA, pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa?
    Para que a empresa possa se registrar junto ao CREA, esta deverá possuir um profissional habilitado que responda tecnicamente pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa. Cabe ao CREA definir qual habilitação será necessária (profissional de nível médio ou nível superior), em conformidade com os objeto social da empresa.

    neste link: http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...20Freq%FCentes


    Com este entendimento, eu (técnico eletrônica 2° Grau) posso ser um responsável técnico da empresa. Correto?