+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry VocÊs nÃo vÃo acreditar... Wap-tki rejeitada no ap, usando nano station2

    Galera de maior e muito maior conhecimento do que eu,,,

    Testes realizados antes de subir,,,
    Usei um Nano Station com o Firmw atualizado até hoje;
    Modo station, tipo route, ip fixo,

    Ponto de Acesso,, mikrotik rb 433 e um G220 "Zinwell"
    nestes pontos, controle de mac habilitado e wpa-tkip

    problema,,,
    minha chave wpa,,, só tem caracteres especiais,,, e sempre funcionou com qualquer radio cliente,
    mais o NanoStation2 não estava aceita essa chave,,,
    depois de muitos testes,,, descobri que o caracter que ele não estava aceitando era o -->> ¨ <--- isso mesmo o caracter TREMA, e tbm o Acento Agudo não funciona, o restante tudo funcionan;;


    o engraçado é que em WEP "ieco" usando ASCII em qualquer bits,,, aceitas todos caracteres especiais,,

    Agora o que será o problema,,, não posso mudar a chave da base por causa do Nano; e tambem,, não quero deixar a idéia de usar o Nano,,, será que todos os Nanos são assim?

    Galera,, conto com vc's pra tentar me ajudar,,,
    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    rapaz, se você atualizou o firm para o mais recente e mesmo assim ele não aceitou,
    concerteza a ubnt ainda não disponibilizou atualização para tal..
    a unica coisa que posso lhe aconselhar em relação á isso, é..
    se você usa RB como AP.. você pode criar um virtual AP , com SSID diferente, e criar outra wpa .. aí é só você não usar nada de caracteres especiais, ou usar o que o nano suporta.

    tenho muitos nanos aqui , e , adotei o nano como padrao do provedor.. porém tenho vários kozumis tambem..

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    rapaz, se você atualizou o firm para o mais recente e mesmo assim ele não aceitou,
    concerteza a ubnt ainda não disponibilizou atualização para tal..
    a unica coisa que posso lhe aconselhar em relação á isso, é..
    se você usa RB como AP.. você pode criar um virtual AP , com SSID diferente, e criar outra wpa .. aí é só você não usar nada de caracteres especiais, ou usar o que o nano suporta.

    tenho muitos nanos aqui , e , adotei o nano como padrao do provedor.. porém tenho vários kozumis tambem..

    Boa idéia,,, mais tem um grande detalhe
    sobre padronização até o momento estava usando só o Zinwell G220,,, mais a Zinwell não está mais no Brasil,, não faz RMA etc,,, no brasil não encontra mais,,,

    Aí queria padronizar tudo para NanoStation2,,
    Toda minha Rede no Ponto de Acesso, está com essa criptografia,,, será que tenho que criar ap virtual em todos os pontos,,, ???

    yondaime, vc já tenho usar um caracter especial em outro nano,,, tipo,, o loco,,, ou no 5.8,, etc,, será que é em todos os nanos?


    Grato pela atenção

  4. #4

    Padrão

    Beleza,,, já teste,,, irei usar o Ap Virtual,,, vou deixar os novos conectarem neste virtual com cript, nova, e vendo quem esta on-line de outros clientes,, ai vou entrando e add a crip do virtual,,,, quando fizer de todos que estao na base,,, eu desabilito o virtual e deixo o verdadeiro,,,

    Valeu "yondaime" Ótima idéia,,, em ajudou pacas,,,
    tem alguma observação a tomar cuidadado contra ap virtual?

  5. #5

    Padrão

    Finalmente alguém compartilhou comigo este problema.
    Algum tempo atrás reclamei disso. Inclusive no forum da Ubiquiti.
    A resposta que me deram era que WPA ou WPA2 não seria suportado se estivesse fazendo WDS.
    Se não usar WDS vai tranquilo com qualquer caractere. Se selecionar AP+wds ou só WDS não vai habilitar o WPA.
    Para contornar o problema tive que usar mais um rádio para fazer o WDS e usar só como AP para distribuir. Daí deu para usar WPA2 AES.
    Como voce já está com WPA em todos os clientes, o melhor é usar dois rádios só para o ponto a ponto com uma chave que ele aceite e deixar os Nano AP ou cliente com WPA2 que vai tranquilo. Nos meus nunca deu esta discriminação com relação aos caracteres. Uso chave de 63 caracteres, cada um mais louco que outro.

    Editando:
    Perdão, fui lá conferir minha chave, e não tem ¨ e nem ´. Eu não tinha nem me flagrado, pois é tanto caractere diferente que me passou desapercebido. Mas a questão do WDS continua um problemão com o WPA+AP.
    Última edição por 1929; 06-02-2010 às 01:00.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Finalmente alguém compartilhou comigo este problema.
    Algum tempo atrás reclamei disso. Inclusive no forum da Ubiquiti.
    A resposta que me deram era que WPA ou WPA2 não seria suportado se estivesse fazendo WDS.
    Se não usar WDS vai tranquilo com qualquer caractere. Se selecionar AP+wds ou só WDS não vai habilitar o WPA.
    Para contornar o problema tive que usar mais um rádio para fazer o WDS e usar só como AP para distribuir. Daí deu para usar WPA2 AES.
    Como voce já está com WPA em todos os clientes, o melhor é usar dois rádios só para o ponto a ponto com uma chave que ele aceite e deixar os Nano AP ou cliente com WPA2 que vai tranquilo. Nos meus nunca deu esta discriminação com relação aos caracteres. Uso chave de 63 caracteres, cada um mais louco que outro.

    Editando:
    Perdão, fui lá conferir minha chave, e não tem ¨ e nem ´. Eu não tinha nem me flagrado, pois é tanto caractere diferente que me passou desapercebido. Mas a questão do WDS continua um problemão com o WPA+AP.
    Fala aí parceiro,, bom saber que vc teve um desses problemas pra compartilhar,,,
    então,, com wds não testei não,, + axo q o problema dos caracteres este em bug da nano hehehe,, só aguardar um nono firm p/ funcionar....


    Mas quanto ao contornar,, vou fzer mesmo o AP virtual e cair fora do ¨ e ´ hehehe, pouco a pouco ir migrando,,s/ nenhum problema...
    Valeuuuuuuu

    abraços,,,

  7. #7

    Padrão

    Ahh só pra descontrair.... To achando que esse seu nano2 já se enquadrou na nova regra da língua portuguesa..rsrsrsrsrsss
    Brincadeiras a parte, aqui estou usando o nano2 loco nos clientes e com criptografia wpa2 tkip+aes e minha chave tem o acento agudo e funciona... agora os 2 pontinhos ja extintos na minha chave não tem......abrass a todos

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Do acento agudo, imagino que vc use acento junto a um caractere e o amigo que criou o post usa um acento apenas... por isso que funciona pra vc e pra ele não...

    Sobre o WDS, já tinhamos falado em outro post, eu e o 1929 que havia esse problema... não lembro se cheguei a comentar lá, mas hj já tenho certeza de uma coisa que achava a um tempo atrás... Não funciona WDS e WPA ou mesmo WPA2, por limitação do padrão do WDS... é o WDS em si que não aceita senhas em WPA... não é por ser um rádio ou outro... a solução é fazer como o 1929 disse ou no meu caso que é diferente, é sentar e chorar hehe... brincadeira... no meu caso eu tenho um POP com WPA e queria fazer ele AP+WDS para conectar um outro ponto de acesso em WDS a ele, mas não ah como... só usando em Bridge Client mesmo, dai não é repassado o MAC para o POP, mas paciência... o jeito mesmo é fazer um outro ponto a ponto e não conectar o ponto de repetição no AP... Só não fiz isso aqui pq só tenho 2 clientes lá e não dá em questão de custo... além do mais, assim que poder vou tentar conectar esses dois em outro POP e desativar esse meu único ponto mais ou menos...

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Ahh só pra descontrair.... To achando que esse seu nano2 já se enquadrou na nova regra da língua portuguesa..rsrsrsrsrsss
    Brincadeiras a parte, aqui estou usando o nano2 loco nos clientes e com criptografia wpa2 tkip+aes e minha chave tem o acento agudo e funciona... agora os 2 pontinhos ja extintos na minha chave não tem......abrass a todos

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    ...
    Sobre o WDS, já tinhamos falado em outro post, eu e o 1929 que havia esse problema... não lembro se cheguei a comentar lá, mas hj já tenho certeza de uma coisa que achava a um tempo atrás... Não funciona WDS e WPA ou mesmo WPA2, por limitação do padrão do WDS... é o WDS em si que não aceita senhas em WPA... não é por ser um rádio ou outro...
    Pedemesa, o AP+WDS funciona bem nos rádios 8186, com WPA2.
    Este problema só apareceu nos Ubiquiti.
    Fiz uma pergunta no forum da Ubiquiti e eles me responderam que era uma limitação de hardware. É meio estranho esta informação, pois outros produtos baseados no mesmo chipset, ninguém reportou tal incompatibilidade.

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Sim, sim, mas não sei se vc lembra meu problema era um pouco diferente... Vou tentar descrever denovo...

    tenho um POP com uma RB e cartão (Atheros). Tenho ele em modo "AP Bridge" com WPA e conecto meus clientes nele em modo WISP, ou seja, estrutura padrão (imagino que a mais utilizada). Dai vem o problema. Tenho um ponto de acesso com 2 rádios, 1 em Bridge AP (tranquilo) e outro (que é o problema) em Bridge Client. Em Bridge Client ele não repassa os MAC dos clientes conectados ao AP em Bridge AP. Nesse ponto os dois são RTL8186.
    Ai vem o que eu queria fazer. Assim como configuramos os rádios em AP+WDS, queria configurar o Mikrotik, o cartão que tenho lá, em "AP+WDS" no caso AP Bridge com WDS, mas ai veio o problema... ele mantem a senha do AP Bridge... já tentei de tudo, inclusive Virtual AP em WDS... já nem lembro bem os resultados, mas sei que não consegui resolver...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pedemesa, o AP+WDS funciona bem nos rádios 8186, com WPA2.
    Este problema só apareceu nos Ubiquiti.
    Fiz uma pergunta no forum da Ubiquiti e eles me responderam que era uma limitação de hardware. É meio estranho esta informação, pois outros produtos baseados no mesmo chipset, ninguém reportou tal incompatibilidade.

  11. #11

    Padrão

    Isso mesmo,,, na minha WAP é só a caractere,,, só o agudo ´e o trema ¨ e mais alguns algorítmos,, MAIUS. e minisc.. e Aí ap virtual neles,,
    Valeu à todos;;


    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Do acento agudo, imagino que vc use acento junto a um caractere e o amigo que criou o post usa um acento apenas... por isso que funciona pra vc e pra ele não...

    Sobre o WDS, já tinhamos falado em outro post, eu e o 1929 que havia esse problema... não lembro se cheguei a comentar lá, mas hj já tenho certeza de uma coisa que achava a um tempo atrás... Não funciona WDS e WPA ou mesmo WPA2, por limitação do padrão do WDS... é o WDS em si que não aceita senhas em WPA... não é por ser um rádio ou outro... a solução é fazer como o 1929 disse ou no meu caso que é diferente, é sentar e chorar hehe... brincadeira... no meu caso eu tenho um POP com WPA e queria fazer ele AP+WDS para conectar um outro ponto de acesso em WDS a ele, mas não ah como... só usando em Bridge Client mesmo, dai não é repassado o MAC para o POP, mas paciência... o jeito mesmo é fazer um outro ponto a ponto e não conectar o ponto de repetição no AP... Só não fiz isso aqui pq só tenho 2 clientes lá e não dá em questão de custo... além do mais, assim que poder vou tentar conectar esses dois em outro POP e desativar esse meu único ponto mais ou menos...

  12. #12

    Padrão

    É neste caso,,, teria que ter um aceite na rb para ativar,,, eu tenho um cliente assim,,
    Zinwell"Ap+WDS e com Zinwell "Wds" apenas,,, aí eu autentico o router dele interno,,
    queria add uma rb,,, só que não mexi neste ponto porque deu erro no ping,,, nao consegui fazer o cartão servir como ap,,, e fazer o ponot a ponto pra este cliente,,, resumindo,,, add outra antena,, hehe,, mais vou voltar a tentar de novo,,, valeu,,,


    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Sim, sim, mas não sei se vc lembra meu problema era um pouco diferente... Vou tentar descrever denovo...

    e outro (que é o problema) em Bridge Client. Em Bridge Client ele não repassa os MAC dos clientes conectados ao AP em Bridge AP. Nesse ponto os dois são RTL8186.
    ...