Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão A2Billing 1.5 junto com Trixbox 2.8

    Sou novato no assunto servidor voip, trabalho em um provedor wireless a 3 anos, e vamo comecar a mecher com voip.
    Estou tentando integrar o A2Billing no Trixbox, porem esta dificil, nao estou achando nem um site com tutos de versoes atuais, no caso com uma adaptacao estou montando um passo a passo, com fonte pela internet de outros sites sobre a2billing.

    bom vou postando o q ja fiz e aonde estou com problemas, se alguem ja instalou ou esta pensando em instalar podemos ir trocando ideias e aprendizagens!!!!

    1 Passo: Instalar Trixbox 2.8

    entre no site, e puxe a versao estavel, no caso estou com a 2.8
    Current Downloads | trixbox
    ou puxe direto desse link:
    Download trixbox from SourceForge.net

    ai no nero grave a em um cd,
    de o boot, e instale sem complicacoes.

    depois de instalado vc loga como root e a senha q criou na isntalacao
    Configure a placa de rede:
    No terminal do trixbox digite o seguinte comando:
    # system-config-network

    Na tela azul, em Select Action va 1 em Edit Devices, selecione a sua interface, em Use DHCP, caso nao for usar desative com o espaco, e cadastre o ip, mascara e gateway. De OK, em Setect A Device, clique em SAVE. Depois em 2 clique em Edit DNS configuration, e cadastre o dns. De OK, clique em Save&Quit.

    devolta ao terminal, reinicie a sua interface:
    # /etc/rc.d/init.d/network restart

    ping um site ou o ip do seu gateway e veja se esta td ok.
    vc ja pode acessar o trixbox via qualquer navegador de internet, no endereco:
    http://IP_do_trixbox/
    Clique no item [ switch ] no User mode, no canto superior direito para logar no sistema. No canto superior direito, e logue o usuario adminsitrador:
    A conta padrão é maint e a senha é password.

    mais informacoes, entre nesse site:
    Trixbox » Dicas de Asterisk

    Pronto trixbox instalado e rodando, agora vamos pro A2Billing. Vc tera q puxar ele, decompactar e jogar ele em determinadas pastas do trixbox ja instalado.
    Bom eh ai q entra a minha duvida, vou postar ate onde eu fiz, e o que esta acontecendo, ai conto com a ajuda de quem ja instalou ou de quem esta com interesse de instalar e conseguir com mais facilidades!!!

    Criando pasta e Descopactando arquivo:
    # cd /usr/src
    # mkdir a2billing
    # cd a2billing2
    # wget http://www.asterisk2billing.org/down...g_1.5.1.tar.gz
    # tar zxvf A2Billing_1.5.1.tar.gz
    # ls -la

    Criando DataBase no Mysql:
    # cd /usr/src/a2billing/DataBase/mysql-5.x
    # mysql -u root -ppassw0rd < a2billing-createdb-user.sql
    # mysql -u root -ppassw0rd mya2billing < a2billing-mysql-schema-v1.3.0.sql

    Instalando a2billing no Apache:

    Administrador modo:
    # cd /var/www/html
    # mkdir a2billing
    # chown -R asterisk: a2billing
    # cd a2billing
    # cp -r /usr/src/a2billing/admin/. .

    Usuario Modo:
    # cd/var/www/html
    # mkdir a2customer
    # chown -R asterisk: a2customer
    # cd a2customer
    # cp -r /usr/src/a2billing/customer/. .

    Instalando AGI:
    # cd /var/lib/asterisk/agi-bin
    # cp /usr/src/a2billing/AGI/a2billing.php .
    # cp -r /usr/src/a2billing/AGI/lib .
    # chown asterisk: a2billing.php
    # chown -R asterisk: lib

    Instalando a2billing.conf na pasta certa:
    # cd /etc/asterisk
    # cp /usr/src/a2billing/a2billing.conf .
    # chown asterisk: a2billing.conf

    Bom todos esse comandos eu adaptei pra versao 1.5 q baixei, a fonte q eu tirei a base eh:
    SureTeq - Asterisk2Billing e tbm esse:
    TrixboxInstall - a2billing - Trac

    porem quando vou rodar no navegador, nao abre nada da pasta q criei no apache, no caso a a2billing e a a2customer!!!
    dando uma olhada na raiz, percebi q a pasta lib, q esta dentro da pasta admin, que tem q ser copiada no apache, no caso para a administracao, nao aparece por inteira e fica selecionada com uma cor vermelha de fundo, acho q representa um link da pasta onde esta os arquivos descompactos!!!
    e por isso ou outra coisa nao consigo rodar!!! Onde sera q estou errando, sera q esta faltando alguma permissao??? alguma outra coisa!!!
    De uma ajuda quem ja instalou ou tem conhecimento sobre a instalacao!!! Estou querendo montar um servidor proprio de voip mais revendendo planos para futuramente colocar uma placa E1, caso obter retorno em voip, assim com o servidor ja montado estarei com um passo a frente, do que eu usar o servidor da revenda!!!

    aguardo, obrigado des de ja!
    abracos

    Resolvi entao por o Trixbox, nao tem erro para instalar,

  2. #2

    Padrão

    Ola
    Eu tenho uma informação que podera te ajudar, verifique sua instalação acomnpanhando o que instrui estes dois endereços, o que vc pegou na Sureteq é velho e pode ser este seu problema.
    Instalando o A2billing
    Installation Guide - a2billing - Trac

    Instalando o A2billing no trixbox
    TrixboxInstall - a2billing - Trac

    Espero que te ajude. Claro que vc poderá vir até nosso Forum e lá vc encontrá muitas informações sobre a instalação do A2billing no trixbox, voce deve saber que o trixbox esta sob o Linux distribuição CentOS, certo?

    Jose Pinto
    HDDLAB - Brasil
    Fonality trixbox Pro Reseller

  3. #3

    Padrão

    sei sim, da distribuicao centos, na verdade ele facilita a instalacao, em vez de vc instalar um centos, e depois baixar o asterisk e td mais!!!
    eu achei um novo tutorial, vou tentar seguir ele hj,, se der resultados eu posto aqui, acho q tds q mechem com provedor a radio, vai se interessar em mecher com voip, se ja nao meche,,, e pra quem meche pesso ajuda!!!

    qual eh endereco do forum de vcs, pra eu dar uma olhada por la? tem como vc me passar o link,
    enquanto aos tutoriais q segui, realemnte sao de versoes diferente por isso eu fiz as adaptacoes pra versao atual, como por exemplo a pasta TRUNK nao vem mais na versao 1.5 do a2billing, porem a DataBase esta la solta, e nao dentro da trunk, isso e outras adaptacoes de versao, eu consegui fazer!!!! estou na batalha,,, hehehe

    agradeco a sua ajuda Jose, obrigado. e vou entrar no forum la tbm!!

  4. #4

    Padrão

    cara add ai meu msn estou na mesma situação sua, [email protected] posta ai o novo tutorial que planeja seguir

  5. #5

    Padrão

    Entao, como eu disse peguei um outro tuto e segui, ele ta bem proximo esse ai de cima q eu fiz meio no desconfiometro e tava dando pau,,,,, agora roda a tela de login e do admin tbm, porem acho q to com problemas no banco de dados q esta dando o erro Connection failed, depois q tento fazer login em ambas.

    aqui esta o tuto, com uma adaptacao para o portugues do meu jeito, pq sempre faco pra nao esquecer futuramente....

    espero q alguem possa fazer e achar pq esta dando esse erro de Connection failed, se alguem fizer isso, poste aqui por favor...

    Download the a2billing. Criar a pasta /usr/src/a2billing/
    # mkdir /usr/src/a2billing
    # cd /usr/src/a2billing
    # wget http://www.asterisk2billing.org/down...g_1.5.1.tar.gz

    Descompacta:
    #tar zxvf A2Billing_1.4.1.tar.gz
    Criando MySQL database (mya2billing)
    No arquivo a2billing-createdb-user.sql possui script q cria as database com as permisoes e usuarios:
    #cd /usr/src/a2billing
    # mysql -u root -p < DataBase/mysql-5.x/a2billing-createdb-user.sql
    (A senha root padrao: passw0rd)

    O script criara os seguintes databeses, username and password no seu mysql:
    Database name is: mya2billing
    Database user is: a2billinguser
    User password is: a2billing

    Depois de criar a estrutura do banco, vamos criar um conjunto de tabelas e inserir alguns dados de configuração de base inicial
    # mysql -u root -p mya2billing < DataBase/mysql-5.x/a2billing-schema-v1.4.0.sql

    Jogue o arquivo de configuração a2billing na pasta /etc
    # cp /usr/src/a2billing/a2billing.conf /etc/

    Edit o arquivo:
    # vi /etc/a2billing.conf

    Altere a area "database" com os nomes do mysql q criou la em cima, deixe igual aqui:
    [database]
    hostname = localhost
    port = 3306
    user = a2billinguser
    password = a2billing
    dbname = mya2billing
    dbtype = mysql

    Dando permissoes para os arquivos necessarios:
    # chmod 777 /etc/asterisk
    # touch /etc/asterisk/additional_a2billing_iax.conf
    # touch /etc/asterisk/additional_a2billing_sip.conf
    # echo #include additional_a2billing_sip.conf >> /etc/asterisk/sip.conf
    # echo #include additional_a2billing_iax.conf >> /etc/asterisk/iax.conf
    # chown -Rf asterisk:asterisk /etc/asterisk/additional_a2billing_iax.conf
    # chown -Rf asterisk:asterisk /etc/asterisk/additional_a2billing_sip.conf

    Instalando os arquivos de som, deve ser caixa postal esses lances
    # /usr/src/a2billing/addons/sounds/install_a2b_sounds.sh

    Edit /etc/asterisk/manager.conf e adicione a aba [myasterisk]:
    [myasterisk]
    secret=mycode
    read=system,call,log,verbose,command,agent,user
    write=system,call,log,verbose,command,agent,user

    Copiando os arquivos da pasta AGI do a2billing para a pasta agi-bin ja instalado
    no seu trixbox conforme abaixo:
    # cd /usr/src/a2billing/AGI
    # cp a2billing.php /var/lib/asterisk/agi-bin/
    # cp -Rf /usr/src/a2billing/common/lib /var/lib/asterisk/agi-bin/

    Permitindo as coisas:
    # chown asterisk:asterisk /var/lib/asterisk/agi-bin/a2billing.php
    # chown -Rf asterisk:asterisk /var/lib/asterisk/agi-bin/lib
    # chmod +x /var/lib/asterisk/agi-bin/a2billing.php

    Instalando no apache, a area administrativa e do usuario tbm, no caso ficara
    dividido por pasta, onde a http://ip_server/a2billing/admin sera para administracao
    a2billing/customer para usuario, ou seja as 2 dentro da msm pasta, onde no tutorial
    anterior ficava uma pasta para cada!
    # cp -rf /usr/src/a2billing/admin /var/www/html/a2billing/
    # cp -rf /usr/src/a2billing/agent /var/www/html/a2billing/
    # cp -rf /usr/src/a2billing/customer /var/www/html/a2billing/
    # cp -rf /usr/src/a2billing/common /var/www/html/a2billing/
    #chmod 755 /var/www/html/a2billing/admin/templates_c
    #chmod 755 /var/www/html/a2billing/customer/templates_c
    #chmod 755 /var/www/html/a2billing/agent/templates_c
    #chown -Rf asterisk:asterisk /var/www/html/a2billing/admin/templates_c
    #chown -Rf asterisk:asterisk /var/www/html/a2billing/customer/templates_c
    #chown -Rf asterisk:asterisk /var/www/html/a2billing/agent/templates_c

    Reinicie o apache e servico de httpd
    # service httpd restart

    Agora eh soh entrar no link
    http://ip-server/a2billing/admin
    Senha padrao:
    user: root
    pass: changepassword

    ta ai,,,,, se eu descobrir eu volto,,, falow abracos,,,,, vamo tenta ai provelink vamos fazer rodar,,,, kkk valeu
    Última edição por Nks; 11-02-2010 às 22:20.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    conseguir arrumar o erro, era falha minha msm, se vc seguir o roteiro acima certinho nao tera problemas, no meu caso eu tinha esquecido de adicionar o my, nas configuracoes do a2billing.conf q se encontra no /etc/a2biling.conf
    porem ai no tuto esta correto.

    bom agora ele fala se o nome de usuario e senha esta errado, e tbm loga no usuario e senha padrao, porem agora esta dando erro depois q faz o login cai em uma pagina em branco e no titulo do navegador aparece
    HTTP 500 - Erro Interno do Sistema

    ate eu chegar a conclusao do erro passado, mechi muito ate descobrir q era um erro meu no a2billing.conf, porem acho q devo ter estragado na hora q fiquei fucando, entao estou pensando em refazer td certinho q acho q nao vou ter erro..... se alguem tem alguma dica pra resolver esse erro HTTP 500, por favor postem aqui!!!

    bom valeu pelos links hddlab, vou dar uma conferida, apesar q esse tutorial q achei e adaptei esta perfeito ate agora!!!! mais msm assim vou dar uma olhada e gostaria de aproveitar e te perguntar oq eh CallingCard???
    eh algum sistema de tarficacao via cartao???? ou estou viajando!??

    obrigado, agradeco a todos.....

  8. #8

    Padrão

    Calling card é cartão de ligação, tipo esses da telefonica que vc compra e tem os creditos para ligar.
    O cartão é interessante para Lan Houses e Cyber Cafes e outras semelhantes que alugam maquina para pessoas usarem Internet, claro que todas as pessoas que trabalham com VoIP - terminação _ também podem usar o sistema para vender creditos.

  9. #9

    Padrão

    bom gente seguinte, formatei a maquina e instalei novamente o trixbox, e segui corretamente conforme o tutorial q postei acima, o com traducao......
    esta 100%, esta td rodando perfeitamente............
    agora preciso aprender a configurar ele..... conforme vou achando dicas, vou postando aqui,,,, e hddlab, poxa via me interessei muito nesse lance de Cartao, tem como vc me informar mais sobre isso!??
    q tipo de telefone aceita o codigo gerado por esse cartao!??

  10. #10

    Padrão

    Voce tem que montar seu Servidor VoIP, idealizar como vc ira gerenciar as chamadas e montar seu sistema de cartão de ligações.
    O telefone se for físico, qualquer um que esteja ligado a um ATA - adaptador telefonico analogico - a apartir dai o usuario irá ligar para um numero que esta em seu servidor e digitar o codigo do cazrtão (PIN number) após isso ele tera acesso a uma linha VoIP e poderá fazer ligações.
    Existem varias formas de prover o acesso: Voce poderá ter um DID, um 0800 IP ou mesmo uma linha comum. Estes servirão para que o usuario acesse a conta, claro que o custo da chamada irá variar de acordo com o tipo de acesso que o usuario terá, existem outras opções mas são mais complicadas de serem montadas e algumas vezes problematicas.

    Montando um cenário simples:

    Uma Lan House, com acesso a Internet duas ou tres maquinas com softfone - o numero de chamadas permitido dependerá do link que a Lan House tem e que será disponibilizado para as chamadas, normalmente usando o Codec G.729 30kbps para cada chamada dependo do Server a ser usado poderá haver maxmização de consumo após a primeira chamada (sistemas profissionais gerenciam isso bem).

    Nessa Lan House tem um server com o sistema Calling Card Montado, o cliente entra e diz quero um cartão de chamadas e de posse do cartão ele poderá ir a uma das maquinas que tenha o softphone e fazer a chamada que no caso poderá ser via rede - sem custo essa primeira conexão - e após ter acesso ao server ele digita o código do cartão e faz as chamadas enquanto tiver crédito.

    Acho que para começar esta bom, na medida que aparecerem as duvidas e questionamento vou esclarecendo.

    Jose Pinto
    HDDLAB - Brazil
    Fonality trixbox Pro Reseller Brazil

  11. #11

    Padrão

    Hddlab, muito interessante esse sistema de cartao, vc em algum contao onde eu posso entrar em contato com vc, email, ou msn,,,,,,, eu consegui instalar o A2billing, esta rodando perfeitamente, porem eu nao sei configuralo para uma conta voip, criar usuarios essas coisas, eu precisava de um manual em portugues,,,,, e nao estou achando na internet, vc tem algum link alguma coisa assim!??
    me passe algum contato seu, q eu te procuro, pode ser por msg particular em vez de postar aqui no forum!!

    aguardo. obrigado pelas informacoes.

  12. #12

    Padrão

    Caro amigo eu faço o que posso para ajudar, ok?
    Não sei se voce leu a minha assinatura, a HDDLAB é um laboratorio de Recuperacao de Dados que eu tenho ha 23 anos, se vc procurar na internet voce achara o site e lá tem os meus contatos, eu estou de ferias por isso a velocidade em responder aqui. A HDDLAB é hoje a revenda autorizada dos sistemas da Fonality - os chamados sistemas profissionais, como pro exemplo o trixbox Pro, o trixbox que vc esta usando é o CE - Comunity Edition - uma distribuição gratuita.
    Mas vc poderá entrar em contato comigo através da HDDLAB e na medida do possivel ue vou lhe ajudando sem problema, ok?
    Vou passar aqui dois links para que voce e outros possam ler como configurar ramais e conta VoiP no trixbox CE, que é bem diferente do sistema que vendo, pois o CE trabalha com o FreePBX e as versões Profissionais não.
    http://www.pop-pi.rnp.br/artigos/Tutorial_trixbox.pdf

    Trixbox - Um PABX IP gratuito em apenas 20 minutos - Alberto Sato - VoIP

    Claro que no Forum tem tudo bem como tutoriais endereço de Videos para que voce aprenda mais sobre o trixbox, inclusive no Yutube tem varios videos é so escrever a palavra trixbox que eles aparecem.

    Jose Pinto
    HDDLAB-Brasil
    Fonality trixbox Pro Reseller Brasil

  13. #13

    Padrão

    poxa q bacana esse lance de recuperacao, msm pq 23 anos no comercio,,,, nao eh pra qualquer um, aqui agente ta a 3 anos e estamos com medo da evolucao, wimax, energia eletrica, dentre outras, acho q o voip vai ser uma saida boa, por enquanto penso em mecher msm com o CE, mais futuramente, quero implementar algo melho, esse futuramente eh rapido coisa assim ate setembro, ja vou ver se estatei obtendo resultados com voip ou nao!!

    vou olhar isso, mais eu queria ter algum contato com vc, para ate msm futuramente comprar alguns dos sistemas para voip q vc trabalha com revenda!!

    agradeco muito, msm pela sua colaboracao, mais quero deixar claro q o topico ainda esta em aberto, para deixar ele completo, des da configuraca no servidor para interagir o a2billing com o trixbox, como ja foi feito, e tbm postar configuracoes do a2billing para fazer chamadas, entrocamentos, e td mais.......

    entao eu gostaria q alguem q ja usa o trixbox ce com a2billing, postase esperiencias como o seu funcionamento, e onde ele perde e quando migrar para um soft mais robusto, lembrando q nem sempre o fato de ser pago, o torna mais robusto!!!

    agradeco a tds a colaboracao, principalmente ao hddlab, q esta ajudando muito......

  14. #14

    Padrão

    Bem como ja coloquei para voce no site da HDDLAB tem meus contatos e meus telefones, vc e quem mais quiser podera estar entrando em contato, na medida do possivel irei vendo o que pode ser feito.

    Para começar irei montar um CE e vou instalar o A2billing nele para que eu possa visualizar o que se passa uma vez que os sistemas que trabalho estão mais voltados para a area Corporativa para substituição de PABX de grande porte, a Fonality tem sistemas com 2000 ramais. Temos hoje no Brasil um projeto em São Paulo para um Callcenter com 600 ramais.

    Claro que este tópico deve ficar aberto e como disse, na medida do possivel irei colaborar.

    Jose Pinto
    HDDLAB-Brasil
    Fonality trixbox Pro Reseller Brasil

  15. #15

    Padrão

    Aguem tem um passo a passo depois de instalado para configurar?
    Um servidor voip pode ser todo administrado pelo a2billing?

  16. #16

    Padrão

    Olá amigos, usando o A2billing possibilita os usuarios falar entre si de graça?

  17. #17
    NandoTel
    Visitante

    Padrão

    Nks,

    Sou iniciante,


    e estou tendo dificuldades para a instalação do a2billing. Instalei o Trixbox e segui seu tutorial, quando acesso o ip do server com /a2billing ele aparece a pagina com opção ADMIN, AGENTE,CUSTOMER porém quando clico em admin ele nao faz mais nada.
    Entao instalei o elastix, que ja vem com a2billing porem ele nao funciona corretamente. Crio um customer configuro provedor, tronco, ratecard e configuro o xlite com os dados do customer ele nao registra, entao baixei o a2billing 1.7.0 e segui seu tutorial funcionou, o xlite registra o customer porem nao aceita fazer ligaçoes. agora estou tentando do zero instalando em cima do asterisk 1.4.
    Pode me passar novamente o seu tutorial passo a passo para eu ver se consigo faze-lo rodar.

    Desde ja obrigado.

  18. #18

    Padrão Re: A2Billing 1.5 junto com Trixbox 2.8

    Amigo procura o murilo do provebuntu, ele pode te da uma força na instalacao e configuração do a2billing.t +

  19. #19

    Padrão Re: A2Billing 1.5 junto com Trixbox 2.8

    Aí cara, solucionou seu problema já? posta aí se sim pra ajuda o resto da galera, não deve ter sido coisa grave.. um abraço mano!!

  20. #20

    Post Re: A2Billing 1.5 junto com Trixbox 2.8

    Galera,

    preciso de uma força de vocês, instalei o a2billing 1.9 no trixbox 2.8 e quando acesso //ip/a2billing/admin aparece normal a tela de acesso mas quando coloco usuário: root e senha: changepassword diz CONECTION FAILED.... já fiz e refiz a instalação algumas vezes e sempre o mesmo problema, podem me ajudar?

    vlw