Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calculando Burst

    Agora que entendi melhor o funcionamento do burst, tentei simplificar seu cálculo pra facilitar nossa vida.

    Você tem Max Limit como velocidade normal, Burst Limit como velocidade acelerada, Burst Time como duração no Limit e Burst Threshold que é usado para calcular o momento de retono à velocidade normal.

    O burst tem dois estados em sua duração: um é o da aceleração e outro a limitação. É comun alguém configurar o burst e notar que a velocidade normaliza antes de passado o burst time [1] isso ocorre porque o Threshold já foi alcançado. A fórmula a seguir permite calcular com alguma precisão os dois estados do burst.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         formula calculo burst leg.png
Visualizações:	5430
Tamanho: 	5,7 KB
ID:      	9211


    Você quer ofecer um plano de 128k com turbo de 800k (a) durante 15 segudos (t) mas para evitar sobrecarga você quer limitar seu cliente nos próximos 45 segundos após a acelerada o que totaliza 60 segundos (c) de Burst Time. Aplicados esses dados à fórmula se obtem b = 200; esse teverá ser o Burst Threshold. Note que Max limit não é necessário no cálculo.

    Recomendações:
    Use Burst-Threshold menor que Burst-Limit[2] e arredonde "b" para cima quando obter uma fração no cálculo.

    Testem e dêem um retorno.

    1- https://under-linux.org/f107/burst-131815/#post435701
    2- https://under-linux.org/f107/burst-131815/#post435827

    Base para fórmula: https://under-linux.org/f226/quero-e...69/#post367788

    Planilha excel: Google Docs
    Imagens Anexas Imagens Anexas  
    Última edição por bjaraujo; 13-02-2010 às 16:23.

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Agora que entendi melhor o funcionamento do burst, tentei simplificar seu cálculo pra facilitar nossa vida.

    Você tem Max Limit como velocidade normal, Burst Limit como velocidade acelerada, Burst Time como duração no Limit e Burst Threshold que é usado para calcular o momento de retono à velocidade normal.

    O burst tem dois estados em sua duração: um é o da aceleração e outro a limitação. É comun alguém configurar o burst e notar que a velocidade normaliza antes de passado o burst time [1] isso ocorre porque o Threshold já foi alcançado. A fórmula a seguir permite calcular com alguma precisão os dois estados do burst.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         formula calculo burst leg.png
Visualizações:	5430
Tamanho: 	5,7 KB
ID:      	9211


    Você quer ofecer um plano de 128k com turbo de 800k (a) durante 15 segudos (t) mas para evitar sobrecarga você quer limitar seu cliente nos próximos 45 segundos após a acelerada o que totaliza 60 segundos (c) de Burst Time. Aplicados esses dados à fórmula se obtem b = 200; esse teverá ser o Burst Threshold. Note que Max limit não é necessário no cálculo.

    Recomendações:
    Use Burst Threshold menor que Max Limit[2] e arredonde \"b\" para cima quando obter uma fração no cálculo.

    Testem e dêem um retorno.

    1- https://under-linux.org/f107/burst-131815/#post435701
    2- https://under-linux.org/f107/burst-131815/#post435827

    Base para fórmula: https://under-linux.org/f226/quero-e...69/#post367788
    Usando o seu raciocinio, qual seria a diferença?
    A) Digamos que queira dar um turbo de 10 segundos e esperar 50 segundos para novo turbo.
    b) Digamos que queira dar um turbo de 50 segundos e esperar 10 segundos para novo turbo.

  3. #3

    Padrão

    nao consegui entender...
    seguindo esse raciocinio, qual seria o Burst Threshold para:
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s

    Max-Limit: 512k
    burst-limit: 960k
    burst-time: 50s

  4. #4

    Padrão

    ??? a diferença aí seria o tempo, a carga/sobrecarga....
    ou vc expressou mal a pergunta querendo entender outra coisa....??
    reformula ela aí.. vlw
    Última edição por ceusbar; 12-02-2010 às 16:42.

  5. #5

    Padrão

    A) são 50 segundo de conexão limitada e consumo reduzido do link.
    B) são 50 segundos de, provável, sobrecarga no seu link.

  6. #6

    Padrão

    Por quantos segundo você quer que seu cliente navegue no burst-limit dentro do burst-time?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    nao consegui entender...
    seguindo esse raciocinio, qual seria o Burst Threshold para:
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s

    Max-Limit: 512k
    burst-limit: 960k
    burst-time: 50s

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Agora que entendi melhor o funcionamento do burst, tentei simplificar seu cálculo pra facilitar nossa vida.

    Você tem Max Limit como velocidade normal, Burst Limit como velocidade acelerada, Burst Time como duração no Limit e Burst Threshold que é usado para calcular o momento de retono à velocidade normal.

    O burst tem dois estados em sua duração: um é o da aceleração e outro a limitação. É comun alguém configurar o burst e notar que a velocidade normaliza antes de passado o burst time [1] isso ocorre porque o Threshold já foi alcançado. A fórmula a seguir permite calcular com alguma precisão os dois estados do burst.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         formula calculo burst leg.png
Visualizações:	5430
Tamanho: 	5,7 KB
ID:      	9211


    Você quer ofecer um plano de 128k com turbo de 800k (a) durante 15 segudos (t) mas para evitar sobrecarga você quer limitar seu cliente nos próximos 45 segundos após a acelerada o que totaliza 60 segundos (c) de Burst Time. Aplicados esses dados à fórmula se obtem b = 200; esse teverá ser o Burst Threshold. Note que Max limit não é necessário no cálculo.

    Recomendações:
    Use Burst Threshold menor que Max Limit[2] e arredonde \"b\" para cima quando obter uma fração no cálculo.

    Testem e dêem um retorno.

    1- https://under-linux.org/f107/burst-131815/#post435701
    2- https://under-linux.org/f107/burst-131815/#post435827

    Base para fórmula: https://under-linux.org/f226/quero-entender-o-burst-119469/#post367788
    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    nao consegui entender...
    seguindo esse raciocinio, qual seria o Burst Threshold para:
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s

    Max-Limit: 512k
    burst-limit: 960k
    burst-time: 50s
    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Por quantos segundo você quer que seu cliente navegue no burst-limit dentro do burst-time?
    acho que te passei todos os dados, nao?
    vou traduzir: quero que um cliente com 256k, navegue durante 50s com 960k
    para isso, qual o Burst Threshold que devo configurar?

    o mesmo para o cliente com 512k

  8. #8

    Padrão

    No primeiro caso configure burst-time para 52s e burst threshold para 438k
    No segundo caso 52s e 924k respectivamente.
    Em cada caso cada um navegará destro de seu burst limit, ou seja, no primeiro 456k no segundo 960k.
    Cálculo do segundo caso burst-threshold = (960*50)/52. Arredonde para cima.
    Última edição por bjaraujo; 12-02-2010 às 17:53.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    No primeiro caso configure burst-time para 52s e burst threshold para 438k
    No segundo caso 52s e 924k respectivamente.
    Em cada caso cada um navegará destro de seu burst limit, ou seja, no primeiro 456k no segundo 960k.
    Cálculo do segundo caso burst-threshold = (960*50)/52. Arredonde para cima.
    Sei que 960k, e 50 foi um valor passado por min
    mas, de onde vc tirou 52?

    pois, passei uns valores, vc modificou os valores e me entregou um resultado.
    ainda estou tentando intender a logica, mas dessa forma, fica meio dificil.. uehsues

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Sei que 960k, e 50 foi um valor passado por min
    mas, de onde vc tirou 52?

    pois, passei uns valores, vc modificou os valores e me entregou um resultado.
    ainda estou tentando intender a logica, mas dessa forma, fica meio dificil.. uehsues
    Teste e me diga como ficou.

    Observe o texto:
    O burst tem dois estados em sua duração: um é o da aceleração e outro a limitação. É comun alguém configurar o burst e notar que a velocidade normaliza antes de passado o burst time [1] isso ocorre porque o Threshold já foi alcançado. A fórmula a seguir permite calcular com alguma precisão os dois estados do burst.
    Eis o que me passou:
    nao consegui entender...
    seguindo esse raciocinio, qual seria o Burst Threshold para:
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s

    Max-Limit: 512k
    burst-limit: 960k
    burst-time: 50s
    Esqueça por um instanta o que você sabe sobre burst-time e tente entender o terceiro parágrafo do texto.

    O tempo que o cliente navega a burst-limit NÃO é determinado por burst-time; sim, pela combinação burst-time x burst-threshold. Se você quer que o cliente navegue a burst-limit por 50s o burst-time deve ser ao menos 1s maior que o tempo desejado para que haja espaço tando para o estado de aceleração quanto para o de limitação. Os parametros que te passei você terá um burst-time de 52s sendo 50s em aceleração e 2s em limitação. Não é possível - não é conclusivo - manter aceleração durate todo o burst-time.

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Você quer ofecer um plano de 128k com turbo de 800k (a) durante 15 segudos (t) mas para evitar sobrecarga você quer limitar seu cliente nos próximos 45 segundos após a acelerada o que totaliza 60 segundos (c) de Burst Time. Aplicados esses dados à fórmula se obtem b = 200; esse teverá ser o Burst Threshold. Note que Max limit não é necessário no cálculo.
    esses 45 segundos, seria os segundos restantes para completar 1min (60s)?
    ou podemos colocar qualquer outro valor?

    no seu exemplo a formula ficaria assim:
    sendo:
    no mikrotik
    Max-Limit: 128k
    burst-limit: 800k
    burst-time: 15s

    15+45=60
    45s= tempo de limitacao
    15s= tempo de aceleracao
    60= tempo total, burst time

    Burst Threshold= (800*15)/60
    Burst Threshold=200

    Te enviei alguns dados, e vc me retornou seu Burst Threshold:
    no mikrotik
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s

    a formula ficou assim:
    Burst Threshold= (456*50)/52
    Burst Threshold= 438k

    Veja que no meu caso, usou um tempo para limitcao diferente (50+2=52 [50s de aceleracao, 2s de limitacao, totalizando 52s de burst time, tempo total])

    Porem, se fosse seguir o raciocionio de 60 segundos no total(o tempo usado na sua formula de demonstracao), mo calculo dos dados que te enviei ficaria assim:
    no mikrotik
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s

    50+10=60
    10s= tempo de limitacao
    50s= tempo de aceleracao
    60= tempo total, burst time

    ficando a formula assim:
    Burst Threshold= (456*50)/60
    Burst Threshold= 380k

    Sera que consegui exemplificar o que nao estou intendendo?
    Qual exatamente sera o burst time (tempo de aceleracao, tempo de limitacao, tempo total)!?
    Última edição por AndrioPJ; 13-02-2010 às 00:07.

  13. #13

    Padrão

    P: esses 45 segundos, seria os segundos restantes para completar 1min (60s)?
    R: não, é uma consequencia no exemplo.

    P: ou podemos colocar qualquer outro valor?
    R: sim

    no seu exemplo a formula ficaria assim:
    sendo:
    no mikrotik
    Max-Limit: 128k
    burst-limit: 800k
    burst-time: 15s

    15+45=60
    45s= tempo de limitacao
    15s= tempo de aceleracao
    60= tempo total, burst time

    Burst Threshold= (800*15)/60
    Burst Threshold=200
    Aqui você confundiu burst-time com tempo de aceleração. O burst-time é a soma de ambos, no exemplo 60s.

    Te enviei alguns dados, e vc me retornou seu Burst Threshold:
    no mikrotik
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s

    a formula ficou assim:
    Burst Threshold= (456*50)/52
    Burst Threshold= 438k
    Novamente burst-time é a soma nesse caso 52s.

    Veja que no meu caso, usou um tempo para limitcao diferente (50+2=52 [50s de aceleracao, 2s de limitacao, totalizando 52s de burst time, tempo total])
    Correto. Adicionei 2 segundo de limitação para que seja possível uma aceleração de 50s mas poderia usa uma limitação de 70s sem problemas. Se usasse 50s de aceleração + 70s de limitação o burst-time seria 120s e o burst-threshould passaria a ser 103k

    Porem, se fosse seguir o raciocionio de 60 segundos no total(o tempo usado na sua formula de demonstracao), mo calculo dos dados que te enviei ficaria assim:
    no mikrotik
    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 456k
    burst-time: 50s
    Novamente burst-time é a soma; aqui 60s.

    50+10=60
    10s= tempo de limitacao
    50s= tempo de aceleracao
    60= tempo total, burst time

    ficando a formula assim:
    Burst Threshold= (456*50)/60
    Burst Threshold= 380k
    Correto.

    P: Sera que consegui exemplificar o que nao estou intendendo?
    R: Entendi que confunde burst-time com tempo de aceleração na aplicação da configuração.

    P: Qual exatamente sera o burst time (tempo de aceleracao, tempo de limitacao, tempo total)!?
    R: Será a seu gosto a soma de aceleração+limitação.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    P: esses 45 segundos, seria os segundos restantes para completar 1min (60s)?
    R: não, é uma consequencia no exemplo.

    P: ou podemos colocar qualquer outro valor?
    R: sim

    Aqui você confundiu burst-time com tempo de aceleração. O burst-time é a soma de ambos, no exemplo 60s.

    Novamente burst-time é a soma nesse caso 52s.

    Correto. Adicionei 2 segundo de limitação para que seja possível uma aceleração de 50s mas poderia usa uma limitação de 70s sem problemas. Se usasse 50s de aceleração + 70s de limitação o burst-time seria 120s e o burst-threshould passaria a ser 103k

    Novamente burst-time é a soma; aqui 60s.

    Correto.

    P: Sera que consegui exemplificar o que nao estou intendendo?
    R: Entendi que confunde burst-time com tempo de aceleração na aplicação da configuração.

    P: Qual exatamente sera o burst time (tempo de aceleracao, tempo de limitacao, tempo total)!?
    R: Será a seu gosto a soma de aceleração+limitação.
    Quando me referia ao Burst time, me referia ao valor que colocamos no mikrotik (independente de esse valor ser o tempo total ou nao; o campo no mikrotik referente a esse valor, se chama burst time).

    No caso, te passei os dados que pretendia colocar no mikrotik (50s).
    e sim, eu entendi o que vc quis dizer: burst time se refere aos dois valores (tempo de aceleracao+tempo de limitacao), porem, nos dois calculos vc usou tempo de limitacao diferentes (um com 2s e outro com 45s) e isso que eu tava querendo intender.

    De qualquer forma, em todos os calculos
    o Burst Threshold é maior que Max Limit
    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Recomendações:
    Use Burst Threshold menor que Max Limit[2] e arredonde "b" para cima quando obter uma fração no cálculo.
    Eu aqui, geralmente faco uso assim:
    O cliente contratou 256k, mas, durante 50s darei a ele 512k
    coloco em Burst Threshold o mesmo valor do Max-Limit ou um pouco menor, mas sempre uso valores divisiveis por 8.

    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 512k
    burst-time: 50s
    Burst Threshold: 256k (ou... 248k... 240k... sempre divisiveis por 8).

    e tem funcionado perfeitamente

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Quando me referia ao Burst time, me referia ao valor que colocamos no mikrotik (independente de esse valor ser o tempo total ou nao; o campo no mikrotik referente a esse valor, se chama burst time).

    No caso, te passei os dados que pretendia colocar no mikrotik (50s).
    e sim, eu entendi o que vc quis dizer: burst time se refere aos dois valores (tempo de aceleracao+tempo de limitacao), porem, nos dois calculos vc usou tempo de limitacao diferentes (um com 2s e outro com 45s) e isso que eu tava querendo intender.

    De qualquer forma, em todos os calculos
    o Burst Threshold é maior que Max Limit


    Eu aqui, geralmente faco uso assim:
    O cliente contratou 256k, mas, durante 50s darei a ele 512k
    coloco em Burst Threshold o mesmo valor do Max-Limit ou um pouco menor, mas sempre uso valores divisiveis por 8.

    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 512k
    burst-time: 50s
    Burst Threshold: 256k (ou... 248k... 240k... sempre divisiveis por 8).

    e tem funcionado perfeitamente
    Perdão quem errou alí fui eu: burst-threshold deve ser menor que burst-limit. Se você usar esses valores que passou a aceleração só vai durar 25s.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Perdão quem errou alí fui eu: burst-threshold deve ser menor que burst-limit. Se você usar esses valores que passou a aceleração só vai durar 25s.
    tempo de aceleração no caso, seria o tempo que o cliente ficará navegando com 512k liberado?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    tempo de aceleração no caso, seria o tempo que o cliente ficará navegando com 512k liberado?
    Está correto.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Está correto.
    amigo olhei a sua explicação , até agora não entendi quando penso estar entendendo, ao longo do topico volto a estaca zero! mas é muito boa iniciativa!! gostei muito!

    aqui uso um gerenciador no meu mikrotik que é bem simples e faz isso pra mim, queria mesmo entender o funcionamento mesmo só valews

  19. #19

    Padrão Re: Calculando Burst

    Bom eu não entendo nada sobre burst só o que tenho lido no under enatum tenho uma duvida mais basica,..
    Onde configuro o burst? Pois o servidor que tenho não é filho meu ,só peguei pra criar , por isso naum sei bem como as coisas que estão la foram parar lá e por que. mas sei que no quee tree eu posso configurar o burst mas parece ser geral ,pra todos e no simple quee é individual mas não consigo botar burst como se tivesse disabilitada a opção. alguem me ajuda ! Émuito dificil entender tudo no MK enatão pra mim tudo parece dificil e inalcançavel. Obrigado!

  20. #20

    Padrão Re: Calculando Burst

    bjaraujo, vlw pelo topico, o arquivo xls salva vidas hehe
    abraçao