+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como dar permissão de ROOT a um determinado usuário e a um só programa?

    Como dar permissão de ROOT a um determinado usuário e a um só programa? Em um caso quero dar permissão ao usuário "X" executar o DOSEMU sem restrição (como root), em outro caso, o usuário "Y" o WINE e num terciro caso usuário "W" o VMWARE. Como faço isso? Quero que todos executem os seus respectivos programas sem restrições, pode ser como ROOT ou como eles mesmo, mas sem restrições, pois quando tento executar como hoje está, os mesmos não funcionam.

    Grato a todos e aguardo qualquer orientação.

  2. #2

  3. #3
    Touro
    Visitante

    Padrão Crie grupos

    Crie um grupo de usuários que podem utilizar o emulador e com "permissões de deuses".

    No caso do Dosemu, ao invés dele, você pode experimentar o Dosbox. Com ele você mapeia os "drives" para pastas dentro do próprio diretório do usuário.

    No caso do VMWare, não vejo problemas em liberar a execução dele sem restrições. Quando vc diz "sem restrições", quer dizer que usuário pode criar suas próprias VMs, alterar configurações de hardware, etc., ou outra coisa?

    Quanto ao Wine, se o usuário trabalha no seu próprio diretório, então não terá problemas (a princípio). Problemas surgirão se os programas que ele está tentando rodar foram criados (baixados, instalados, ou o que seja) por outro usuário.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Touro Ver Post
    Crie um grupo de usuários que podem utilizar o emulador e com "permissões de deuses".

    No caso do Dosemu, ao invés dele, você pode experimentar o Dosbox. Com ele você mapeia os "drives" para pastas dentro do próprio diretório do usuário.

    No caso do VMWare, não vejo problemas em liberar a execução dele sem restrições. Quando vc diz "sem restrições", quer dizer que usuário pode criar suas próprias VMs, alterar configurações de hardware, etc., ou outra coisa?

    Quanto ao Wine, se o usuário trabalha no seu próprio diretório, então não terá problemas (a princípio). Problemas surgirão se os programas que ele está tentando rodar foram criados (baixados, instalados, ou o que seja) por outro usuário.
    Olá,

    1) Pensei nisso, mas será que o sistema não ficará fulverave?!

    2) Nunca usei o DOSBOX. Ele funciona bem com o CLIPPER, você já utilizou o mesmo?

    3) Entendido.

    4) Mas se o próprio usuário fizer isso não terei problemas, é isso?

    Obrigado pela sua atenção.

    Abraço.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    modem bridge + mikrotik autenticando = manda sinal sem necessidade de autenticar?



    Ola pessoal, sou novo no forum. To tentando configurar uma mikrotik, porém n to conseguindo.

    O que eu quero....mandar sinal wireless para 5 clientes. quero mandar o sinal pros clientes ja autenticado. Sem a necessidade de eles conectar. Quero acessar a placa, no caso eu sendo cliente da Routerboard rb/433AH com 1 cartão. meu modem está configurado com o ip 10.1.1.1 dns primário 10.1.1.1 e secundário 10.1.1.2 e gatway 10.1.1.1.


    como os equipamentos estão conectados: modem está conectado em ether1, e quero mandar sinal wireless por wlan1, não preciso de controle de banda, nem MAC. Só quero fazer mandar sinal wireless. Quero mandar tanfo para placa de rede wireless, como pra ap, sendo q o ap repetirá o sinal wireless para notebook.


    Por favor, me ajudem. Eu estou há 2 semanas fazendo pesquisas no google, nos forums. mas eu n consegui. pq eles ensinam, mas geralmente n ensinam rede interna, ou o que eu n quero.

    Desde ja agradeço a quem me ajudar.....................


    favor passar por e-mail a resposta
    [email protected]

  7. #7
    Avatar de JuniorLinux
    Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    São José do Vale do Rio Preto
    Posts
    26

    Padrão

    Não vejo porque dar a privilégios de root a um usuário... da logo a senha do root pro cara então. Quanto a dat permissão total á um arquivo, use :

    chmod 777 arquivo

  8. #8

    Padrão

    Já tentou com sudo??