Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Baterias de 12V para Alimentação de Rádios

    olá colegas. eu tô querendo utilizar uma bateria de 12v e 7a junto com o meu rádio com no-break, mas a minha dúvida é o seguinte. bem, sei que ligado em série com a saída da fonte blugada na bateria e no rádio eu carregarei a bateria e alimentarei o rádio - para isso o mais certo ceria o uso de uma fonte de 12v e mais de 1 amper, já que o meu rádio consome 1a, e para não afetar o seu desempenho emquanto carrega a bateria.
    mas daí vem o problema. sei que com a bateria carregada quanto a luz cair o rádio vai puxar a energia da bateria e vai ficar funcionando.
    bem em uma case de nobreak existe conversores de voltagem, relés de troca (para jogar a energia da bateria para o sistema em caso de queda) e principalmente um carregador de bareria que para de jogar voltagel para a mesma quanto ela está carregada.
    como disse esse é o meu problema, pois ligando a bateria diretamente em paralelo na saída da fonte do meu rádio eu não teria um controle quanto a bateria já estivesse carregada.
    daí ela com a minha fonte ligada ela carregaria toda e após isso o que aconteceria se ela não fonte não for desligada.
    é seguro fazer isso que eu tenho em mente?
    alguém já fez?
    antes que me digam que o melhor é eu comprar um nobreak profissional, eu faço a ressalva que não tenho dinheiro para gastar 300,00 reais em um nobreak sendo que a bateria eu compro por 40,00 reais.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, aqui usamos uma bateria estacionária de 70ah uma fonte 12v e um total control. Tem funcionado muito bem, mais sai bem mais caro que 300 reais. Estamos desenvolvendo um placa para simplificar tudo. Devo postar assim que ela estiver pronta.

  3. #3

    Padrão

    Tenho em uma torre, um no-break APC 600 com mais uma bateria externa (automotiva) e apos a queima da fonte da RB liguei a alimentação direto na bateria externa, tem um bom tempo que esta funcionando perfeito, a bateria tem amperagem que chega e a RB 433AH não mais parou.

  4. #4

    Padrão

    se vc tiver apenas equipamentos 12V na torre compre um flutuador para bateria automotiva e conecte os equipamentos, é bem mais barato do que um NO-Break e sua finalidade é apenas manter a bateria carregada. A vantagem é que o flutuador manda mais carga para a bateria que um NO-Break e com isso o numero de equipamentos que vc poderá ligar é maior e vc não corre o risco de descarregar a bateria.

  5. #5

    Padrão

    ja usei um carregador desse MercadoLivre: Carregador Inteligente 2a Sulton 12v Fonte Flutuante !!!!!!! - R$ 75.00 para alimentar dois nano so troquei por um nobreak porque coloquei RB. So nao compra bateria ajax sao uns lixo nao dura um ano.

  6. #6

    Padrão

    O uso do no-break era para sustentar a fonte de 24 volts, apos a queima simplesmente retirei a mesma e liguei direto a RB na bateria, o melhor mesmo é usar painéis solares com controladores de carga e bateria, já tenho varias torres com esse sistema, RB 600ª com oito cartões ligados a um painel de 130.

  7. #7

    Padrão

    então é isso que eu deveria fazer

    energia 110,220v => carregador fluturante de bateria => bateria 12v => e no mesmo pino onde está sendo alimentada a bateria ligar os fios que levam anergia para os rádios=> plug de entrada de energia dos rádio (conector p4).
    é assim então o diagrama.

    mas uma pergunta: então constantemente eu ficarei consumindo energia da bateria, as vezes puxando enquanto ela é carregada, pois com um equipamento pendurado nela ela nunca vai ficar cheia e pagar de carregar. isso não deixaria a bateria viciada???.

  8. #8
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Funciona, desde que a energia fornecida pelo alimentador seja igual ou maior a amperagem da bateria + equipamentos. Segundo a teoria da eletrônica (a prática sempre é estranha kkkk), o circuito (os equipamentos) consome apenas a amperagem necessária, neste caso, os rádios e a bateria.

    IMPORTANTE: Utilizar um divisor de potência para manter a bateria em carba baixa quando esta antingir 12v, e alimentar quando ficar abaixo de 10v ou 11v pra garantir.

    De qualquer modo é bom colocar um limitador de corrente na saída para os rádios para envitar surpresas num POE.

    Penso o seguinte... Se a solućão custar o mesmo valor que um no-break... coloca um então!

    Mas é possível custar bem menos, veja:

    Carregador... aproximadamente 70,00
    Bateria de verdade 200,00
    dois ou três componentes de material de sucata... 0,00
    Custo total: 270,00

    No-break razoável 300,00 (sem bateria automotiva)

    Isso prova que No-break fica bem mais caro no final.

    Aqui no data-center coloquei um carregador de baterias mantendo 4 baterias de 350A (sim!!!! aquelas de gel usadas em torres de celular), um circuito eletronico que joga DC em um quadro de plugs com općão de 5v, 6v, 9v, 12v e 24v. Outra bateria com inversor para 110v num caso de emergência, tipo... ferro de solda, monitor...

    O circuido ainda protege a bateria manendo ela em carga baixa utilizando divisor de potência. Evita sobrecarga e aquecimento.

    Esta minha aplicaćão saiu um pouco mais cara... no entanto... no-break algum pode fazer este milagre.

    Na entrada principal de energia tenho protetores de surto pra 100 mil volts, se cair um raio na rede... ele corta na hora. É bom ter reserva.

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliocfs Ver Post
    ja usei um carregador desse MercadoLivre: Carregador Inteligente 2a Sulton 12v Fonte Flutuante !!!!!!! - R$ 75.00 para alimentar dois nano so troquei por um nobreak porque coloquei RB. So nao compra bateria ajax sao uns lixo nao dura um ano.
    Este com 2A não seria pouco para alimentar uma RB com 3 cartões? Ou então 4 Nano2?
    Pois eles consomem mais que os 2A. E dai não vai sobrar para repor a carga da bateria.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jonasbsb Ver Post
    eu tinha um problema de pico na energia.e variação na corrente de 80 a 220v fiz um solução bem simples.retirei as fontes originais dos equipamentos todas 12v.comprei um carregador de bateria de 5 amperes liguei em paralelo com duas baterias de 12v 7amperes.estou com um uptime de de 7 meses.as vezes falta energia o dia todo e a torre continua ligada.

    amigo curiosidade, quantas rb vc liga com esse sistema??

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este com 2A não seria pouco para alimentar uma RB com 3 cartões? Ou então 4 Nano2?
    Pois eles consomem mais que os 2A. E dai não vai sobrar para repor a carga da bateria.
    Esse carregador deve alimentar uma RB com um cartão e no maximo 2 nano, os equipamento nao deve ultrapassar o consumo de 1,6A para carregar a bateria precisa de 20% da carga.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este com 2A não seria pouco para alimentar uma RB com 3 cartões? Ou então 4 Nano2?
    Pois eles consomem mais que os 2A. E dai não vai sobrar para repor a carga da bateria.
    Esse carregador deve alimentar uma RB com um cartão e no maximo 2 nano, os equipamento nao deve ultrapassar o consumo de 1,6A para carregar a bateria precisa de 20% da carga.

  14. #14

    Padrão

    Pessoal atualmente estou usando assim:

    - fonte 12v 7amp
    - fusivel 10a
    - estabilizador de energia
    - bateria 12v 7amp
    - ponte retificadora

    A ponte controla a carga necessária da bateria e sistema precisa, ou seja usando sempre bateria (energia limpa) o carregador só entra em ação qdo necessita (bateria fraca) com isso resolve o problema de noobreak.

    Um bateria de 7 amp dura 1 dia, 1 rb 433 c/ a rx5, agora coloquei bateria de 70ah mas ainda não testei a sua autonomia.

    O estabvilizador segura a energia e o fusivel fica entre a bateria e as rb´s só por garantia msm !!!

    Abraço

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Pessoal atualmente estou usando assim:

    - fonte 12v 7amp
    - fusivel 10a
    - estabilizador de energia
    - bateria 12v 7amp
    - ponte retificadora

    A ponte controla a carga necessária da bateria e sistema precisa, ou seja usando sempre bateria (energia limpa) o carregador só entra em ação qdo necessita (bateria fraca) com isso resolve o problema de noobreak.

    Um bateria de 7 amp dura 1 dia, 1 rb 433 c/ a rx5, agora coloquei bateria de 70ah mas ainda não testei a sua autonomia.

    O estabvilizador segura a energia e o fusivel fica entre a bateria e as rb´s só por garantia msm !!!

    Abraço
    Amigo, tens foto do seu esquema? me parece mais simples que o meu e mais funcional.

  16. #16

    Padrão

    Cara tenho umas fotos da minha cx hermética vou lhe enviar :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24022010086..jpg
Visualizações:	910
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	9876Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24022010087..jpg
Visualizações:	1717
Tamanho: 	63,6 KB
ID:      	9875Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24022010088..jpg
Visualizações:	1378
Tamanho: 	53,6 KB
ID:      	9874

    Esse foi usado para a bateria de 70ah mas quando uso coloco as baterias de 7ah ela fica dentro da caixa ao lado do transformador...

    Você pode ver que esse encaixa preto com fios vermelhos é o fúsivel, esse borne solto ligo a bateria e nos bornes (conectores) do transformador ligo a anergia direto 110v/220v....

    Abraço

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara tenho umas fotos da minha cx hermética vou lhe enviar :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24022010086..jpg
Visualizações:	910
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	9876Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24022010087..jpg
Visualizações:	1717
Tamanho: 	63,6 KB
ID:      	9875Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24022010088..jpg
Visualizações:	1378
Tamanho: 	53,6 KB
ID:      	9874

    Esse foi usado para a bateria de 70ah mas quando uso coloco as baterias de 7ah ela fica dentro da caixa ao lado do transformador...

    Você pode ver que esse encaixa preto com fios vermelhos é o fúsivel, esse borne solto ligo a bateria e nos bornes (conectores) do transformador ligo a anergia direto 110v/220v....

    Abraço
    Olivionet

    Só para eu realmente entender.
    Tens o transformador de 220v para 12v a saída de transformado ligas direto na bateria certo, isso não vai gerar problema de ficar enviando 12v direto para a bateria? ou tem alguma flutuação ?

    Obrigado, por postar as fotos e detalhes.

    Abraço

  18. #18

    Padrão

    Por isso uso uma ponte retificadora....

    ======= 220v ======= TRANSFORMADOR ========= PONTE RETIFICADORA ======== BATERIA ======= FUSIVEL ========= EQUIPAMENTOS

    Cara to usando a 1 ano a bateria e todos os equipamentos 100% ....

    Abraço...

  19. #19

  20. #20

    Padrão

    bom dia amigos tenho uma placa que pode ser usada pra esse tipo de serviço Anexo 9888

    preço muito bom 70,00
    nao tenho baterias externas