Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Reestrutura do provedor

    Boa tarde galera,

    Estou tendo muito problemas com micro como servidor, e estou querendo substituir por RB.
    Eu tenho 1 servidor pcc, fazendo loadbalance com 3 links adsl, eu estava pensando em uma rb450g, eu pensei certo? eu vi a descrição ela tem um clock e uma memoria elevada.

    Apos o servidor de loadbalance, eu tenho o controle de acesso, que seria o concentrador pppoe, e tbm quero tirar o micro e colocar uma RB, eu pensei em outra 450g ou 433ah. Qual seria a melhor escolha, lembrando que eu uso para firewall, controle de banda e ela tem um proxy paralelo. Eu vo usar 3 portas ethernet.

    E por ultimo eu uso painel hyperlink de 14,5 dbi horizontal com wap354 com 802.11B.
    Eu senti uma grande diferença migrando de vertical pra horizontal senti o sinal mais fraco. Eu to pensado em tirar os 4 wap 354 e colocar a RB600a, e cartao r52h, com fonte de 18v 5a.

    Bom galera é isso, se alguem precisa das configurações so pedi q eu posto aqui a do loadbalance, e do concentrador pppoe. obrigado pela de todos !

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Boa tarde galera,

    Apos o servidor de loadbalance, eu tenho o controle de acesso, que seria o concentrador pppoe, e tbm quero tirar o micro e colocar uma RB, eu pensei em outra 450g ou 433ah. Qual seria a melhor escolha, lembrando que eu uso para firewall, controle de banda e ela tem um proxy paralelo. Eu vo usar 3 portas ethernet.
    Vale apena lembrar que PPPOE consome muito processamento e dependendo da quantidade de clientes a serem conectados, talvez a 433AH não seja suficiente.

  3. #3

    Padrão

    Cara media de cliente conectado é entre 25 e 30. Minha expectativa é ter 100 cliente simultaneos no maximo. qual seria a melhor, a mais indicada. ?
    a 450g tem mais memoria correto, ela segura uns 90 clientes online ?
    obrigado
    Última edição por mktguaruja; 14-02-2010 às 16:52.

  4. #4

    Padrão

    Estou testando uma RB450G aqui e até o momento me parece ter sido boa escolha. Planejo usá-la como load-balance ou fail-over, proxy externo e concentrador pppoe. Os primeiro ainda em fase de planejamento.
    Peguei a RB450G por pacerer ótimo custo benefício atualizei para versão 4.5, pois uso wireless nela.

  5. #5

    Padrão

    Sinceramente não vou saber te responder porque só trabalho com autenticação via hotspot, mas com certeza vão aparecer vários colegas do fórum com experiência em pppoe para lhe orientar de forma mais segura. Mas quais problemas você está tendo com Mikrotik-PC? Eu tenho um aqui v3.30, com 150 clientes rodando redondinho.

  6. #6

    Padrão

    Cara aqui roda normalmente, so que aqui to tendo muita queda de energia, ai tem vez que o micro não inicia, fica dando erro de memoria, demora para subir o sistema, tem vez que não estou na hora para tentar resolver o problema, ja com a RB, com um bom nobreak, e um bom aterramento ou ate mesmo modulo isolador, acho que eu não teria esses problemas.

  7. #7

    Padrão

    Entendi... Vamos lá... Realmente nessa questão seria uma idéia razuável, mas pense alto, vc pode ultrapassar essa faixa de 100 clientes rapidinho, o mais recomendado seria você mudar essa placa mãe e essas memórias, fica mais barato e mais robusto que vc comprar RBs mais potentes.

    Vou compartilhar parte da minha estrutura contigo: eu tenho dois servidores SEMPRON 2.7GHZ, com 4GB de RAM, 200 HD, rodando mikrotik v3.30 + uma Routerboard 433AH exclusivamente para ponto de acesso. Eu uso um nobreak de 1.2, com uma bateria de carrro de 75A. Com essa estrutura eu consigo 4.5 horas sem energia nenhuma e tudo continua funcionando. Mesmo assim, para o caso de prolongar-se a falta de energia e eu esteja fora, eu deixei as fontes dos servidores com o fio verde + preto "frisados", o que faz com que o computador fique permanentemente ligado enquanto houver energia ou quando a energia voltar, que ele esteja ligado.

    Recomendo que você compre uma placa mãe com DUAL BIOS, comprei uma da GIGABYTE muito boa, o risco de pane é quase nada, porque ela tem uma segunda Bios que faz backups automaticos e recupera a Bios padrão se houver algum problema.

    Mesmo assim, caso vc queira colocar a Routerboards, recomendo que ao invés de nobreak, vc use duas baterias de 12volts, 60A em série que lhe dariam 24volts, e mande fazer uma fonte boa e estabilizada de 24 por pelomenos 5 ou 10 amperes, isso lhe daria uma autonomia enorme de vários dias, dependendo de quantas RBs vc ligue nele. Nobreak consome muito bateria.
    Última edição por emsfalcao; 14-02-2010 às 17:30.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    emsfalcao, eu tenho servidores com 1 placa mae ecs e outra asus. As 2 tem me dado dor de cabeça, causa disso que eu quero migrar para as rb´s, eu acho que fica mais facil para lidar, e da para min colocar nun rack pequeno de parede. Os micros se eu não tiver sorte com as rb´s so fazer igual voce comento. Mais voce pode achar errado mais vo arriscar as rb´s, porque nen sempre to na central. Eu to na ideia de comprar 2 RB450G, com fonte de 18v 5a.
    A primeira para o loadbalance em modo PCC com 3 links adsl.
    A segunda para o controle de acesso, firewall e controle de banda e o concentrador pppoe.
    (eu tava analisando o micro, que tenho como o concentrador pppoe, a consumo de memoria fica entre 22 a 30 megas com 20 cliente conectados).

    O ponto de acesso vo usar umas RB600a, com cartoes r52h. A minha duvida é B ou G. Eu tava lendo a respeito, na horizontal eles usam mais a G.
    Fonte de 18v 5a.
    Muito obrigado a todos e no aguardo

  10. #10

    Padrão

    Tambem estou pensando em fazer a mesma coisa o pc tem mais probabilidade de dar problema consumo mais alto de energia tem que esta linpando e vereficando os cooler. tenho load PCC com dois adsl uso RB 450 nao passa o processamento de 10%.Para controle dos cliente a RB450G seria a melhor depois dela so RB1000 so que o custo e bem superior.
    Última edição por juliocfs; 14-02-2010 às 18:50.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    eu tenho servidores com 1 placa mae ecs e outra asus. As 2 tem me dado dor de cabeça, causa disso que eu quero migrar para as rb´s, eu acho que fica mais facil para lidar, e da para min colocar nun rack pequeno de parede. Os micros se eu não tiver sorte com as rb´s so fazer igual voce comento. Mais voce pode achar errado mais vo arriscar as rb´s, porque nen sempre to na central. Eu to na ideia de comprar 2 RB450G, com fonte de 18v 5a.
    Não cara, vc não entendeu, não estou dizendo que seja errado não, as RBs 433AH tem vai te suprir direitinho, só quando a quantidade de clientes subir que vai precisar de uma com maior processamento ou de uma segunda RB. Mas vc está certo, a fonte que vc vai usar está ideal e os cartões R52H também são ótimos.

    Agora quanto a Banda de transmissão, o correto é usar somente "B", porque "B/G ou G" vai congestionar e forçar teus cartões e talvez afetar a velocidade dos teus clientes, sem falar na qualidade de sinal que para trabalhar bem em G recomenda-se a frequencia de 5.8ghz. Existem casos e casos, como são poucos clientes pode ser que nem sofra nada, dê uma boa procurada aqui no Under tem muitos exemplos e discussões, na maioria o pessoal recomenda B.

    Boa Sorte!
    Última edição por emsfalcao; 14-02-2010 às 19:31.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Não cara, vc não entendeu, não estou dizendo que seja errado não, as RBs 433AH tem vai te suprir direitinho, só quando a quantidade de clientes subir que vai precisar de uma com maior processamento ou de uma segunda RB. Mas vc está certo, a fonte que vc vai usar está ideal e os cartões R52H também são ótimos.

    Agora quanto a Banda de transmissão, o correto é usar somente "B", porque "B/G ou G" vai congestionar e forçar teus cartões e talvez afetar a velocidade dos teus clientes, sem falar na qualidade de sinal que para trabalhar bem em G recomenda-se a frequencia de 5.8ghz. Existem casos e casos, como são poucos clientes pode ser que nem sofra nada, dê uma boa procurada aqui no Under tem muitos exemplos e discussões, na maioria o pessoal recomenda B.

    Boa Sorte!
    poxa cara muito obrigado mesmo vc ta tirando minha duvida, ou melhor a galera aki do under sempre disposto a ajuda muitao a galera.
    Bom so queria entender, vc comentou sobre a 433ah, seria para o concentrador pppoe ?
    A rb450g nao teria a mesma conf. de processamento e memoria correto ?

    Ai o ponto de acesso q vo usar a rb600a com os 4 cartoes.

    Cara desculpa se eu confundi algo. mais obrigado pela ajuda.

  13. #13

    Padrão

    cara da uma olhada nesse topico, rb é bem melhor que pc ap (é o meu ponto de vista), vou comprar 3 rb 450g pra colocar em meu servidor.


    https://under-linux.org/f143/rb-750g...59/#post462380

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Boa tarde galera,

    Estou tendo muito problemas com micro como servidor, e estou querendo substituir por RB.
    Eu tenho 1 servidor pcc, fazendo loadbalance com 3 links adsl, eu estava pensando em uma rb450g, eu pensei certo? eu vi a descrição ela tem um clock e uma memoria elevada.

    Apos o servidor de loadbalance, eu tenho o controle de acesso, que seria o concentrador pppoe, e tbm quero tirar o micro e colocar uma RB, eu pensei em outra 450g ou 433ah. Qual seria a melhor escolha, lembrando que eu uso para firewall, controle de banda e ela tem um proxy paralelo. Eu vo usar 3 portas ethernet.
    Coloque uma RB1000U para fazer todas estas funções e seja feliz
    RouterBOARD
    Uma só é suficiente para uns 500 clientes

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    E por ultimo eu uso painel hyperlink de 14,5 dbi horizontal com wap354 com 802.11B.
    Eu senti uma grande diferença migrando de vertical pra horizontal senti o sinal mais fraco. Eu to pensado em tirar os 4 wap 354 e colocar a RB600a, e cartao r52h, com fonte de 18v 5a.
    ótimo, faça isso e será feliz no seu projeto. ative e configure o UserManager na RB1000 e configure sua RB600 para buscar os clientes no RADIUS e aponte para o IP da RB1000 assim voce cadastra todos os clientes na RB1000 e se montar outro ponto de acesso, é so fazer o mesmo configurar para pegar os usuarios no RADIUS

    Leandro do Valle.'.
    Conteúdo Multimídia

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Apos o servidor de loadbalance, eu tenho o controle de acesso, que seria o concentrador pppoe, e tbm quero tirar o micro e colocar uma RB, eu pensei em outra 450g ou 433ah. Qual seria a melhor escolha, lembrando que eu uso para firewall, controle de banda e ela tem um proxy paralelo. Eu vo usar 3 portas ethernet.
    A unica situação que te aconcelho a não usar RB é esta descrita acima, primeiro concentrador pppoe necessita de um bom processamento e o proxy nem se fala, mas na questão de memoria em disco.
    Voce tem que pensar para frente hoje tu tens 100 clientes, amanha pode ter 500 e vai ter que colocar um pc para fazer este serviço. E se voce esta fazendo esta troca para evitar manutenção, em provedor tudo da manutenção é só fazer np tempo certo que não da problema.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    A unica situação que te aconcelho a não usar RB é esta descrita acima, primeiro concentrador pppoe necessita de um bom processamento e o proxy nem se fala, mas na questão de memoria em disco.
    Voce tem que pensar para frente hoje tu tens 100 clientes, amanha pode ter 500 e vai ter que colocar um pc para fazer este serviço. E se voce esta fazendo esta troca para evitar manutenção, em provedor tudo da manutenção é só fazer np tempo certo que não da problema.

    rb 450g dá conta de 200 clientes pppoe, processador 680 memoria 256.
    se tiver pensando em mais clientes rb 1000, aguenta mais de 500 users é quase o mesmo preço de um pc rasoavel, porém sem os problemas de travamento, como memoria, hd, fonte placa mae...
    Última edição por bola25a2008; 15-02-2010 às 15:13.

  17. #17

    Padrão

    Boa noite Amigo,

    Dá pra fazer sim tudo o que vc quer E SOMENTE COM RB, mas vai precisar de um servidor (para cache).

    Podemos utilizar protocolos Hotspot, PPPoE, IP+MAC, etc...

    LoadBalance por portas, sites, etc...

    Eu trabalho com consultoria e também tenho provedor Wireless, entre em contato [email protected].

    Abraços.

  18. #18

    Padrão resposta ao tópico

    camarada, tu vai ter problemas em breve se colocar uma rb para se um server.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    camarada, tu vai ter problemas em breve se colocar uma rb para se um server.
    que tipo de problema amigo???

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    camarada, tu vai ter problemas em breve se colocar uma rb para se um server.
    Cara porque eu vo ter problemas com ela ??

    Eu vo fazer o seguinte eu não vo fazer tudo em uma rb so porque é dor de cabeça.. eu vo dividir..

    1 rb450g para o loadbalance pcc de 3 links adsl com fonte 18v 5a

    a segunda rb450g com fonte de 18v 5a, sera para o concentrador pppoe e firewall simples e o proxy paralelo. eu hoje uso um micro, eu tava vendo, no horario de pico com 50 cliente, da 85mb utilizados.

    Eu axo que ao me ver, eu nao entendo muito eu acho que não vo ter problemas pois a rb450g tem 256mb de memoria e processador de 680mhz.

    Bem to no aguardo a opniao de você, obrigado a todos pela ajuda..