Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problemas Gerais: Sinal Bom, Pings Ruins, Interferencia Grande

    Boas pessoal?

    Venho aqui, pedir uma luz para os amigos mais experientes, pois já não sei mais o que fazer.

    Hoje, temos 15 Pops, interligados com 5.8.
    Ou é Airaya, ou é MK com R52N.

    Nos Links, não temos problemas.

    Atendemos em 2.4, usando:
    4x 90 graus TSM 12dB
    4x emp 8602
    Fonte de 18V com 4.5A
    E cellflex com malha sólida de cobre.

    Bom, nunca tivemos grandes problemas, pelo menos não nos POPs, era colocar rodar e pronto.

    Eles estão configurados como AP-BRIGDE configurados alguns em 8dB e alguns em 12dB, com controle de MAC.

    Aqui na cidade, tem muito gatonet, xuxonet, e bla bla bla..

    A poluição é muito grande.
    Deem uma olhada nos anexos.

    Temos 3 concorrentes na cidade.
    Os 3 tem POP no mesmo local.
    Com distância de uns 500metros do nosso POP principal.
    O nosso POP principal está horrivel, temos que ficar indo em vários clientes por dia, trocar de interface e ficar regulando ACK e tal.
    Não da mais. ta muito ruim.

    Não somos desleais, não vamos meter amp nem nada, mas precisamos de uma solução para isso.
    No POP principal tem mais de 300 clientes cadastrados na demanda que estamos, nao teriamos como colocar na vertical os clientes.

    Alguem teria alguma sugestão?

    Estamos pensando em colocar na rb600, envez de 8602, usar XR2, com uma fonte mais potente, com 100mW e umas setoriais mais parrudas, com uns 17dB, sinceramente, não sabemos mais o que fazer.

    Espero conseguir uma solução.

    Grato
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pop2.jpg
Visualizações:	257
Tamanho: 	79,5 KB
ID:      	9246   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pop22.jpg
Visualizações:	283
Tamanho: 	260,7 KB
ID:      	9247  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pop1.jpg
Visualizações:	265
Tamanho: 	143,7 KB
ID:      	9248  

  2. #2

    Padrão

    Esqueci de citar.

    Quase todos os clientes tem sinal bom.
    Acima de -70
    70% dos clientes tem sinal melhor que -58
    e uns 10% tem sinal entre -65 e -75

    Kit cliente: clientes até 1km - 1,5km = C3 Station 17dB
    Para clientes de distancias maiores, até no max 2,5km C3 Station + Ant. Grade 25dB

    Em POPs distantes da cidade, até com sinal de -75 ficam com os pings de 3-6ms
    pois não tem concorrencia.

    Mas no centro.. sem condições.

  3. #3

    Padrão

    tua area ae nao é tao poluida nao , usa antena horizontal q resolve.
    quanto maior potencia da antena mais sinal forte vc vai receber, e com cartao xr2 vai fica mais sensivel teu sinal, ficando mais poluido teu sinal, intao opta por antenas horizontal de 14 db+bullet he show!

  4. #4
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Coloca nano 5 como ap em teus pops, e vai trocando os clientes mais problematicos...

  5. #5

    Padrão

    já temos POP com Nano5

    mas pra clientes residenciais sai caro.

    Os predios, que sao varios, já estao com NS5.

    vlw

  6. #6

    Padrão

    Preamble Short e ACK fixado em 30 deu uma melhorada boa aqui. Mais de vez enquando tem que mexer em canais, interferência tem muita solução não. Negócio é pensar em 5.8 mesmo, mais concordo que é caro mesmo.

  7. #7

    Post Uma solução + ou - 5.8

    usar nano loco no clientes eu já vi de R$ 220 mais acho que tem mais em conta até 3 km da pra colocar eles

    ou bullet5 + antena ototeck 25 db fica + ou - 300 reais para + de 3 km

    aqui não usamos 5.8 pois a poluição é pouca mas a cada dia tende a aumentar

    na nova torre que vamos colocar vamos usar 2.4 e 5.8 e outra coisa rede a cabo é muito bom fiz um teste numa rede de 2 km entre 2 pc-ap passava 90 mb down e 86 up

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    usar nano loco no clientes eu já vi de R$ 220 mais acho que tem mais em conta até 3 km da pra colocar eles

    ou bullet5 + antena ototeck 25 db fica + ou - 300 reais para + de 3 km

    aqui não usamos 5.8 pois a poluição é pouca mas a cada dia tende a aumentar

    na nova torre que vamos colocar vamos usar 2.4 e 5.8 e outra coisa rede a cabo é muito bom fiz um teste numa rede de 2 km entre 2 pc-ap passava 90 mb down e 86 up
    Da pra colocar Nano Loco pra todos os clientes dele sem se preocupar com distancia,nao tem jeito é colocar 5,8ghz ou ficar sofrendo contra todos em 2,4ghz,no fim das contas o barato sai caro.

  10. #10

    Padrão

    Pessoal aproveitando, estou precisando atender uns clientes com 300k, 512k e 1M em torno de uns 20-30 clientes, destes a maioria com 300k , uns 6 com 512k e uns 2 com 1M. Tenho uma torre de 40metros estaiada, com painéis hyperlink de 17db com RB 433AH cartoes R52H transmitindo para meus cliente comuns em 2.4, esse outros com planos maiores, sao planos empresarias e orgaos públicos, acho que o melhor é atender em 5.8.
    Minha duvida é que equipamento uso na Torre para transmitir em 5.8 e que equipamento uso no lado do cliente ? me ajudem, srsr

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Sinceramente eu nao vi tanta interferencia no seu scan (aqui eu encontro mais de 120 redes em cada antena ). Começa mudando esses cartoes,acho que é o mais comodo fazer nesse momento... eu coloquei em uma antena engenius e foi muito mal , troquei por r52h e sentir uma melhora significativa.
    Trocar pra horizontal é muita mao de obra mas se voce nao encontrar soluçao seria uma opçao a ser pensada.
    Eu uso horizontal desde o inicio nao sei se é por isso que consigo trabalhar com tantas redes , tanta interferencia aqui na minha area.

    obs.: citei os cartoes porque foi a unica coisa das que voce relatou que eu ja usei e nao tive sucesso.
    boa sorte

  13. #13

    Padrão

    já encomendamos 3 set. hiperlink horizontais
    + 3 xr2

    vamos por em uma 433AH

    é que só pode ser interferencia..

    funcionava bem, sempre..

    esse ponto, tem a uns 100 metros, 1 POP da concorencia, com 3 concorrentes encima, e suspeitamos de amplificadores, por ser sinal mtu forte.

    temos 1 antena de grade na horizontal fazendo link de 8km, e pensamos..
    vamos testar neh, já que mta gente ta reclamando, os clientes que ficavam a uns 60 graus +- dessa grade, colocamos uns 8 até agora, na horizontal..

    e voala.. magica, eheheh
    100% sem problemas, pings normais, e o ap que faz esse link?
    ap Senao

    entaum, só creio que possa ser interferencia.

    Estou no aguardo das antenas, espero parar de sofrer nesse ponto.


    vlwww

  14. #14

    Padrão

    Caro amigo
    sei que o tópico é um pouco antigo
    mas vi que posso ajudar em alguma coisa.
    bem primeiro de tudo vou falar o que ninguém citou.
    é legalizado? tá nos conformes com a Tia Ana?
    então cai de zaralho na concorrência, chama os fiscais, se eles não vierem vai no ministério público etc.

    bem essa é a primeira atitude.
    mas ao mesmo tempo que faz essa. tenha uma certeza.
    2.4 tá um lixo, e a tendência é piorar. principalmente na polarização vertical.
    5.8 é cara, sim é muito caro, mas pense bem. vc tem mais de 300 clientes e a longo prazo o seu negócio poderá ser aniquilado, só por causa das reclamações dos clientes (poucos tomam consiência do perigo para a nossa imagem de um cliente insatisfeito e com razão).

    e não é jogo vc mudar tudo para polarização horizontal. sim é deixar muita gente de uma hora para outra sem serviço.
    o me lhor que faz é um plano a médio e curto prazo de conversão de polaridade.
    ou seja. se não pode trocar tudo.
    então o melhor seria instalar novos com novas antenas na polarizaçaõ horizontal, junto com as tuas. para botar para funcionar.
    voltada para a mesma direção que as suas atuais. então vc mudaria os seus clientes gradativamente.
    começando com os piores casos, e indo com o tempo atendendo as chamadas e trocando a polaridade das antenas dos clientes.
    é trabalhoso, sim mas vai te fazer sobrevivier.
    é caro, sim comprar tudo denovo é caro. (porque precisisaria de mais rádios se já tenho? bem para usar com as novas antenas) e é mais barato que a polarização 5.8, pois ao menos nos clientes não vai precisar comprar novos rádios.

    bem, foi isso que eu pensei.

  15. #15

    Padrão

    sim, é legalizado.
    tudo nos conformes.

    "Resolvemos" o problema.
    Colocamos Xr2 onde tinha 8602
    tanto neste POP, como em outros 2.

    O resultado foi impressionante.

    Nem precisamos trocar a polarização.

    Os prédios, estão quase todos em 5.8


    mas mesmo assim.
    Obrigado pela ajuda.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Atendemos em 2.4, usando:
    4x 90 graus TSM 12dB
    4x emp 8602
    Fonte de 18V com 4.5A
    E cellflex com malha sólida de cobre.
    Coloque antenas maiores, ex hyperlink 17db, assim vc diminui a relação sinal-ruido.
    Quanto ao cartao nunca usei outro, mas sempre ouvi dizer melhor de vários outros, ex xr2, cm9, etc.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Aqui na cidade, tem muito gatonet, xuxonet, e bla bla bla..
    A poluição é muito grande.
    Deem uma olhada nos anexos.
    A picaretagem está tão difundida neste ramo que já saiu do controle da Anatel há muito tempo.
    Dificil concorrer com gente deste tipo.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Temos 3 concorrentes na cidade.
    Os 3 tem POP no mesmo local.
    Com distância de uns 500metros do nosso POP principal.
    O nosso POP principal está horrivel, temos que ficar indo em vários clientes por dia, trocar de interface e ficar regulando ACK e tal.
    Não da mais. ta muito ruim.
    Passei e passo por isso aqui todo dia. As vezes eu fico tão decepcionado com isso...
    Neste local onde todos seus concorrentes estão, qual a polarização mais usada?
    Pense em tirar o máximo de clientes deste local pois interferencia não tem muita solução não.
    Aqui comprei filtros de banda da hyperlink para colocar nos locais mais poluidos e teve uma melhora razoável, nada de muito mas perceptivel.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Não somos desleais, não vamos meter amp nem nada, mas precisamos de uma solução para isso.
    No POP principal tem mais de 300 clientes cadastrados na demanda que estamos, nao teriamos como colocar na vertical os clientes.
    No pop principal, tem alguem perto operando na vertical?

  17. #17

    Padrão

    opes, ali eu errei, nós operamos na vertical.

    e os concorrentes tambem.

    mas por enquanto resolvemos o problema.



    Se voltar acontecer, só nos resta, filtros e mudar polarizaçao.
    Desde já agradeço a todos.

    Klabundee

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    "Resolvemos" o problema.
    Colocamos Xr2 onde tinha 8602
    tanto neste POP, como em outros 2.
    O resultado foi impressionante.
    Quantos clientes tem neste POP, total e online ao mesmo tempo, em cada cartão?

  19. #19

    Padrão

    tem uns 250 cadastrados.

    uns 100-150 simultaneos


    vlw

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    tem uns 250 cadastrados.

    uns 100-150 simultaneos


    vlw
    Apos a troca do cartao por XR2, vc está acompanhando o funcionamento e melhorou muito?

    Antes vc tentou trocar o Engenius por outro novo para ver se tinham defeito?

    Houve melhora consideravel no sinal ou nivel ruido dos clientes?