+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dilema sobre Distro Para ISP Wireless

    Ola amigos,
    Usava antigamente redhat com modificações feitas por nós para atender as nossas necessidades, depois migrei para o BrazilFW que ate certo ponto nos atendeu bem, mais com o aumento de clientes e da banda do link ele saturou, ficando eu em um dilema onde estou agora procurando uma distribuição livre que me atenda de forma simples sem exigir muito para configuração e manutenção diaria. Fico no aguardo sobre opniões.
    ps.: Mikrotik nem entra no dilema (realmente so da pra routers wireless), Myauth é uma saida (saida cara).

    Grato,

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Veja o Multi-functional Firewall Software - Open Source Content Filter & Spam Filter | Untangle.com

    Do contrário sugiro pegar uma distribuição e adapta-la às suas necessidades.

  3. #3

    Padrão

    Hum, vou ver ai Sergio, valeu pela força...

    E se mais alguem tiver opnião, favor expressar...

    Abraços,

  4. #4

    Padrão

    myauth caro ? mikrotik so para wireless ?

    na boa, em que mundo você vive ?

    O maior case de mikrotik do mundo esta sendo o da ANID, eles estao roteando mais de 2gbit/s de link usando rb1000 !!

    se voce combinar myauth 3 com mikrotik vai ter uma gerencia fantastica.
    Lógico que, voce tem opções free, porém nada de muito completo...

  5. #5

    Padrão

    Amigão, Myauth a 700 reais é caro sim, compare com o próprio Mikrotik uma licença nível 6 sai bem mais em conta, só que o Mikrotik pra mim não tem se portado bem como servidor, já em roteamento como você fala não tem igual, minha rede toda esta em cima de Mikrotik com RB'S, abri o tópico assim procurando soluções livres que ao meu ver o fórum é sobre softwares livre pois tendo ate o nome de "Linux", conheço o Myauth em provedores parceiros dando pau ate em memória, travando e lentidão terríveis em clientes, mais cada caso é um caso, apenas estou procurando alternativas.
    Não é o assunto do tópico mas poste ai mais informações sobre esse projeto da ANID.
    Última edição por robertoprovenet; 22-02-2010 às 02:04.

  6. #6

    Padrão

    Amigo vc deve estar levando uma surra do mikrotik e deve estar querendo algum linux "enlatado" com tudo no jeito pra facilitar... Mas só para te alegrar não adianta procurar! Melhor que o Mikrotik num WISP não existe!

  7. #7

    Padrão

    pessoal tem o (péssimo) costume de sacrificar um software (seja ele qual for, myauth, mikrotik, ate o windows...)

    na maioria das vezes o problema são as pessoas que o operam.. por exemplo, o cara ai disse que o myauth era lento (causada lentidão). bom eu tenho 2 servidores com myauth 2.9x ainda.. desde 2004 ou 2005 rodando sem problemas.. já o myauth3 por padrão na faz controle dos clientes (qos etc etc) ele foi projetado para alimentar informações de um banco de dados (mysq+radius) onde um concentrador vai autenticar (pppoe linux ou mikrotik) .. então nao vejo aonde ele poderia causar lentidão ...

    existem outros vários softwares para gerenciamento. mas NUNCA um vai ser 100% te agradar, cada software trabalha de uma forma.. sempre vai ter um ou outro descendo a lenha...

    - webmikrotik
    - routerbox
    - elite software
    - mk-auth
    - myaht
    - bem te vi
    - sagu-pro (gratis)
    - gmk

    são alguns softwres gerenciais que conheço...

    mikrotik também tenho de "penca" aqui e sem problema algum.

    citei o caso da anid... em breve a própria mikrotik deve cita-los como case-study.

    sobre valores... se voce acha 700 reais caro para investir em um software que vai de tar pelomenos um pouco de ordem, ta danado mesmo...

    mas nao adianta discutir muito.

  8. #8

    Padrão

    De fato isso é muito pessoal mesmo, cada um gosta de uma coisa, fiquei apavorado de ler que você trocou RedHat por BrasilFW, eu aqui não saio do CentOS tão cedo. Eu também não gosto de gerenciar a rede no Mikrotik, uso tudo no CentOS, Squid, HTB, Bind, para gerenciamento, contratamos uma empresa e desenvolvemos nossa propria solução, estamos agora partindo para a integração com o servidor. Mikrotik só nas torres mesmo. Ainda estamos usando a bridge, e está indo bem.

  9. #9

    Padrão

    Pois é a questão da mudança do RedHat para o BrasilFW que foi por conta de as configurações de bloqueio e controle de banda não ficarem somente nas minhas costas, pois atendemos 7 cidades e fica complicado uma só pessoa fazendo cadastro e alterando dados. Dai no momento estou desenrolando com o mikrotik mesmo no servidor, ate achar algo que eu ache realmente viável, ate agora ele está se portando bem, e tó na busca ae, o que aparecer de funcional eu tó testando.