+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão notebok não desliga - só reinicia (no virus)

    olá amigos,

    Esse Gateway MX6448 começou a fazer isso faz um tempo, desligando só na força.

    Me parece que é um problema de hardware porque percebi que a luz amarela da placa de rede fica acesa direto (e a rede não funciona, só wireless). Já tentei desabilitar ela na BIOS mas não adiantou.

    (antes que alguém sugira: não é vírus porque ele roda Ubuntu)

    Será que há algo que possa ser feito? (imagino que a placa de rede seja integrada à placa mãe...). Alguma sugestão?

    Obrigado,

    fbugnon

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ola, tenta trocar a memoria dele pra fazer um teste, se ainda continuar fazendo isso pode ser aquecimento, pois ele tem chipsets da ati que esquentam por natureza, mas troka a memoria primeiro pra testar depois posta o resultado ai. abraços

  3. #3

    Padrão

    No windows tenho essa dica:

    Alguns usuários reclamam que seus PCs não
    desligam ,normalmente quando pressionam o
    botão "Uga/Desliga" do computador: isso pode
    ocorrer quando o recurso ACPI está desativado
    no B1OS, Tente a seguinte solução:
    .Clique em "iniciar I Painel de Controle I
    Manutenção e Performance I Opções de
    Energia",
    .Ative a opção referente a APM (MoIanced
    Power Management).
    Obs,: Não ative o recurso ACPI do 81OS depois
    que o Windows estiver instalado, o sistema
    pode não ligar: Se você deseja acionar o ACPI,
    será necessário, depois, reinstaJar _o Windoos.

  4. #4

    Padrão

    Valeu as dicas, AltoValeNet:

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    ola, tenta trocar a memoria dele pra fazer um teste
    Não tinha outra memória para trocar, mas rodei um teste de memória nele, horas a fio, e não deu erro algum. Acho que não deve ser isso.

    Aquecimento também acho que não é porque acontece mesmo quando acabei de ligar ele - e toda vez ele reinicia.

    Eu estou viajando ou pode realmente ser esse problema com a placa de rede?

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: notebok não desliga - só reinicia (no virus)

    Qual teste de memória vc usou? O memtest?

    Só pra entender... Por exemplo, vc não liga o note desde ontem, e hoje quando vc irá ligá-lo ele liga e logo reinicia, certo? Dá pra perceber alguma tela azul? (sim... aquela famosa tela azul auhauhauha)

    Faz o seguinte, quando vc ligar o note vai até a BIOS e procure a temperatura do processador... Pra mim isso está me parecendo super-aquecimento. Ooouu até mesmo bad block.

    Poste depois os resultados.

    PS: Olha.... pode até ser a placa de rede (incompatibilidade de algum driver. Mas to achando menos provável...)

  6. #6

    Padrão Re: notebok não desliga - só reinicia (no virus)

    Eba Brazuna,

    Valeu as dicas, mas acho que não seja muito bem isso...

    Citação Postado originalmente por Brazuna Ver Post
    Qual teste de memória vc usou? O memtest?
    Usei aquele teste que vem embutido nos live-CDs de Linux, como o do Ubuntu. Acho que o memtest, sim!


    Citação Postado originalmente por Brazuna Ver Post
    Só pra entender... Por exemplo, vc não liga o note desde ontem, e hoje quando vc irá ligá-lo ele liga e logo reinicia, certo? Dá pra perceber alguma tela azul? (sim... aquela famosa tela azul auhauhauha)
    (...)
    PS: Olha.... pode até ser a placa de rede (incompatibilidade de algum driver. Mas to achando menos provável...)
    Não é bem isso que acontece. O note nunca desliga/reinicia sozinho. O que acontece é que quando eu peço para desligar, ao invés de desligar como todo computador bem-educado, ele reinicia.

    Não consigo desligar a menos que segure o botão on/off (normalmente tento fazer isso junto com o procedimento de shutdown para não corromper os arquivos).

    Por isso acho que não deve ser temperatura.

    E também acho que não é driver da placa de rede, porque ela sempre funcionou, tanto no Rwindows, como no Linux, sem instalação manual de qualquer drive. Mas de repente parou de funcionar e a luz amarela fica acesa direto, com ou sem cabo de rede conectado. O que me leva a pensar em algum problema físico, como curto-circuito ou coisa que o valha.

  7. #7

    Padrão Re: notebok não desliga - só reinicia (no virus)

    Cara... andei dando uma pesquisada na net e conversando com uns ninjas em hardware. Eles falaram que poderiam ser a configuração na bios da parte da fonte de energia (mais especificamente a configuração ACPI definição: Gerenciamento de Energia e Recursos )

    E eu encontrei um fórum que se parece um pouco com o seu problema... Fórum Debian • Exibir tópico - problemas ao desligar notebook no debian[resolvido]

    tomara que te dê uma luz ehehe