Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M5-Esclarecimento sobre essa importante tecnologia.

    O MIMO é o protocolo 802.11n que permite transmissão bi-polizadas (transmitem na Vertical e na Horizontal) em uma mesma frequencia sem interferência ente elas e utilizam também os sinal que refletem em objetos ou pontos pertos como reforço de sinal. Isto permite que seja alcançadas bandas passantes reais de 150, 300 ou até 600Mbps. Está em estudo já o de 1.200Mbps.
    MIMO 2X2 = Utiliza 2 antenas bi-polarizadas em cada ponto (Servidor <> Cliente) transmitindo e recebendo na Horizontal + Vertical simultaneamente. São parcialmente compatíveis com 802.11 a,b,g.
    MIMO 3X1 = Utiliza 3 antenas em seqüência com simples polarização em cada ponto (Servidor <> Cliente), porem as 2 antenas externas transmitem e a do centro recebe.
    MIMO 4X4 = utiliza 2 conjuntos de equipamentos MIMO 2X2.

    N-Streaming é um protocolo proprietário da MikroTik que transmite da Vertical e recebe na Horizontal, nada tendo a ver com o protocolo 802.11n

  2. #2

    Padrão

    Muitos clientes tem duvidas sobre o alcance do RocketM, pois confundem com o NanoStation que já vem com uma pequena antena integrada de 20cm. O RocketM que é um RADIO dual para ser utilizado em conjunto com as antenas bi-polarizadas de 60, 90 ou 150cm.
    O RocketM + Antenas bi-polarizadas de 90cm alcançam facilmente os 50 Km pois transmitem na Vertical e na Horizontal simultaneamente para compensar perdas de pacotes.
    Dependem de visada limpa entre os dois pontos, apesar de utilizarem também os sinal refletidos como reforço de sinal.

  3. #3
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    O MIMO é o protocolo 802.11n que permite transmissão bi-polizadas (transmitem na Vertical e na Horizontal) em uma mesma frequencia sem interferência ente elas e utilizam também os sinal que refletem em objetos ou pontos pertos como reforço de sinal. Isto permite que seja alcançadas bandas passantes reais de 150, 300 ou até 600Mbps. Está em estudo já o de 1.200Mbps.
    MIMO 2X2 = Utiliza 2 antenas bi-polarizadas em cada ponto (Servidor <> Cliente) transmitindo e recebendo na Horizontal + Vertical simultaneamente. São parcialmente compatíveis com 802.11 a,b,g.
    MIMO 3X1 = Utiliza 3 antenas em seqüência com simples polarização em cada ponto (Servidor <> Cliente), porem as 2 antenas externas transmitem e a do centro recebe.
    MIMO 4X4 = utiliza 2 conjuntos de equipamentos MIMO 2X2.

    N-Streaming é um protocolo proprietário da MikroTik que transmite da Vertical e recebe na Horizontal, nada tendo a ver com o protocolo 802.11n
    Uma radio MIMO 2X2, teria uma banda de quanto mais ou menos em um enlace com 20km com visada limpa e antenas de 90cm ?
    Tem ideia?

    Abraços e obrigado pelo esclarecomento

  4. #4

    Padrão

    Estou começando a utilizar estes equipamentos em minha rede. Isso em ponto multimponto. Rocket e atena Base Station 20dbi e os Nano M5 nos clientes. Referente essa tecnologia tenho 2 duvidas, sem alguem puder me ajudar...

    1 - Esse equipamentos entao não trabalham como o Nstreaming? Eles enviam e recebem pacotes tanto na vertical como na horizontal? Não haveria perda de desempenho se coloca-se como cliente o Bullet M5, sendo que ele so tem 1 antena?

    2 - Estou com um problema em certo ponto que coloqui os rocket. Uma torre que fica muito alta, uma diferença de certo de 300mt da altura da cidade. Cliente longe ou no pé do morro o sinal não fica bom. Muito clientes com visada total não consigo fazer instalação. Alguem está com este problema também? Em outra torre mais baixa tudo funciona sem problemas.


    Sem alguem puder me ajudar
    Obrigado

  5. #5

    Padrão

    Estou querendo usar esses radios 802.11n Rocket M e NanoStation M mas não estão homologados ainda.
    Alguém sabe se estão em processo de homologação ?

    []´s
    Última edição por felipemhz; 26-02-2010 às 11:52.

  6. #6

    Padrão rocket

    alexandre

    ele transmite em modo misto no caso de vc usar com os bullet ele nao poderar ter o serviço airmax ativo e o equipamento trabalhara em modo 2x1.

    eles estao em fase de homologação por 2 empresas de campinas -sp.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por williamcabanas Ver Post
    alexandre

    ele transmite em modo misto no caso de vc usar com os bullet ele nao poderar ter o serviço airmax ativo e o equipamento trabalhara em modo 2x1.

    eles estao em fase de homologação por 2 empresas de campinas -sp.
    Mas o bullet M5 tem airmax.
    E por essa citaçao:

    N-Streaming é um protocolo proprietário da MikroTik que transmite da Vertical e recebe na Horizontal, nada tendo a ver com o protocolo 802.11n

    da a entender que ele envia e recebe simultamente e horizontal e vertial.
    É uma questao e se pensar. Fiz teste com bullet m5 conectado no rocket com airmax ativo. Funciono 100%, so queria saber se isso causa perda de desempenho no rocket.

  8. #8

    Padrão

    Alexandre to pensando em montar um pop com os airmax.. tirando esse problema de altura ai.. como ta se portando? banda x interferencia x tempo de resposta!??

    valeu

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Alexandre to pensando em montar um pop com os airmax.. tirando esse problema de altura ai.. como ta se portando? banda x interferencia x tempo de resposta!??

    valeu
    tirando o problema da altura ta 100%. Esse pop da altura, que é bem no centro da cidade tive alguns problemas de interferencia, alterei os canais de fico show tb. Os outros nao tive nenhum problema. Conseguindo puxa até 15mbps em cliente.

    valeu

  10. #10

    Padrão

    15 mega em cliente e a rede abre o bico, ou tu consegue colocar 15mb em vários clientes ao mesmo tempo?

    Abraço

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    15 mega em cliente e a rede abre o bico, ou tu consegue colocar 15mb em vários clientes ao mesmo tempo?

    Abraço
    assim... ta com 19 clientes conectados no painel, e eu puxando 15mbps. As outras stations estavam com planos residenciais de 400k ou 256k. E nao tive nenhum problema com os outros usuarios. Nao cheguei a testa mas de algum com banda liberada.
    Mas acredito que nao puxo mais que 15mbps porque antes deste painel tenho um ptp com mk até o meu cpd, que neste momento chegou a 25mbps, e acredito que esse link tenha argolado.

    Abraço

  12. #12

    Padrão

    claro claro.. não adianta ter um caminhão grande e enxer ele na pá!!

    outra duvida, esses m5 tem lan 1Gb?

    se não tem, como faz para passar 150Mb? Impossivel!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    claro claro.. não adianta ter um caminhão grande e enxer ele na pá!!

    outra duvida, esses m5 tem lan 1Gb?

    se não tem, como faz para passar 150Mb? Impossivel!
    10/100 mesmo mas real, nunca da 150mbps.

  14. #14

    Padrão

    Amigo, quantos clientes voce conseguiu colocar em um M5?

  15. #15
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felipenoogueira Ver Post
    Amigo, quantos clientes voce conseguiu colocar em um M5?
    Essa eu tambem quero saber?

  16. #16

    Padrão

    Opa, pelos testes que foram realizados com clientes ele chega a passar acima de 10 mbps pra multipontos simultaneamente.... agora com relação à Ubiquit quero citar alguns fatos, Não acusando, criticando, mas alertando aos compradores e distribuidores para ficarem atentos:
    1- Conheco um tecnico que trabalha numa grande empresa de wireless, compraram 200 N5, 50 deram algum tipo de bug, precisaram atualizar firmware, e outros nao funfaram mesmo, funcionaram um tempinho depois pararam!!
    2- Comprei 4 N5 no Paraguai, 3 funcionaram maravilhosamente bem, 1 porem não teve jeito!
    atualizei firmware, mas ja era... estou tentanto isolar a antena dele do hardaware pra poder utilizar so a antena...
    3 - Comprei 2 N2, 1 não muda ip da lan de jeito nenhum!!

    Entao esse problema de visada limpa não dar sinal, não conectar, acredito ser problema de hardware mesmo,! Não sei os motivos, mas fica o alerta para os distribuidores e compradores: testem seu equipamentos antes para não terem essa dor de cabeça de troca RMA, etc ! E o pior: perder horas tentando consertar algo que NÃO tem conserto!!

    Minha opiniao: mesmo tendo esse prejuizo com alguns ubiquitis recomendo a todos pois os que estao funcionando são maravilhosos, e pelo custo, mesmo que tenham uma vida util menor, compensam e muito!

    Mencionei esse fato apenas como um ALERTA,pois de repente, pode ter sido uma questao de lote com problema! Não quero criar uma regra em cima disso, mas se o problema persistir devemos sim tormar alguma providencia!

  17. #17

    Padrão É posivel RoketM5+Zirok wll-905

    boa noite galera!!
    qria fazer um ptp de 30km com esse radio mas me assutei ao ver como e dificil achar a antena dupla palaridade e o qto e cara (ja q farei um ponto a ponto para minha micro lan onde o movimento e bastante fraco nao podendo assim dispor de 700 reai em cada antena). Alguem aberia me informar se e possivel instalar esse radio numa zirok wll-905?
    muito obrigado a todos!!

  18. #18
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    claro claro.. não adianta ter um caminhão grande e enxer ele na pá!!

    outra duvida, esses m5 tem lan 1Gb?

    se não tem, como faz para passar 150Mb? Impossivel!
    nao sao 150mb em full duplex mas sim em half duplex..... quando falam em 150mbs querem dizer que ele passa em torno de 75 mbs pra cada lado.... rx/tx somando os dois vai dar 150mbs
    Última edição por AltoValeNet; 05-04-2010 às 18:04.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pruda Ver Post
    Opa, pelos testes que foram realizados com clientes ele chega a passar acima de 10 mbps pra multipontos simultaneamente.... agora com relação à Ubiquit quero citar alguns fatos, Não acusando, criticando, mas alertando aos compradores e distribuidores para ficarem atentos:
    1- Conheco um tecnico que trabalha numa grande empresa de wireless, compraram 200 N5, 50 deram algum tipo de bug, precisaram atualizar firmware, e outros nao funfaram mesmo, funcionaram um tempinho depois pararam!!
    2- Comprei 4 N5 no Paraguai, 3 funcionaram maravilhosamente bem, 1 porem não teve jeito!
    atualizei firmware, mas ja era... estou tentanto isolar a antena dele do hardaware pra poder utilizar so a antena...
    3 - Comprei 2 N2, 1 não muda ip da lan de jeito nenhum!!

    Entao esse problema de visada limpa não dar sinal, não conectar, acredito ser problema de hardware mesmo,! Não sei os motivos, mas fica o alerta para os distribuidores e compradores: testem seu equipamentos antes para não terem essa dor de cabeça de troca RMA, etc ! E o pior: perder horas tentando consertar algo que NÃO tem conserto!!

    Minha opiniao: mesmo tendo esse prejuizo com alguns ubiquitis recomendo a todos pois os que estao funcionando são maravilhosos, e pelo custo, mesmo que tenham uma vida util menor, compensam e muito!

    Mencionei esse fato apenas como um ALERTA,pois de repente, pode ter sido uma questao de lote com problema! Não quero criar uma regra em cima disso, mas se o problema persistir devemos sim tormar alguma providencia!
    Cara tu é muito do azarado!!!

    Tenho mais de 200 nanostations aqui e apenas 4 deram defeito (quando caiu raio proximo)..

    Tem mais, o correto é se colocar ele com cabo FTP e usar o aterramento (no site da ubiquiti tem como fazer)..
    Então tente aterrar pra ver se não vai ficar bom!!

    Abraços a todos

  20. #20

    Padrão

    Pois é... aqui nem foi questao de raio, veio pauleado mesmo...!! Mas não desanimei não, afinal faz parte do negocio... To partindo agora pra Airmax Mimo na estação, to pensando em fazer assim (tenho em torno de 80 clientes com os mais diverso equipamentos - ap, usb grade, painel, das mais variadas marcas e modelos e e´claro não vou substituir isso tudo):
    - Na Estação colocar 2 Rocket com antenas 120º, ou seja cobrindo 240º,
    - Dentro desse alcance vou montar 4 pops com aps Greatek ( marmitinha) que suporta ate 25 clientes online na boa, com omni de 12db (fraquinha) pois os clientes vao estar no maximo a 300mts...
    - Vou utilizar os Bullets pra receber da Estação e repassar via lan para os Greateks. (4Mbp por pop ta bom demais)
    - Futuramente trocar os greateks por RB433 com 2 paineis de 14Db, caso as pops fiquem com mais de 40 clientes...
    - Redireciono os meus clientes para essas pops e praticamente na estação fecho links em 5.8 apenas, deixando apenas uma pop na estação... radios sem criptografia, porem um servidor mikrotik utilizando Radius apenas pra fazer as autenticações e liberações dos clientes.
    Creio que fazendo assim descongestiono minha estação, aumento minha capacidade de rede, melhoro as conexoes dos clientes , posso ampliar meus negocios, sem necessariamente substituir a tecologia de meus clientes!
    A questao é: 100 clientes ou mais dependerão dos RocketM5, que não poderão negar fogo no repásse desses pacotes...sera que aguentam!?